Implementação de algoritmos para a avaliação da coerência dos dados em Cartografia Digital Nome do Bolsista: Eduardo Chiarani Tipo de Bolsa/Agência de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Amintas engenharia.
Advertisements

Programação em Java Prof. Maurício Braga
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ESTRUTURAS DE DADOS AVANÇADAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java Aluno: Geraldo Angelo Vassoler Orientador:
I Simpósio de Geografia, Cartografia e Agrimensura do CREA - RJ
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Geoprocessamento na Agricultura de Precisão
GERAÇÃO DE MAPAS DIGITAIS NO PROGRAMA COMPUTACIONAL GS+ (Gamma Design)
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Curso de Cafeicultura de Precisão
Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades.
Mapeamento de texturas com redução de aliasing Lorenzo Ridolfi
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
CAPÍTULO Introdução 2. Programação de tarefas de robôs
CAPÍTULO 9 1. Estrutura de controle de um robô industrial
Estruturas de Dados e Complexidade de Algoritmos
Introdução à Programação Um enfoque orientado a construção de modelos em programas baseados em objetos Gustavo Motta Departamento de Informática - UFPB.
Entrada de Dados Espaciais
Hardware/Software para Multimédia
Professor: Carlos Alberto Alves Varella
Da Biblioteca Virtual para a Biblioteca Real
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
Localização de fonte sonora utilizando microfones
1 Fundamentos de SIG. - Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Ferramentas de Modelagem Ambiental
Instituição Título do trabalho Nome do Apresentador
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
INTRODUÇÃO Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Título fonte Arial tamanho 60 Autores fonte Arial tamanho 40 Endereços fonte arial tamanho 36 Endereços fonte arial tamanho 36 Texto fonte arial tamanho.
Aula de Word Básico Séries Iniciais.
Caracterização de Cargas de Trabalho
Título do trabalho Nome do Apresentador/Bolsista
Instituição Título do trabalho Nome do Apresentador Modalidade de participação Bolsistas: tipo da bolsa e órgão financiador (Ex:PIBIC/CNPq) (Ex:PIBIC/UEPG-
Elementos da Cartografia
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
Processamento Digital de Imagens Giuliano Sant’Anna Marotta UNIPAC UBÁ
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
Análise espacial e modelagem
Métodos de Computação Paralela em Álgebra Linear Mestrado em Matemática Computacional Universidade do Minho.
Apresentação do Anteprojeto Título: Compressão de vídeo Autora: Gisele Sentinello Orientador: Aylton Pagamisse.
Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas
Módulo de visualização de modelos numéricos de superfície da estação fotogramétrica digital E-Foto (MV3D) Rodrigo Machado Alvarenga.
INTRODUÇÃO Corpo do texto Arial regular tamanho 32pt, podendo ser reduzido para até 24pt, caso a quantidade de texto ultrapasse o espaço delimitado. Corpo.
1 Modelo Mosaico de Clones para Síntese de Padrões Vegetais Apresentação Final Computação Gráfica /1 Adônis Tavares.
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Módulo de visualização de modelos numéricos de superfície da estação fotogramétrica digital E-Foto Rodrigo Machado Alvarenga Fonseca.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Engenharia de Software
Nomes dos autores (Até seis autores), Arial Negrito corpo 40pt Instituições e endereços, Arial regular corpo 30pt, Introdução Corpo do texto Arial regular.
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ²
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - 14 a 16 de Outubro de 2015 – Câmpus Campo Mourão Acadêmico(a): Nome do acadêmico(a) Orientador(a):
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Curso: Técnico em Informática Professor: Ronaldo Disciplina: Lógica de Programação.
Jornada Nacional de IC - UPM
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
AUTOR 1, ORIENTADOR 2, (ARIAL 14 pt)
TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO NA FORMA DE PÔSTER Fulano de Tal 1, Beltrano da Silva 2, Nome do professor-orientador 3* 1 Bolsista PIBIC/CNPq 2 Bolsista.
Aula 1 – Parte II O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESPAÇO
MATRIZES Profª Juliana Schivani
CARTOGRAFIA UNIDADE I CONCEITOS BÁSICOS.
PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE DECODIFICADORES DE CÓDIGO EM PLATAFORMAS FPGA Felipe de Oliveira de Araújo e Ricardo Ribeiro dos Santos Faculdade da Computação.
Transcrição da apresentação:

