INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
Advertisements

Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
Independência do Brasil
A República faz 100 anos.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Quando o Brasil virou capital do Império Português
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO.
PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
A Independência do Brasil
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
O processo de Independência
A história da cidade começa a configurar-se mais propriamente em 1822, quando D. Pedro I a caminho de Minas Gerais, mais precisamente pelo caminho novo.
Aula 09 A Independência.
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
A Independência do Brasil
Independência do Brasil
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O LIBERALISMO EM PORTUGAL
A transferência da Corte Portuguesa e o governo de D
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Chegada da família real portuguesa.
Roteiro de Estudo - 2º ANO
A Era Napoleônica.
Aula n.º 25 A «Viradeira» A 1ª Invasão Francesa
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
PERÍODO NAPOLEÔNICO.
Primeiro Reinado ( ) D. Pedro I
D.MIGUEL O Rei Absoluto ( ).
D.MARIA I Cognomes: a piedosa ou a pia/a louca.
O QUE SABEMOS SOBRE A VERDADEIRA HISTÓRIA SOBRE A INDEPENDÊNCIA??
A Independência do Brasil
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
IV Dinastia Dinastia de Bragança
CAMINHOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Napoleão Bonaparte.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Trabalho Elaborado por:
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
III Dinastia Dinastia Castelhana ou Filipina
A Era Napoleônica ( ).
História do Brasil Império
PERÍODO JOANINO INTRODUÇÃO: 1.1. A história é resultado de processos históricos e não de ações individuais de pseudo-heróis A diferença entre mito.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
D.MIGUEL REI ABSOLUTO.
Revisão P3 História pontos importantes!
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O que a população de Salvador enfrentava entre 1797 e 1798?
A Vinda da Família Real para o Brasil
BRASIL – CORAÇÃO DO MUNDO
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
ERA NAPOLEONICA.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
Aula 09 A Independência. Que Fatos Marcaram o Rompimento Político com Portugal?
A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Natania Nogueira
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
Transcrição da apresentação:

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Personagens Históricos

DOM JOÃO VI

DOM JOÃO VI Dom João VI era o segundo filho de Dona Maria I, somente assumindo o trono após a morte de seu irmão mais velho. Tornou-se rei de Portugal de 1916 a 1926, quando faleceu. Dizem que ele teria chorado quando soube que seria rei de Portugal. Casou-se com Carlota Joaquina, que acabou sendo sua maior inimiga.

ENTRE NAPOLEÃO BONAPARTE E JAIME III

ENTRE NAPOLEÃO BONAPARTE E JAIME III Diante do Bloqueio Continental, os governantes de Portugal estavam “entre a Cruz e a Espada”. Se aceitassem, as tropas de Jaime III (Inglaterra) invadiriam o Brasil; se não aceitassem, as tropas de Napoleão Bonaparte invadiriam Portugal. Diante disso, a saída encontrada foi a vinda da Família Real e da Corte Portuguesa ao Brasil, fugindo do Exército Francês e auxiliado pela Marinha Inglesa. Mais de 15.000 pessoas vieram ao Brasil na viagem.

DONA MARIA, A LOUCA

DONA MARIA, A LOUCA Dona Maria I, mais conhecida como Dona Maria, a Louca, foi rainha de Portugal de 1777 e 1816. Durante os 20 últimos anos de vida, apresentou uma “doença mental”, a partir da qual foi considerada incapaz de governar. Por isso, seu filho Dom João VI foi declarado Príncipe Regente, para governar em seu lugar. Durante os preparativos para a vinda ao Brasil, teria dito: “Não corram! Parece até que estamos fugindo!”

DONA CARLOTA JOAQUINA

DONA CARLOTA JOAQUINA Dona Carlota Joaquina era filha dos reis da Espanha, quando casou-se com Dom João Vi e tornou-se rainha de Portugal. Era uma aliança entre as duas nações ibéricas. Tinha personalidade forte. Antes de vir ao Brasil, conspirou contra seu marido para tirá-lo do trono e, por isso, ficou 03 anos presa no Palácio de Queluz. Saiu de lá para vir ao Brasil, mas odiou a sua estadia aqui.

DOM PEDRO I

DOM PEDRO I Pedro de Alcântara Francisco Antonio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Paschoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon era filho de Dom João VI e de Dona Carlota Joaquina. Fez a Independência do Brasil e se tornou o primeiro rei daqui. É conhecido como “O Libertador” do Brasil e de Portugal (pois retornou a seu país para libertá-lo do absolutismo monárquico imposto por seu irmão Dom Miguel ali).

IMPERATRIZ LEOPOLDINA

IMPERATRIZ LEOPOLDINA Dona Maria Leopoldina de Habsburgo era princesa da Áustria e casou-se em Viena com Dom Pedro para concretizar uma aliança entre Portugal e sua terra natal. De ótima educação, aturou as inúmeras traições de seu marido (principalmente com a Marquesa de Santos). A primeira imperatriz do Brasil faleceu aqui, onde encontra-se enterrada, talvez devido às agressões físicas que sofreu de seu marido.

JOSÉ BONIFÁCIO

JOSÉ BONIFÁCIO José Bonifácio é conhecido pelo apelido de "Patriarca da Independência". Brasileiro, era o principal Conselheiro de Dom Pedro I, incentivou a Independência e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal. Quando Dom Pedro I retorna a Portugal e deixa aqui seu filho Dom Pedro II com apenas 05 anos, é declarado o tutor do príncipe. José Bonifácio, por conta disso, acaba por ser a figura mais influente do Segundo Reinado, também.

MARQUESA DE SANTOS

MARQUESA DE SANTOS Seu nome era Domitila de Castro e Canto Melo. Tornou-se Marquesa de Santos em 1926, quando Dom Pedro (seu amante) lhe beneficiou com o título de nobreza. Era casada e pertencia a uma tradicional família paulista. Conheceu Dom Pedro em agosto, pouco antes da Independência. Manteve seu romance com o Imperador até 1830, e há suspeita de que ambos tiveram cinco filhos (sendo que apenas dois sobreviveram após o primeiro ano de idade).

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL A Independência do Brasil foi feita por Dom Pedro I no dia 07 de setembro de 1822. Foi feita às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo –local onde hoje se encontra um museu. Dom Pedro I estava apenas acompanhado de alguns empregados, pois tinha ido “visitar” a Marquesa de Santos quando recebeu notícias de que Portugal tinha revogado seu título e suas ordens aqui. O quadro anterior foi pintado por Pedro Américo em 1888, não correspondendo à realidade do “Grito do Ipiranga”.