MODERNISMO – 1ª Fase (1922-1930) Literatura Brasileira - Profª Graziani França.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

A SEMANA DE ARTE MODERNA
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Estrada de Ferro Central do Brasil – Tarsila do Amaral
Vanguardas e Modernismo
A Semana de Arte Moderna de 1922 e a contestação na arte brasileira
Mario Raul de Moraes Andrade
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
PRÉ-MODERNISMO.
Modernismo no Brasil *Marco de uma nova visão artístico-filosófica do século XX, a partir da Semana da Arte Moderna de 1922; *1922 – Fundação do Partido.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Como surgiu o Modernismo?
2ª FASE MODERNISTA
Oswald de Andrade.
Manuel Bandeira O olhar terno para o cotidiano
Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.
Modernismo no Brasil.
Fases do modernismo Primeira fase - fase heroica- de 1922 a 1930
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
MODERNISMO.
Revolução nas Artes e nas Ciências
Banditismo Social ou Cangaço (NE 1890 – 1940):
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
Luiza Monteiro.
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Os sapos Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos.
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
A Semana da Arte Moderna
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
Semana de Arte Moderna Objetivo: Combater a arte tradicional.
Sacudindo as estruturas da arte tupiniquim
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
1ª fase modernista (1922 – 1930).
Modernismo.
Getúlio Vargas.
ABAPORU (1928) Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Manuel Bandeira Manuel bandeira foi um grande escritor, poeta e um crítico. Nasceu no dia 19 de abril de 1886, em Recife, Pernambuco. Participou indiretamente.
Movimento Modernista Literatura - Harriet.
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
ALBERTO CAEIRO - CAMPONÊS
Capítulo 3 Modernismo no Brasil.
MODERNISMO NO BRASIL (1ª GERAÇÃO) SEMANA DE ARTE MODERNA
A SEMANA DE ARTE MODERNA
Pré-Modernismo.
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
MOVIMENTO MODERNISTA Profª Patricia.
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
MODERNISMO B R A S I L PRIMEIRA GERAÇÃO.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Movimento Antropofágico
Modernismo no Brasil profª sandra.
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
Movimento Antropofágico Alunos: Bruno Trentini Tiago Belletti Filipe Belletti Alessandro Crupsacky Turma T61.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
 Prof. Florêncio Caldas.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Semana da Arte Moderna  1900 a 1920 caldeirão cultural (Realismo-Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Vanguardas)  Vanguardas: Ruptura.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Transcrição da apresentação:

MODERNISMO – 1ª Fase (1922-1930) Literatura Brasileira - Profª Graziani França

MOMENTO HISTÓRICO Crise econômica Revolta tenentista Fundação do partido comunista Classe média emergente São Paulo como centro econômico e, conseqüentemente, cultural do país A SEMANA DE ARTE MODERNA foi patrocinada pela elite paulistana. Operários – Tarsila do Amaral

IDEAIS MODERNISTAS Desintegração da linguagem tradicional Adoção e adaptação das conquistas das vanguardas européias Busca da expressão nacional

Desintegração da linguagem tradicional Questiona-se a arte acadêmica; Repúdio às fórmulas estabelecidas; Repúdio às expressões desgastadas, transformadas em clichês; Os parnasianismos foram os alvos preferidos dos modernizadores; Uso da paródia, da piada, do sarcasmo para promover a destruição pretendida.

Manuel Bandeira E Lígia F. Telles OS SAPOS (...) O meu verso é bom. O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: - “Meu cancioneiro É bem martelado. Vede como primo Em comer os hiatos! Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos. O meu verso é bom. Frumento sem joio. Faço rimas com Consoantes de apoio. Vai por cinqüenta anos Que lhes dei a norma: Reduzi sem danos A fôrmas a forma. (...)

A Boba – de Anita Malfatti, levou ao ponto máximo o processo de deformação da figura humana. Essa obra chocou e irritou Monteiro Lobato, crítico de artes de O ESTADO DE S. PAULO. “Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas. (...) A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a suges- tão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...)”

Adoção das conquistas das vanguardas Liberdade de expressão, uso do coloquialismo; Utilização do cotidiano; Influência das conquistas obtidas pelas vanguardas européias, com as devidas “adaptações”.

Busca da expressão nacional Ao assistir, em Paris, uma exposição de máscaras africanas, Oswald de Andrade questiona a identidade brasileira. Busca de assuntos nacionais, temas brasileiros; Nacionalismo com visão crítica, ao contrário do ufanismo romântico; O folclore, os aspectos místicos e as lendas da cultura popular servem como ponto de partida para a descoberta das origens de nossa cultura;

Essa necessidade de identificação levou a um retorno às origens; Consideraram o Brasil como tendo uma identidade única, não levando em conta os fatores de diversidade; Entre os próprios modernistas não houve consenso quanto à origem dessa unidade, os grupos mais expressivos foram: Pau-Brasil e Antropofagia, ambos criados por Oswald.

MOVIMENTO PAU-BRASIL (março de 1924) - Junção do moderno e do arcaico brasileiros - A ironia contra o bacharelismo (os intelectuais acadêmicos, de falar difícil) A luta por uma nova linguagem, mais coloquial, mais próxima à oralidade do povo. A descoberta das camadas populares, suas crenças, sua religiosidade, seus hábitos, ...

ANTROPOFAGIA – 1928 A retomada das raízes “Tupy or not tupy that is the question”. O humor como forma de fazer crítica. A criação de uma utopia brasileira- contra a realidade social que oprime, uma outra sem complexos, sem punições, sem loucura. A antropofagia de digerir as influências externas e torná-las brasi- leiras através dessa digestão, aproveitando o que convém e expulsan- do o que não convém.

Mário de Andrade Manuel Bandeira Oswald de Andrade

1. Transcreva as afirmações corretas. I 1.Transcreva as afirmações corretas. I. A utilização da linguagem coloquial pela literatura foi uma das inovações do Modernismo. II. A linguagem literária do Modernismo foi uma reelaboração dos recursos simbolistas e parnasianos, muito apreciados pelos modernistas. III. Não é válido afirmar que as ideias modernistas surgiram somente depois da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. IV. Os modernistas rejeitaram agressivamente a linguagem poética tradicional, simbolizada principalmente pelo Parnasianismo.

2. O movimento modernista: I 2.O movimento modernista: I. A utilização da linguagem coloquial pela literatura foi uma das inovações do Modernismo. II. A linguagem literária do Modernismo foi uma reelaboração dos recursos simbolistas e parnasianos, muito apreciados pelos modernistas. III. Não é válido afirmar que as ideias modernistas surgiram somente depois da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. IV. Os modernistas rejeitaram agressivamente a linguagem poética tradicional, simbolizada principalmente pelo Parnasianismo.