O papel das comissões de controle de infecção hospitalar 16 de agosto de 2006 Estratégias para aumentar o compromisso do profissional com a prática da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrocinadopor Novas tecnologias para o diagnóstico e prevenção das infecções em terapia intensiva Alexandre R. Marra Hospital Israelita.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE VIGILÂNCIA
Surto de Mycobacterium sp em implantes mamários
Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica
Investigação de Surtos
Construção de Indicadores
Programa de Infecções Hospitalares - O papel do Estado - Maria Clara Padoveze Divisão de Infecção Hospitalar Centro de Vigilância Epidemiológica Secretaria.
Exemplo de Plano de Ação
PROVITAE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO CIRÚRGICA LANÇAMENTO ESTADUAL
DIVISÃO INFECÇÃO HOSPITALAR HISTÓRICO E ATIVIDADES
Medidas de Prevenção e Controle Infecção de Sítio Cirúrgico
Uso da Profilaxia Antimicrobiana na Prevenção de Infecção Cirúrgica
PLANO ESTADUAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DAS HEPATITES VIRAIS B E C
Medidas de Prevenção e Controle Infecção de Sítio Cirúrgico
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Gestão de Gases de Efeito Estufa MUDANDO O FUTURO - FEA/USP, 24/08/2006 Vicente H. Schmall.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
Gestão Orientada para Resultado
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Instrumentação de Sistemas - INS
Quatro dimensões do papel da sociedade civil no combate à corrupção e na promoção da boa governança Bruno Wilhelm Speck, diretor de pesquisa da Transparência.
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
LIDERANÇA COMO INVESTIMENTO PROPULSOR DE MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Secretaria de Comunicação
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
ProNEA – Programa Nacional de Educação Ambiental – MMA.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
LMQM-2002 PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Administração de Sistemas de Informação A TI tornou-se um recurso essencial para auxiliar no posicionamento estratégico das organizações, influenciando.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
The Data Warehouse Toolkit
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
Tamanho da amostra em pesquisa primária
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
Transcrição da apresentação:

O papel das comissões de controle de infecção hospitalar 16 de agosto de 2006 Estratégias para aumentar o compromisso do profissional com a prática da prevenção de infecção cirúrgica Dra. Luci Corrêa

A sustentação de um programa de controle e prevenção das infecções hospitalares Microbiologia Epidemiologia Ciências do comportamento O controlador de infecção atuando como: observador, educador e agente de mudança

Modelos sociais e determinantes cognitivos do comportamento Pittet. J Hosp Infect 2004;58:1-13

Guideline for Prevention of Surgical Site Infection 1999 Vigilância Forneça as taxas de ISC adequadamente estratificadas e relacionadas a cada cirurgia para os membros das equipes cirúrgicas. A freqüência e o formato ideal deverão ser determinados de acordo com o número de cirurgias (denominadores), objetivos locais e iniciativas de melhoria continua Mangram. Infect Control Hosp Epidemiol 1999;20:247-80

Na literatura... Estudo SENIC Programas de vigilância podem reduzir ISC em 35 a 50% O feedback das taxas aos cirurgiões pode reduzir a incidência das ISC em até 35% Importância da estratificação destes indicadores Vigilância pós-alta: como fazê-lo Roy. In: Wenzel RP. Prevention and Control of Nosocomial Infections. 4th ed, 2003, chapter 25 Cruse. Surg Clin North Am 1980;60:27-40 Haley. Am J Epidemiol 1985;121: Olson. Arch Surg 1990;125:

Vigilância deve ser informação para a ação !

Vigilância das ISC É importante avaliar antes de iniciar a vigilância das ISC: as definições que serão utilizadas; os métodos para busca dos casos; as fontes de informação; a população a ser estudada; meios de comunicação como comunicar estes resultados aos cirurgiões. Qual é o grau de dificuldade de obtenção? Dos casos de ISC Do denominador Estratificação de risco Roy. In: Wenzel RP. Prevention and Control of Nosocomial Infections. 4th ed, 2003, chapter 25

Indicadores de estrutura e processo Objetivo: avaliar como estão e como funcionam as coisas... Escolha um tópico ou um fator de risco Estabeleça os padrões Observe a prática/estrutura/ colete dados Analise os dados/ compare com os padrões Implemente mudanças Implemente mudanças = envolvimento e mudança dos profissionais da área Hay. J Hosp Infect 2006;62:270-7 O feedback dos resultados de auditorias podem mudar a prática dos profissionais de saúde

Indicadores de estrutura e processo nas ISC - exemplos Avaliação da profilaxia antimicrobiana em cirurgias ortopédicas Droga de escolha: cefazolina 1ª dose até 1 hora antes da cirurgia Duração: até 24h após o procedimento Observação da prática (análise dos prontuários) coleta de dados Comparação com os padrões Implemente mudanças público alvo: ortopedistas

Indicadores de estrutura e processo Problemas na instituição e de relacionamentos podem interferir nos resultados Sugestões Envolvimento de pessoas-chave do staff em todas as etapas do processo O plano de ação fique sob o controle local Hay. J Hosp Infect 2006;62:270-7 Infelizmente é mais fácil identificar problemas que resolvê-los...

Envolvendo pessoas por meio das comparações e ações conjuntas

Um exemplo: campanha sobrevivendo a sepse

Surgical Care Improvement Project Bratzler. Clin Infect Dis 2006;43: nos EUA: parceria de várias organizações com objetivo de aumentar a segurança das cirurgias por meio da redução das complicações pós- operatórias Objetivo nacional: redução da morbidade e mortalidade em 25% até 2010

Unindo forças...

Mais ação que recomendação... Eliminar as lâminas de barbear e barbeadores do hospital

Maior controle sobre os materiais e equipamentos trazidos pelos cirurgiões Eliminação de mercuriais e cetrimida Obrigatoriedade do credenciamento e treinamento das instrumentadoras das equipes Mais ação que recomendação... Exemplos no dia-a-dia

Algumas sugestões para incluir em suas intervenções Inclua em suas intervenções ações ou pessoas que tenham uma forte influência no comportamento do grupo-alvo Considere o contexto organizacional e inclua na ambiente de trabalho: comunicação, participação, envolvimento das lideranças, mutualidade Avalie constantemente as suas intervenções e promova o feedback Evite usar o termo aderência, prefira termos que tenham um sentido de participação (ex. melhorando a prática) Kretzer, Larson. Am J Infect Control 1998;26(3):245-53