NAVEGABILIDADE E USABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados João Paulo Cunha Bolsa Voluntária/PIBIC Prof. André Augusto Mariano, Ph.D. / Bernardo R. B. A. Leite, Ph.D.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Os dez mandamentos para o bem planejar
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Fazendo Slides no Power Point
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
7 ANOS ATRÁS. Foi Dito… Ao longo do tempo, mesmo face ao surgimento de meios mais tecnológicos, o jornal sempre manteve sua condição de meio informativo.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
TEMA Como fazer a diferença nos pontos de venda Rodrigo Lacerda.
O que são os Dons Espirituais
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Conceitos e características dos Projetos
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Marketing de Relacionamento
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
Sistemas Lineares Parte 2
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
Recursividade Estrutura de Dados.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
26/05/11 1.
The Data Warehouse Toolkit
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

NAVEGABILIDADE E USABILIDADE Eduardo Barros de Castro Hugo Almeida Pereira Jofran Evangelista C. Junior

Navegabilidade Trata da forma de como se navega (vai de uma página para outra) por um site. De uma forma geral, se você pode ir de uma página para qualquer outra de seu site com apenas dois cliques, “O lema aqui é: menos cliques”, pode dizer que o site tem boa navegação. Três cliques são admitidos para sites com mais de 500 páginas, mas se passar disso, tem alguma coisa errada com seus menus e botões. Se é preciso clicar em um botão ou link para voltar sempre que o visitante quer visitar outra página, está faltando navegabilidade e podemos dizer que o site está ‘travado’!.

Problemas relacionados à Navegabilidade Irrelevância das páginas: Diversos sites colocam páginas que são irrelevantes num 1º momento em lugar de destaque ao invés de privilegiar a publicação dos produtos, serviços ou outra página mais importante do que, por exemplo, “Quem somos”; Redundância de links e botões: Múltiplas ocorrências de opções de navegação, como links e botões em áreas diferentes, o que torna o beneficiário confuso, se perguntando se seriam de fato opções semelhantes; Informação inadequada: Slogans em linguagem de comercialmente apelativa e pouco informativa. Cabeçalhos de notícia tão vagos ou curtos que não permitem ao usuário ter uma noção do assunto sem precisar clicar sobre eles;

Principais problemas relacionados à Navegabilidade Inadequação de texto - Opções de menu nomeadas com termos que fazem mais sentido para a empresa do que para seus potenciais clientes; - Uso exclusivo de letras maiúsculas ou minúsculas, com prejuízo da legibilidade, em uma ou mais das seguintes áreas: título de janela, cabeçalho de notícia, opção de menu ou slogan. Posicionamento equivocado e má organização - Elementos-chave, como logomarca e slogan, fora da área focal (esquerda superior); - Categorias e subcategorias de menus que poderiam ser melhor agrupadas.

Impactos da Navegabilidade Um estudo recente, baseado em uma pesquisa feita com 1.048 pessoas que compram mercadorias online, concluiu que: - 47% deles esperam que uma página carregue em 2 segundos ou menos, apresentando uma evolução em comparação com a pesquisa feita em 2008, que dizia que os "compradores online" esperariam 4 segundos ou menos. - 40% deles não esperam mais do que 3 segundos para o site carregar, até abandoná-lo. - 52% disseram que a velocidade do site é importante para o seu retorno ao site, contra 40% em 2008.

Impactos da Navegabilidade -Quando a velocidade do site é ruim, 64% simplesmente compram de outro site, contra 48% em 2008. - 57% deles preferem um processo de check-out (finalização da compra) rápido, contra 47% em 2008. - 33% dos clientes que abandonaram uma compra, estavam insatisfeitos com o desempenho gráfico, acharam difícil concluir a compra por falta de conhecimento e de ajuda dos sites. E,  para concluir, o dado que considero o mais importante: 15% desistem pois o site é confuso, mostrando que cada dia mais a falta de percepção em uma boa navegabilidade.

Técnicas e elementos de navegabilidade Campo de Busca O campo de busca pode ser utilizado para facilitar a busca de assunto que não está facilmente indicado nos tópicos do menu, ou ainda, para agilizar o processo de recuperação de informação. Números de Cliques Quanto menor for o número de cliques para encontrar a informação, mais o usuário estará satisfeito. É importante que a equipe de produção estude caminhos que tornem o processo de busca de informações mais fácil e rápido.

Técnicas e elementos de navegabilidade Localização de Usuários: A indicação de sessão na qual se encontra o usuário é de extrema importância, assim como a apresentação dos níveis hierárquicos até onde ele se encontra. Dessa maneira, o usuário saberá exatamente onde está, de onde veio e para onde pode ir. Mapa do Site: A existência de um mapa do site ajuda o usuário a encontrar o assunto mais rapidamente através de uma estrutura hierárquica de todos os itens mencionados. Quanto mais complexo for um site, mais existe a necessidade de um mapa. Menu: A existência de um menu agiliza a busca do conteúdo desejado, pois através dos seus tópicos o usuário percebe quais são as sessões do site em que ele pode encontrar o que deseja. Em geral, quanto mais informações um site contém, mais menus são construídos para que o caminho entre o usuário e a informação desejada seja curto.

