Biorreatores agitados mecanicamente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Advertisements

Sensores.
GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação
MEDIDOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL
Instrutor: Edson Pires da Silva
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Ed Erica
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Informática Industrial
Cap. 3 – Medição de deslocamentos e deformações
Capítulo 5 - Medição de rotação, torque e potência
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Potencial elétrico em um condutor em equilíbrio eletrostático
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Capítulo 5 - Medição de rotação, torque e potência
CÉLULA DE CARGA Universidade de São Paulo
Motores Elétricos Hélio Padilha.
TRANSFORMADORES.
Deslocamentos e deformações
Instrumentação Potencia e Resistência
Harmônicas? É o componente de uma onda periódica cuja freqüência é um múltiplo da freqüência fundamental (60 HZ). Freqüência Harmônica Freqüência Fundamental.
CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Tacômetro e Acelerômetro
Eletrônica Industrial
Aula 3: Sensores.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
Comunicação de Informação a Curtas Distâncias
ATPS: 1º Bimestre – 8º Semestre Professor: Alexandre Ielpo
Acionamentos Elétricos
Maquina Síncrona.
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Vazão de gases e de líquidos
Viscosidade A viscosidade corresponde à resistência de um líquido em fluir (escoar) por uma superfície ou duto. Não está diretamente relacionada com a.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Máquinas Elétricas I Aula 3
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Parte 2 – Máquinas Elétricas
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
Medição de Força para Supervisão do Processo de Forjamento
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
1 Dia 4 de setembro Fontes: Cap. 4 Introdução à automação Cap. 5 sistemas de controle industrial PROFa. Giovana Savitri Pasa
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Pressão Corresponde a uma das medidas mais importantes na indústria
Transdutores Modificadores “conversores” de sinal
Partindo da equação de Cooper: E da velocidade superficial do ar:
Indução Eletromagnética
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo Turma: Semi - Extensivo
Viscosidade A viscosidade corresponde à resistência de um líquido em fluir (escoar) por uma superfície ou duto. Não está diretamente relacionada com a.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Instrumentos Elétricos de Medição Parte II.
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
Prof. SIMONE CARMO DA SILVA
Soldagem a arco elétrico Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Instituto Federal de Santa Catarina
Corrente elétrica Física – 3º ano - IEV.
1. INTRODUÇÃO As máquinas de corrente contínua podem ser utilizadas tanto como motor quanto como gerador. Porém, uma vez que as fontes retificadoras.
Biorreatores agitados mecanicamente
Biorreatores agitados mecanicamente
Transcrição da apresentação:

Biorreatores agitados mecanicamente Potência Biorreatores agitados mecanicamente 1. Wattímetro de efeito Hall Princípio de funcionamento Geração de um campo elétrico durante a passagem de uma corrente num condutor submetido a um campo magnético Mede no motor o total de energia elétrica consumida pelo agitador

Esquema básico de um instrumento eletrodinâmico.

Esquema básico de ligação de um wattímetro.

Imagem de um medidor de tensão ótico.

3. Cálculo a partir do torque e da velocidade do eixo Outra forma de se estimar a potência (P) transmitida é por cálculo: P = MN.2π.N Onde: MN corresponde ao torque no eixo N é à velocidade de rotação da turbina

4. Extensômetro elétrico de resistência Sensor elétrico de grande versatilidade e precisão Empregado na extensometria, técnica para análise experimental das tensões e deformações em estruturas mecânicas e de alvenaria Trata-se de um sensor elétrico cujo princípio de funcionamento é a variação da resistência do material quando é submetido a uma deformação Consta essencialmente de uma grade metálica sensível, ligada a uma base que se cola à peça ou estrutura que se deseja monitorar Nas extremidades do fio sensível estão soldados dois outros de maior diâmetro que constituem o elemento de ligação do extensômetro ao circuito de medição (ponte de Wheatstone)

a b Esquema geral de um extensômetro (strain gage) de fio (a) e de lâmina (b).

Extensômetro de Resistência Elétrica instalado para medir deformação.

Sistema de Medição de Torque por Telemetria de Tamanho Compacto empregando o Extensômetro de Resistência Elétrica (strain gage).

Desvantagens do emprego do wattímetro: Medição e controle de potência em bioprocessos: Wattímetro Medidor de tensão (strain gauges) Finalidades: Manter homogeneidade do meio - Fundamental para estudos de transferência de oxigênio Aplicável aos estudos de ampliação de escala Desvantagens do emprego do wattímetro: Perda de potência por fricção em rolamentos, selos mecânicos e motor.

O medidor de tensão é montado dentro do reator no eixo da turbina. Exemplo Um estudo com um fermentador de 270 litros com 200 litros de meio (volume útil) revelou uma perda, no eixo da turbina, de 30% da energia usada pelo motor. Observou-se que a perda foi maior, quanto maior a velocidade de agitação. Tais diferenças não ocorrem quando a medida é feita com o medidor de tensão pois o sinal de medida não é afetado por fricção em selos e rolamentos. O medidor de tensão é montado dentro do reator no eixo da turbina.

Velocidade de agitação Tacômetros Tipo gerador Gera uma corrente elétrica proporcional ao número de rotações Eletrônico Gera uma corrente alternada que é convertida em corrente contínua É um dispositivo eletromecânico Chamado tacômetro CC

Esquema de um tacômetro CC. Princípio: O aumento da velocidade do eixo acarreta um aumento de tensão e um comutador converte esta tensão de corrente alternada em corrente contínua. Esquema de um tacômetro CC.

Imagem de um tacômetro ótico e de contato. Princípio Sinais luminosos intermitentes gravados por uma fotocélula Os sinais chegam à fotocélula após atingirem o papel refletor Imagem de um tacômetro ótico e de contato.

Medição e controle de velocidade de agitação em bioprocessos: Tacômetro CC Tacômetro ótico Finalidades: Manter homogeneidade do meio Controle do oxigênio dissolvido no meio - Fundamental para estudos de transferência de oxigênio Aplicável aos estudos de ampliação de escala Cálculo da velocidade da extremidade do impelidor (NDi ) para estudos de transferência de oxigênio e ampliação de escala