Assédio moral É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. A violência moral no trabalho não é.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal ei-JOVEM.
Advertisements

O SEGUNDO FUNDAMENTO. Você deve descobrir aonde quer chegar e por quê. Isso significa comprometer-se com metas específicas. Nossas metas nos fornecem.
“O que é Bullying” 7º ANO D.
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
Bullying não é brincabeira
ASSÉDIO MORAL Fernando Halmann.
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
FAMILIA 10 DESEJOS DOS PAIS
Parte II VIOLÊNCIA na FAMÍLIA.
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL - FCC CST EM GESTÃO DE RH
Isolamento Social.
Violência Familiar.
A DISCRIMINAÇÃO DA MULHER E O ASSEDIO MORAL NO TRABALHO
FLUXO DO SISTEMA DE PROTEÇÃO
Drogas na adolescência
Habilidades em Comunicação V
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
Não basta querer servir!! O mais importante é fazermos a diferença.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
Faculdade Triângulo Mineiro - FTM
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
COMO O EDUCADOR DEVE ABORDAR AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Bullying, isso não é brincadeira!
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Política Nacional de Humanização
Campanha Contra o Bullying
Colégio da Polícia Militar
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Compreendendo o Fenômeno
O que é Bullying?.
Professora Roseli Candida Leite
Campinas – Setembro 2007 Assédio Moral no Ambiente de Trabalho Fernando José Hirsch – Crivelli Advogados Associados.
PROVÉBIO CHINÊS.
Caros Amigos, Este veio do Grupo de Solidariedade do Hospital Albert Einstein. Implica no dispêndio de um pouco de tempo e não custará nem um centavo.
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
Uma ameaça a dignidade humana
Bullying.
Assédio Moral.
Comportamento no Ambiente do Trabalho
Perigos relacionados com a internet
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
BULLYING.
Assédio Moral no Trabalho
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Prevenção Abuso de Menores Educação sexual em meio escolar Daniel Soares 12º Ano 2014/2015.
Prof. Alessandra Tonelli Mestranda Pricila Anny T. Albrecht
II ENTRE LÍDERES &CONVIDADOS – ORIENTAÇÕES JURÍDICAS
ASSÉDIO MORAL PROFESSORA: NAZILDA LINS ÉTICA NOS NEGÓCIOS.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Compreendendo o assédio moral
Miguel Rocha nº 22 Fábio Silva nº 11José Fernandes nº 17 Escola Secundária Caldas das Taipas.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
Igreja Nossa Senhora do Brasil
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO “É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante.
AMBIENTE ORGANIZACIONAL SAÚDE E ERGONOMIA
ASSEDIO MORAL Profa. Grasiele A. F. Nascimento. ASSEDIO MORAL  “Qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude, etc) que atente, por.
Acidente de Trabalho e suas repercussões: Estudo de caso Tatiana Thiago Mendes Psicóloga – CEREST Piracicaba.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Assédio moral É a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas. A violência moral no trabalho não é um fenômeno novo, podendo - se dizer, na verdade, que é tão antiga quanto o trabalho. Atualmente, porém o problema vem aumentando, em virtude das novas relações de trabalho.

Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante sindical. Exigir por escrito, explicações do ato agressor e permanecer com cópia da carta enviada ao D.P. ou R.H Recorrer ao Centro de Referencia em Saúde dos Trabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo.

O que a vítima deve fazer Resistir: anotar com detalhes toda as humilhações sofridas. dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor. Procurar sempre a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor.

 

Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da auto-estima, dignidade, identidade e cidadania. É sempre recomedado fa- lar com a família,sobre as Cobranças,pressões,metas Impostas pelas empresas.

Se você é testemunha de cena(s) de humilhação no trabalho supere seu medo, seja solidário com seu colega. Você poderá ser "a próxima vítima" e nesta hora o apoio dos seus colegas também será precioso. Não esqueça que o medo reforça o poder do agressor!

O combate de forma eficaz ao assédio moral no trabalho, exige a formação de um coletivo multidisciplinar. sindicatos, advogados, médicos do trabalho e outros profissionais de saúde, sociólogos, antropólogos.