PROJETO PROVITAE! Luciene Xavier Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação Postural no Trabalho
Advertisements

Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Instrumento de Coleta de Dados para Infecções Hospitalares
Medidas de Precaução e Isolamento
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
O papel das comissões de controle de infecção hospitalar 16 de agosto de 2006 Estratégias para aumentar o compromisso do profissional com a prática da.
CRYPTOSPORIDIUM PONTOS CHAVES PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
Programa de Infecções Hospitalares - O papel do Estado - Maria Clara Padoveze Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica Secretaria.
PROVITAE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO CIRÚRGICA LANÇAMENTO ESTADUAL
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
Medidas de Prevenção e Controle Infecção de Sítio Cirúrgico
Uso da Profilaxia Antimicrobiana na Prevenção de Infecção Cirúrgica
PLANILHAS DE NOTIFICAÇÃO
Medidas de Prevenção e Controle Infecção de Sítio Cirúrgico
Desinfecção e Esterilização de artigos médico-hospitalares
Vetores (2) Continuação.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
FA-023 – Adequação Trator-implemento
Utilização do montador Daedalus
Criptografia Quântica : Um Estudo
Gustavo Vieira Pereira
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
Profª Vivian Zaboetzki Dutra
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Geração de Código Otimizações independentes de máquina.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Fazendo Slides no Power Point
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Esse instrumento visa facilitar os procedimentos de inscrição de você, aluno e aluna, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A seleção é feita.
Reconexão por Caminhos Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
TA 733 A – Operações Unitárias II
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
5W1H.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
DETERGENTES Principal função
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Sistemas Lineares Parte 2
Sistema de Planejamento da Produção
Recursividade Estrutura de Dados.
Marco Antonio Montebello Júnior
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
ASSEPSIA, ANTISSEPSIA E DEGERMAÇÃO. ASSEPSIA: CONJUNTO DE MEDIDAS QUE VISA REDUZIR O NÚMERO DE MICRORGANISMOS E EVITAR SUA DISSEMINAÇÃO OU CONTAMINAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PROJETO PROVITAE! Luciene Xavier Santos Enfermeira CCIH – Hospital Sírio Libanês E-mail: ccih@hsl.org.br www.hospitalsiriolibanes.org.br

TRICOTOMIA: PÊLO Não é fonte importante de patógenos Dificulta a remoção da sujidade Proliferação da flora transitória da pele Riscos envolvidos na remoção do pêlo?

TRICOTOMIA: Lâminas de barbear – 5,6% Agente depilatório - 0,6 % Taxa de infecção de sítio cirúrgico de acordo com o tipo de remoção dos pêlos Lâminas de barbear – 5,6% Agente depilatório - 0,6 % Não remoção dos pêlos – 0,6% Agente depilatório pode causar inconvenientes Seropian R., et al Am. J. Surg 1971;121:251-4

TRICOTOMIA: imediatamente antes – 3,1% 24 horas antes – 7,1% Taxa de infecção de sítio cirúrgico (tricotomia com lâmina) de acordo com o tempo antes da cirurgia imediatamente antes – 3,1% 24 horas antes – 7,1% ≥ 24 horas antes – 20% Seropian R., et al Am. J. Surg 1971;121:251-4

TRICOTOMIA: Imediatamente antes – 1,8% Noite anterior – 4,0 % Taxa de infecção de sítio cirúrgico (tricotomia com lâmina) quando comparado a realização na noite anterior ou imediatamente antes da cirurgia: Imediatamente antes – 1,8% Noite anterior – 4,0 % Seropian R., et al Am. J. Surg 1971;121:251-4

Cruse - 1980 Não recomenda a tricotomia, Apenas quando estritamente necessário, Período inferior a duas horas.

RECOMENDAÇÕES GERAIS!!! Estritamente necessário Não utilize lâminas Prefira tricotomizador Menor área possível 2 horas antes

ANTI-SEPSIA DAS MÃOS DO CIRURGIÃO É o processo que visa à retirada de sujeira e detritos, redução substancial ou eliminação da flora transitória e redução parcial da flora residente

QUEM DEVE ESCOVAR AS MÃOS???

