Imagens formadas por refração -lentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FGE o. semestre 2007 Lentes. FGE o. semestre 2007 Tipos de lentes Convergentes 1- biconvexa 2- plano convexa 3- menisco Divergentes.
Advertisements

REFRAÇÃO DA LUZ.
REFRAÇÃO DA LUZ Professor Dante Deon.
REFRAÇÃO DA LUZ.
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Espelho côncavos Um espelho côncavo é uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado refletor. Dependendo da posição que o objeto ocupa.
Leis da refração Fenômeno óptico da variação da velocidade que a luz sofre ao passar de um meio para outro.
Revisão Dioptros planos Lentes esféricas.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Espelhos Esféricos.
Capítulo 35 Imagens.
Capitulo 35 Imagens.
LENTES ESFÉRICAS DELGADAS
ESPELHOS ESFÉRICOS Professor Dante Deon.
Ray Tracing.
PRISMAS pg. 76.
BIOFÍSICA DA VISÃO.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Introdução e Propriedades
ESPELHOS ESFÉRICOS FORMAÇÃO DE IMAGENS.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Mudança no meio de propagação da luz
PRISMAS pg. 76.
REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.
Conjugando Imagens com Lentes Esféricas
ESPELHOS ESFÉRICOS (Aulas 13 e 14) Física B
Física B – Aulas 19 e 20 Dioptro Plano
REFRAÇÃO (Capítulo 04) Física Revisão 02 – Refração
Cap Imagens Formação de imagens por reflexão:
Refração Dioptro Plano e Lentes.
Aula 18 – Índice de Refração e Leis da refração
REFLEXÃO DA LUZ ESPELHOS PLANOS
Ótica Geométrica Sara Santos Nº /2014 Física M| F3
Curso Profissional de Técnico de Multimédia – 10ºM Física Ano 2013/2014 Professora Sónia Lisboa Diana Ribeiro nº7.
ESPELHOS E LENTES.
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
1. Um raio de luz monocromática incide perpendicularmente em uma das faces de um prisma equilátero e emerge de forma rasante pela outra face. Considerando.
RELEXÃO TOTAL Luciano.
Aula 2 - Reflexão da Luz Reflexão é o fenômeno ótico que ocorre quando a luz , ao incidir na superfície que separa dois meios , volta ao meio inicial.
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Fenômenos luminosos ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. ZOIM 16 REFLEXÃO LUMINOSA
REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação.
Refração da luz Profº∆lan
ESPELHOS ESFÉRICOS Localização da imagem Equação dos espelhos Prof.º Walber Herênio.
Lentes Esféricas.
REFRAÇÃO DA LUZ.
ESPELHOS ESFÉRICOS IVAN SANTOS. ESPELHOS ESFÉRICOS Espelho côncavo Espelho cônvexo.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Leis da Reflexão 1ª Lei – O raio refletido pertence ao plano de incidência. 2ª Lei – A medida do ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
Reflexão da luz.
R E F R A Ç Ã O D A L U Z.
Lentes esféricas delgadas
Lentes esféricas : Introdução

Sombra - Fonte Pontual.
Reflexão da luz e introdução ao espelho plano Aula 1
Lentes esféricas..
Óptica.
Óptica.
REFLEXÃO DA LUZ.
EXERCÍCIO 10
REFRAÇÃO.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Espelhos esféricos Professor: Reinaldo.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA II ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Transcrição da apresentação:

Imagens formadas por refração -lentes FGE 160- 2o semestre 2007

Refração em uma superfície esférica n1<n2 n1 n2 Normal i 2 C A’ A Lei de Snell n1sen1=n2sen2

Formação de imagem – superfície esférica A’ é a imagem de A Para aberturas pequenas todos os raios que partem de A, se cruzam em A’.

Convenção de sinais p´é positivo se estiver do mesmo lado dos raios emergentes R é positivo se estiver do mesmo lado dos raios emergentes n1 n2 C Luz incidente R R>0 p’ >0 p p’

p´é negativo se estiver do lado oposto do dos raios emergentes R é negativo se estiver do lado oposto dos raios emergentes n1 n2 Luz incidente C R R<0 p’<0 p’ p

Aproximação para pequenas aberturas n1<n2 n1 n2 i 2 h A A’ C p p’ Lei de Snell: n1sen1=n2sen2 Para pequenas aberturas  pequenos ângulos sen    n11=n22

Aproximação para pequenas aberturas n1<n2 n1 n2 i i 2 h    A’ A C p p’ +=1 2+= O ângulo externo de um triângulo é igual a soma dos ângulos internos adjacentes ao lado oposto.

Aproximação para pequenas aberturas +=1 (1) 2+= (2) Obter uma equação que relacione a posição do objeto (p) a posição da imagem (p’) e o raio da superfície esférica que delimita os meios de índices n2 e n1. n11=n22 (3) Combinando (1), (2) e (3) temos: Substituindo , , e :

Aproximação para pequenas aberturas Equação de um dioptro simples Aumento transversal: C i 2 A A’ n2 n1 n1<n2 h p p’

Aplicações

Exemplo 1 Uma moeda de 2cm de diâmetro está embutida em uma bola maciça de plástico de 30cm de raio. O índice de refração do plástico da bola é 1,5 e a moeda está a 20cm da superfície. Achar a posição e a altura da imagem. n2=1,0 (ar) p’ 20cm n1=1,5 R=30cm O objeto está no meio com índice n1=1,5. O meio exterior é o ar, com índice n2=1,0 e o raio da superfície é negativo; R=-30cm. substituindo os dados na equação abaixo Imagem virtual , p’<0 Aumento:

Exemplo 2 Um pequeno peixe está flutuando a uma profundidade d abaixo da superfície da água, como é mostrado na figura ao lado. Qual a profundidade aparente do peixe quando observado na vertical? n2=1,0 Para uma superfície plana, o raio é infinito; R=. Na equação abaixo que relaciona p e p’ temos: d’ d n1=1,33

Exercícios 28- Um peixe está em um aquário esférico, cheio de água, cujo índice de refração é 1,33. O raio do aquário é 15 cm. O peixe olha através da água e vê um gato sentado na mesa, cujo focinho está a 10 cm do aquário. Onde está a imagem do focinho do gato e qual a sua ampliação? Desprezar quaisquer efeitos da parede de vidro. 30- Um bloco de gelo, límpido (n=1,309), está assentado sobre um piso, com a face superior paralela ao plano do piso. O bloco tem espessura vertical de 50 cm. Achar a localização de uma figura do piso formada pelos raios que são quase perpendiculares à face do bloco. 31- Um hemisfério de vidro é usado como peso de papel, com a sua face plana apoiada sobre uma pilha de folhas impressas. O raio do hemisfério é de 4 cm e o índice de refração do vidro é 1,55. O centro do hemisfério está diretamente sobre uma letra “O” que tem 2,5 mm de diâmetro. Qual o diâmetro da imagem da letra observada na direção vertical?