Pesquisa Bibliográfica: Dicas Práticas Marcelo da Silva Hounsell, PhD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Palestras, oficinas e outras atividades
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Auditoria de Segurança da Informação
PROJETO DE PESQUISA.
Dicas práticas para o uso do FEMM
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Os dez mandamentos para o bem planejar
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
Fazendo Slides no Power Point
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Ilan Chamovitz, D.Sc. - 1 Fundamentos da Lógica Nebulosa para Inovação em processos de avaliação educacional - relato de experiência Ilan.
The Data Warehouse Toolkit
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Provas de Concursos Anteriores
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
1 Celulose.
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Rio Verde - Goiás - Brasil
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
1 - Listas com Acesso Aleatório. 2 - Fila, o Acesso Ordenado (FIFO)
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa Bibliográfica: Dicas Práticas Marcelo da Silva Hounsell, PhD

- 2/40 - Não é um curso prático Não é um tutorial teórico É um conjunto de dicas práticas

- 3/40 - Tópicos Porque Pesq. Bibliográfica ? Oquê pesquisar ? Quantas referências ? Onde pesquisar ? Como pesquisar ?

- 4/40 - Porquê Pesquisa Bibliográfica ?

- 5/40 - O inteligente é aquele que aprende com seus erros.

- 6/40 - O inteligente é aquele que aprende com seus erros. O sábio é aquele que aprende com os erros dos outros

- 7/40 - Premissa Nenhuma descoberta científica é obra de uma única pessoa (Louis Pasteur)

- 8/40 - Quanto melhor a sua pesquisa bibliográfica, melhor será a SUA pesquisa/contribuição

- 9/40 - Oque pesquisar ? Que tipo de referências estamos procurando ?

- 10/40 - Referências de Qualidade Procurar artigos de - Congressos, Simpósios e Conferencias –Revisão é feita por 1 a 3 pessoas –em pouco tempo, conhecedoras da área –Corpo revisor variável –Artigo de razoável a bom (Qualis!) - Revistas (periódicos) !!!!! Revisão é feita por 3 a 5 pessoas com bastante tempo e especialistas na área Corpo revisor fixoArtigo de bom a excelente (Qualis!)

- 11/40 - Referências de Qualidade É por isso que artigos de revistas (Super Interessante, Exame-Informática) ou jornais (Diário Catarinense, A Notícia) ou programas de televisão (Fantástico, Discovery).... não são referências científicas !

- 12/40 - Onde encontrar informações ?

- 13/40 - I N T E R N E T !!!!!!!!!

- 14/40 - Problemas das Pesquisas na Web Inundação de Informações Origem/Qualidade

- 15/40 - Inundação de Informações Sites de Busca Genéricos –Google, Bing, Yahoo, etc... –retornam uma variedade muito grande de tipos de informação: Ementas de Disciplinas Textos Comerciais Artigos abertos Sites Produtos PPT, PDF, TXT, DOC, HTML

- 16/40 - Problemas das Pesquisas na Web Nem sempre tem autoria dos trabalhos –Quem está assinando/escrevendo ? –Que competência tem? Nem sempre tem responsabilidade –Quem está dando suporte à publicação? (empresa, instituto, universidade, editora,...) quem avaliou ? Nem sempre tem cronologia –Quando foi publicado? –Qual o contexto histórico associado? Nem sempre tem confiabilidade –Até quando o link/site vai ficar no ar?

- 17/40 - Sites de Busca de Artigos (Repositórios Científicos)

- 18/40 - 1o lugar (abrangente) = 10 votos scholar.google.com.br 2o lugar (específico) = 4 votos ieeexplore.ieee.org

- 19/40 - 3o lugar = 2 votos: portal.acm.org citeseerx.ist.psu.edu 4o lugar = todos com UM voto Wikipedia Web of Science: Compendex SciFinder Google (normal)

- 20/40 - Como fazer a busca ? Filtros!!! – Gerais – Específicos

- 21/40 - Uma pesquisa muito boa escrita em espanhol tem a mesma difusão de uma outra pesquisa mais simples, escrita em inglês ? Um artigo que tem referências em mandarim ou árabe lhe convida a conhecê-los ? Se você usa referências da sua própria língua, um evento no exterior vai aceitar seu artigo ?