Europa -álcool padrão ouro ANTI-SEPSIA DAS MÃOS DO CIRURGIÃO Europa -álcool padrão ouro EUA - preparações a base de álcool são menos utilizadas

SOLUÇÕES MAIS UTILIZADAS Solução degermante de iodóforo (PVP-I) Solução degermante de gluconato de clorexidina

Solução degermante de iodóforo (PVP-I) Reconhecido desde 1800 Iodo – irritação e descoloração da pele Iodóforo – Substituiu o iodo como ingrediente ativo. Contém 1% iodo disponível

Solução degermante de clorexidina Desenvolvida na Inglaterra Ação antimicrobiana ruptura da membrana celular Preparações detergentes contendo GC 2% são discretamente menos efetivas.

Espectro antimicrobiano e características de agentes anti-sépticos para higiene de mãos * Grupo BGN BGP Micob. Fungos Vírus Veloc. ação Comentários Álcoois +++ Rápida Conc. Ótima de 60-95%; Nenhuma atividade persistente. Clorexidina (sol. aquosa 2ou4%) ++ + Interm. Ativ. Persistente; Raras reações alérgicas. Comp. Iodados Causam queimadura Muito irritante Iodóforos Menos irritante q o iodo; Aceitação variável Deriv. Fenólicos Atividade neutralizada por surfactantes aniônicos Triclosan - Aceitação variável para as mãos Comp. Quat. Amonio Lenta Usados em combinação com álcoois. Nota: +++: excelente; ++: boa mas não inclui todo espectro bacteriano; +: regular; -: nenhuma atividade ou insuficiente. * O hexaclorofeno não foi incluído por não ser considerado um ingrediente aceitável em desinfetantes para as mãos.

TEMPO IDEAL PARA ESCOVAÇÃO DAS MÃOS A duração ideal não é bem conhecida, atualmente recomenda-se que a escovação antes do primeiro procedimento cirúrgico do dia seja feita de 3 a 5 minutos, e de 2 a 3 minutos para as cirurgias subseqüentes.

Guia CDC para Prevenção de Infecção do Sítio Cirúrgico, edição de 1999. Manter as unhas rentes e não utilizar unhas artificiais - Recomendado IB Proibir uso de anéis pulseiras, relógios e anéis - Sugerido II O preparo das mãos da equipe deve ser realizado antes de se tocar o campo e instrumentais estéreis ou a própria pele preparada do paciente. Deve iniciar com a limpeza de cada leito subungueal; envolver das mãos até acima do cotovelo, durar de 3 a 5 minutos com o emprego de um anti-séptico apropriado. Após a realização as mãos devem ser mantidas para cima, com os cotovelos flexionados para que a água escoe para o cotovelo. A secagem deve ser realizada com toalha estéril – Recomendado IB.

Orientações importantes: As soluções anti-sépticas devem estar em dispensadores fixos ou embebidas em escovas-esponjas; Não misturar soluções distintas; A remoção mecânica dos detritos pode ser realizada por escovação ou fricção; A escovação é necessária para leitos subungueais e espaços interdigitais; Utilizar escova descartável, estéril, cerdas macias e de uso individual;

Orientações importantes: As demais áreas das mãos e antebraços devem ser friccionadas, pois a escova pode lesar a pele do profissional. Todo o processo de escovação deve durar em média 5 minutos para a primeira cirurgia do dia e 3 minutos entre dois procedimentos.

ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE: Banho pré-operatório: Eliminar a sujidade e reduzir a flora transitória. Realizar noite anterior e na manhã da cirurgia. Uso de anti-séptico é controverso.

ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE: Preparo da pele do paciente: Os agentes mais comumente utilizados são: Iodóforos (PVP-I) Gluconato de clorexidina Agentes a base de álcool

ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE: A degermação deve ser realizada com solução a base de clorexidina ou PVP-I. Seguido de enxágüe.

ANTI-SEPSIA DA PELE DO PACIENTE: Após o enxágüe, a anti-sepsia deve ser feita através de fricção com produto de mesmo principio ativo, em veiculo alcoólico. Sempre preparar uma área maior.

Situações especiais na anti-sepsia pré operatória Em cirurgias oftálmicas, o PVPI tópico 10% (1% iodo livre) pode ser utilizado    Em cirurgias plásticas de face e ginecológicas a clorexidina tópica 0,5% pode ser utilizada

Situações especiais na anti-sepsia pré operatória Obstetrícia e Neonatologia Soluções iodadas não recomendadas devido ao risco de absorção de iodo pelo recém-nascido Anti-sepsia do canal de parto: Clorexidina aquosa 0,2% (reduz risco de transmissão de Streptococcus grupo B) Recém –nascido: Clorexidina alcoólica ou álcool 70%

OBRIGADA!!!