A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
Advertisements

JOGO A Flor Vermelha.
" A história de uma àrvore ".
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
A Castanha Lili.
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
1º CEB Santa Comba. 1º CEB Santa Comba O Sapo Apaixonado O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou.
O Sorriso de Deus.
UMA HISTORIA DE AMOR.
VAMOS PENSAR NA RESPOSTA???
O caçador de borboletas
"História de uma Gotinha de água"
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Trabalho realizado por: Filipe Domingos e Vítor Hugo Ano: 5º Turma: B
ROSAS VERMELHAS Por:
O ESPELHO Uma história de Amor.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Eufrásia Bica.
O MENINO QUE QUERIA VER "DEUS".
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
As nuvens de chuva envolvem o dia em uma guarnição de prata.
O Príncipe Feliz.
História da Gotinha de Água.
O PEIXINHO QUE DESCOBRIU O MAR
Conto de António Torrado Conto de António Torrado /
Era uma vez uma criança pronta para nascer....
Cada dia tem uma guarnição de prata.
O Sorriso de Deus.
O menino que queria ver Deus.
VIDA É AMOR HOME PAGE: APRESENTAÇÃO DO SITE A MENINA E O PÁSSARO
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
Era uma vez ….um planeta   Era uma vez uma nave espacial;
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
A Águia e a Galinha Leonardo Boff.
Casa Templária, Agosto 2011.
A Nuvem e a Duna Paulo Coelho.
Certa vez, mamãe e papai levaram Marli e seus dois irmãozinhos menores – Cláudia e José – para passearem no campo. Os passarinhos voavam baixinho, as.
Uma história adaptada e formatada por: Maria Jesus Sousa (Juca)
Era uma vez uma gotinha de água....
"História de uma gotinha de água?"
PASTEL, GUARANÁ E DEUS!!!   Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu.
A história da Esperança
A Fada Oriana (Excerto)
Uma história criada por: Maria Jesus Sousa (Juca) Setembro 2008
Era uma vez ………….
Musique: Smoke gets in your eyes Les photos sont de source inconnue Traduction française : mlc LIGUE O SOM.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Quadrinhas Populares Professora Janete.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Cada dia tem uma guarnição de prata. E cada dia de chuva deixa um brilho especial... Um arco iris!!! Clicar com o mouse / rato Com som.
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
UMA hiSTÓRIA.
By Búzios Slides A MENINA E O PÁSSARO Avanço automático.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A PEQUENA FOLHA AMARELA
Cada dia tem uma guarnição de prata. E cada dia de chuva deixa um brilho especial... Um arco iris!!! Clique com o mouse Com som.
Além do arco-íris Soélis Sanches. Além do arco-íris Soélis Sanches.
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
HISTÓRIA DA SEMENTINHA
DIA MUNDIAL DA POESIA.
O Sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
História da gotinha atrevida
Transcrição da apresentação:

A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos   

«Nos anos 60, Papiniano Carlos publicou A Menina Gotinha de Água, uma obra de literatura infantil que constitui um dos seus maiores êxitos editoriais e é considerada um título responsável pela renovação deste género literário, nomeadamente no que respeita à sua função na educação das crianças. Livro repetidamente reeditado ao longo dos anos, contou com ilustrações de João Câmara Leme , João Nunes  e Joana Quental .» in Página da UP dedicada a Papiniano Carlos   

livro digitalizado aqui e aqui http://www. slideboom   

Era uma vez uma menina chamada Gotinha de Água Era uma vez uma menina chamada Gotinha de Água. A menina Gotinha de Água vivia no mar sem fim. E era linda, tão linda, vestida de esmeralda e luar. Ora no fundo, ora nas vagas coberta de espuma, ela brincava com suas irmãs. Brincava com os peixinhos, dava-lhes beijinhos e beliscões, e fugia a rir por entre as algas, e jogava às escondidas com as anémonas, que são as flores de mil cores que há no mar.   

E a menina Gotinha de Água, vestida de esmeralda e luar, e tão pequenina, a força que ela tinha de mãos dadas às suas irmãzinhas! Todas juntas eram o Mar. Um dia, a menina Gotinha de Água, vestida de esmeralda e luar, estava a dormir, a sonhar à flor do mar. Às vezes, vinha até à praia e beijava as pernas e os cabelos dos meninos. Depois, a rir e a cantar ia de novo para o mar, lá para o largo ver as baleias e os navios.   

Então, o Sol beijou-a na face, e logo ela como se voasse subiu no ar Então, o Sol beijou-a na face, e logo ela como se voasse subiu no ar. Como se sentia leve! Subiu, subiu, subiu até que se viu numa nuvem cor-de-rosa. Sorriu de contente, olhou em volta e viu milhões de gotinhas como ela boiarem no ar. — Cá estou eu nas nuvens! — disse a Gotinha de Água. Então o Sol de contente sorriu também e ao beijá-la nos cabelos acendeu no céu as sete cores do arco-íris: vermelho alaranjado amarelo verde azul anil e violeta. Era tão lindo!   

Tempos depois vieram os ventos e disseram à nuvem: — Vamos. E começaram a empurrar aquela nuvem e as outras nuvens que boiavam altas e rosadas sobre o mar. A princípio, a gotinha estremeceu de medo. Mas depois gostou da viagem. E as nuvens viajaram. Eram como grandes navios de algodão em rama. Andaram assim dias e dias sobre o Mar. Até que uma tarde, estava o Sol a espreitar, muito vermelho, lá tão longe que parecia quase atrás do Mar, a menina Gotinha de Água viu que voavam sobre a Terra.   

Olha as praias lá em baixo. E casas. E meninos a brincar Olha as praias lá em baixo! E casas! E meninos a brincar! E estradas e pontes e automóveis e comboios a passar! Olhava para baixo e via a terra seca, os campos secos, secas as fontes, as flores e as searas murchas, e os homens tristes, muito tristes sem pão para darem aos meninos. Então, a menina Gotinha de Água que tinha nascido no mar e usava um vestido de esmeralda e luar, pensou: E se eu fosse dar de beber às flores, aos campos, se eu fosse matar a sede e a fome aos homens e aos meninos? Depois o vento parou. A gotinha estremeceu quando viu dum lado a outro do céu as nuvens escurecerem como breu.   

E disse muito alto às suas irmãzinhas — Vamos. E deixou-se cair E disse muito alto às suas irmãzinhas — Vamos. E deixou-se cair. Ia à frente de milhões de gotinhas todas vestidas de esmeralda e luar e sorriam, cantavam e assobiavam enquanto caíam. E logo uma abelha, que andava por ali em busca de pólen para fazer mel, pousou numa pétala da linda flor e falou-lhe assim: Bom dia, meu amor. Queres tu dar-me um pouquinho do teu pólen para os meus favos? E a flor de pétalas de ouro abertas e cobertas de gotinhas de água, todas vestidas de esmeralda e luar, só lhe disse: — Leva o pólen que quiseres para o teu mel! A menina Gotinha de Água pousou mesmo na boca duma flor que sorrindo feliz lhe disse: — Bendita! Bendita sejas!   

gotinha azul do Mar que foi nuvem no ar, chuva abençoada, fonte a cantar, ribeiro a saltar, rio a correr, e que volta à sua casa no Mar onde vai descansar, dormir e sonhar antes que de novo torne a ser nuvem no ar, chuva abençoada, fonte a brotar, ribeiro a saltar, rio a correr e Mar uma vez mais.    «Eu sou a menina Gotinha de Água»