- 22/40 - Filtros Gerais Restrição pela Língua –Use preferencialmente referências em inglês –Crie seu software inicialmente em inglês e, se sobrar tempo, bilingue (acrescente o português) Restrição por Ano –Use referências recentes, entre 4 anos de idade, depois expanda para 8 anos...

- 23/40 - Filtros Específicos - Qual o seu foco ? - Como descrever o seu foco ?

- 24/40 - Restrição pelas Keywords Faça uma pesquisa preliminar para identificar as melhores palavras-chaves para a área e os temas que interessam – palavras significativas – Identifique variações/sinônimos Pode usar a internet para isso !

- 25/40 - Descrevendo o FOCO Faça composições completas para identificar exatamente o que está buscando Se você não sabe aonde quer chegar, nenhum caminho serve

- 26/40 - Descrevendo o FOCO (Realidade OR Ambiente OR Mundo) AND (Virtual OR Ambiente) AND (3D OR tridimensional) AND (Ensino OR Aprendizagem OR Educação) AND (Robôs OR Manipuladores OR Braço) AND (Programação OR Linguagem) NOT (Imersiva OR Aumentada) Se o número de hits for pequeno, aí sim, simplifique a frase de busca!

- 27/40 - Quantas Referências Obter ? Tipos de Referências –FOCO (Trab Rel) (A U B U C)(A U B U C) –Periféricas (Introdução, Fund Teor) (AUB) OR (BUC) OR (AUC)

- 28/40 - Quantas Referencias Obter ? Tipos de Referências –FOCO Trabalhos para se comparar - Periféricas O tema ou aplicação são importantes, a área é interessante

- 29/40 - Quantas Referências Obter ? Depende muito da área e da profundidade do estudo –TCC difere de PhD Para TCC (converse com seu orientador) –FOCO = de 3 a 10 –Periféricas = 8 a 15

- 30/40 - Estratégias de Aplicação da Busca Bottom – Up –Começar pelos periódicos mais específicos para depois expandir para os repositórios abrangentes... Top - Down –Começar pelos repositórios abrangentes para depois ir aos mais específicos...

- 31/40 - Estratégias (converse com o orientador) Depende do problema e da área –Áreas mais teóricas com foco no problema: Top-Down –Áreas mais aplicadas com foco na técnica: Bottom-Up

- 32/40 - Restrição da Qualidade Uma vez identificado um artigo, deve- se observar o título, autor, filiação, data, palavras-chaves (esses já foram considerados) e resumo/abstract vale a pena lê-lo na íntegra ?

- 33/40 - Restrição da Qualidade Verifique pelo abstract a pertinência efetiva da referência –Abstract bem escrito = artigo bom –Fique atento a novas variações ou palavras chaves mais significativas para melhorar sua busca

- 34/40 - Restrição da Qualidade Como verificar qualidade pelo Resumo/Abstract ? –Apresenta contexto/escopo ? –Objetivo é claro ? –Disserta sobre a Metodologia ? –Apresenta os Resultados e Conclui ?

- 35/40 - Restrição da Qualidade Se tiver tudo isso e for o que você procura estude-o cuidadosa e detalhadamente

- 36/40 - Considere o Entorno Uma vez que você encontrou uma referência realmente significativa para seu trabalho: –Veja se o autor não produziu outras referências mais recentes ou complementares; –Verifique os artigos referenciados; –Verifique artigos com um conjunto semelhante de referências (similar); –Verifique artigos que referenciam este trabalho (cited by);

- 37/40 - Etapas A PB é feita em etapas iterativas –1 – Pesquisa preliminar (internet) –2 – Defina palavras-chaves –3 – Busque e selecione –4 – Leia e estude –5 – Veja o entorno –6 – Refine palavras-chaves –7 - Mude de mecanismo de busca e volte ao Passo 3

- 38/40 - Etapas Não se faz tudo de uma vez ! –Dê tempo para você conhecer a área, os termos, o problema Vá aprofundando / afunilando nos temas e técnicas ao que interessa A PB é uma atividade em curva

- 39/40 - Revisão Porque : evolução Oque : artigos Como : estratégias, filtros, entorno Quantos : foco, abstract Onde : +1 mecanismos de busca Quando : etapas interativas

- 40/40 - Pesquisa Bibliográfica Marcelo da Silva Hounsell, PhD