Exemplos de Navegabilidade Americanas um bom exemplo de boa navegabilidade

Exemplos de Navegabilidade Portal do Paraíso um ótimo exemplo de péssima navegabilidade

Usabilidade A usabilidade pode também se referir aos métodos de avaliação de um website, no qual usa-se como foco a qualidade do website, visando uma melhor simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado; Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante;

As Normas ISSO: ISO/IEC 9126: "A usabilidade refere-se à capacidade de um software de ser compreendido, aprendido, utilizado e ser atrativo para o utilizador, em condições específicas de utilização. ISO/IEC 9241: Para tanto, os critérios de medição da característica de usabilidade estabelecidos pela norma ISO 9241 reflete na análise das características requeridas do produto num contexto de uso específico; -análise do processo de interação entre usuário e produto; -análise da eficiência (agilidade na viabilização do trabalho), da eficácia (garantia da obtenção dos resultados desejados) e da satisfação resultante do uso desse produto. ISO 13407: O paradigma de desenvolvimento de uma interface com o usuário deve permitir a realização de sucessivos ciclos de "análise/concepção/testes", com a necessária retro-alimentação dos resultados dos testes, de um ciclo a outro.

Principais problemas relacionados à Usabilidade Violação de convenções da Web : (Links não evidentemente clicáveis). Como conseqüência desses problemas de usabilidade, o usuário das home pages: - Nem sempre sabe onde encontrar a informação de que necessita e perde tempo procurando; - Desiste de ler a grande quantidade de texto mal formatado para o meio digital e perde a oportunidade de encontrar a informação de que necessita; Usabilidade mal percebida -Há que evitar sempre o scroll, Deve estar tudo a três cliques de distância, O que é necessário é interpretar adequadamente as recomendações de usabilidade e utilizar determinados recursos quando aportam benefícios sublinhar sempre os links. -Existe um volume de informação a partir do qual um site perde usabilidade. O sites são úteis como filtros de informação e não tentando abranger tudo que tem.

Impactos da Usabilidade E é fácil medirmos os resultados deste retorno. Sabemos todos nós que os visitantes ao retornarem a determinado site, ele gera mais negócios e numa freqüência maior, num volume acima de 20% do que o visitante de primeira viagem. Verifique na ferramenta de Web Analytics do site da sua empresa se não estou com a razão. Caso você não tenha acesso a sua ferramenta de Analytics ou não consiga localizar este relatório, me envie um e-mail que retorno com diversos exemplos para sua análise. . O lado direito do site não possui nenhuma informação importante, pois ele não recebe praticamente nenhuma atenção do visitante. É o que denominamos de área perdida. Imagina se sua empresa coloca nesta área seu produto revolucionário? O que irá acontecer? Fracasso de vendas com certeza. Mas navegabilidade é uma coisa e usabilidade é outra. A partir da análise de navegabilidade do layout do projeto Web entra em cena a necessidade de desenvolver este site com total usabilidade, pois de nada adianta o usuário visualizar o que queremos, mas depois ele enfrenta dificuldades, nas páginas internas. Muitas vezes o usuário navega durante muito tempo no site, mas não porque ele está satisfeito com o que encontrou mas sim porque ele não consegue localizar de forma simples o que deseja.

Técnicas e elementos de Usabilidade Existem diversos estudos que usam o Eyetracking. Trata-se de uma tecnologia que permite seguir o movimento dos olhos do visitante, e desta forma obter dados sobre a eficácia do design do site. Outra ferramenta muito útil é o Google Website Optimizer (GWO), que é gratuita e permite testar e otimizar o conteúdo e o design do seu site. Eu me atrevo a afirmar que um projeto Web será um sucesso ou não, não só pelo investimento para gerar audiência qualificada, mas principalmente ao gerar esta audiência, ele consiga atrair este visitante para que retorne o mais rápido possível, que denominamos de experiência de navegação atraente.

Exemplos de Usabilidade: Globo.com um BOM exemplo de Usabilidade...

Exemplo de Usabilidade Surgiu.com.br um Exemplo péssima, horrível, etc. Usabilidade

Arquitetura de informação Usada principalmente para organizar de forma plausível um espaço de um sistema ou site. Consiste no design de ambientes informacionais compartilhados, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema, na ausência de uma força organizadora. Estabelecimento de padrões capazes de homogeneizar o significado de palavras, expressões e símbolos utilizados em todo o ciclo de produção das soluções de tecnologia da informação. Um vocabulário controlado contribui muito para minimizar as barreiras de entendimento, proporcionando um meio eficiente e confiável para a troca de informações.

Wireframe O objetivo do wireframe é ajudar o desenvolvedor de sistemas a entender o que o cliente está querendo, mostrando os requisitos funcionais de um sistema. Wireframe é um desenho básico de uma interface. Este desenho, no entanto, deve retratar toda a arquitetura de informação do sistema desejada pelo cliente.

Wireframe Existem muitas ferramentas para fazer wireframes, entre as mais conhecidas o Axure e Microsoft Visio, MockupScreens alguns arquitetos de informação utilizam até mesmo o Microsoft Power Point ou outro programa de apresentação de slides para desenhar os rascunhos da interface.

Tela do MockupScreens

Sitemap Um sitemap (mapa do site) mostra o framework interno e a organização de conteúdo do seu site para os sistemas de busca. O sitemap do seu site deve refletir a maneira como seus visitantes irão intuitivamente trabalhar (ou navegar) através de seu site.