Implementação de algoritmos para a avaliação da coerência dos dados em Cartografia Digital Nome do Bolsista: Eduardo Chiarani Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: Iniciação Tecnológica (PIBIQ/CNPq) Orientador: Professor Henrique Firkowski / Departamento de Geomática Metodologia Resultados Conclusão Referências Introdução Devido a necessidade de representar a superfície terrestre, unido ao advento da tecnologia computacional, o meio cartográfico vem sendo aperfeiçoado a décadas. A produção de mapas digitais, assim como de ferramentas para manuseio destes, são crescentes. O projeto de Iniciação Tecnológica voltou- se para o estudo e desenvolvimento de algoritmos para análise e geração de dados cartográficos em estruturas vetoriais para a representação da superfície terrestre, através dos seus valores de altitude ou profundidade (A/P). Ao longo do projeto foram desenvolvidos algoritmos no ambiente Borland C++ Builder 6.0, utilizando a linguagem de programação C++, e dados vetoriais digitalizados, estruturados com valores de coordenadas UTM (Este, Norte e respectiva altitude ou profundidade) e coordenadas de tela (x, y). Utilizou-se, como base para a aplicação dos novos algoritmos e operações com os dados, o programa Digit_imagem, desenvolvido pelo Professor Henrique Firkowski. As operações que envolvem a vizinhança de pontos armazenados em listas sequenciais, por exemplo, a interpolação de um valor de A/P, implica necessariamente na realização de busca em todos os elementos da lista. Visualizou-se que a divisão dos dados em células, adotada na associação dos pontos digitalizados a elementos de grade, mostra-se eficiente, reduzindo o perímetro de busca. Isso se explica com o fato de, na estrutura da grade gerada, Figura 1 – Fluxograma de interpolação da A/P em tempo real. Os algoritmos desenvolvidos tornaram visível uma parte da programação necessária para realizar análises sobre dados. Além disso, percebeu-se a importância da pesquisa em avaliação de algoritmos computacionais voltados aos usos e processos realizados em dados cartográficos digitais utilizando estruturas de dados vetoriais. armazenar-se apenas os índices dos pontos que pertencem a cada elemento de grade. Assim, as buscas de vizinhança ficam restritas a uma vizinhança de elementos de grade e não a grade como um todo. Com isso, interpolou- se o valor de profundidade, em tempo real, da posição do mouse nos casos que este ocupa a região da imagem, pelo método de interpolação do Inverso do Quadrado da Distância. CLARKE, K. C. Analytical and Computer Cartography. Terrain Analysis. Prentice-Hall, Inc. Englewood Clifs – New Jersey CROMLEY, ROBERT G. Digital Cartography. Basic Analytic Geometry. Editora Prentice- Hall do Brasil, Ltda. Rio de Janeiro, RJ MASRY, S., REELER, E. An overview of Digital Mapping. Department of Surveying. Engeneering. The University of Calgary. Calgary, AB. Province of New Brunswick

Devido a necessidade de representar o meio em que vivemos unido ao advento da tecnologia computacional, o meio cartográfico vem sendo aperfeiçoado a décadas. A produção de mapas digitais, assim como de ferramentas para manuseio destes, são crescentes. Assim, o projeto voltou-se para o estudo e desenvolvimento de algoritmos para análise e geração de dados cartográficos digitais adequados a estruturas vetoriais para a representação da altitude ou profundidade (A/P) da superfície terrestre. Método (Arial, 14pt) Introdução (Arial, 14pt) Durante o projeto foram desenvolvidos algoritmos no ambiente Borland C++ Builder 6.0, utilizando a linguagem de programação C++, e dados vetoriais digitalizados, estruturados com valores de coordenadas UTM (Este, Norte e respectiva altitude ou profundidade) e coordenadas de tela (x, y). O programa utilizado como base para a aplicação dos novos algoritmos e operações com os dados foi o software Digit_imagem, produzido no laboratório de cartografia pelo Professor Henrique Firkowski.

Resultados/Discussão (Arial, 14pt) As operações que envolvem a vizinhança de pontos armazenados em listas sequenciais, por exemplo, a interpolação de um valor de altitude ou profundidade, implica necessariamente na realização de busca em todos os elementos da lista. Visualizou-se que a divisão dos dados em células, adotada na associação dos pontos digitalizados a elementos de grade, mostra-se eficiente, reduzindo o tempo de busca. Isso se explica com o fato de, na estrutura da grade gerada, armazenar- se apenas os índices dos pontos que pertencem a cada elemento de grade. Assim, as buscas de vizinhança ficam restritas a uma vizinhança de elementos de grade e não a grade como um todo. Com isso, interpolou-se o valor de profundidade, em tempo real, da posição do mouse nos casos em que este ocupa a região da imagem, pelo método Inverso do Quadrado da Distância, com a precisão desejada. Figura 7 – Fluxograma de interpolação da A/P em tempo real.

Os algoritmos desenvolvidos tornaram visível parte da programação desenvolvida em análises sobre mapas, e a importância da pesquisa e avaliação de algoritmos computacionais para processos em arquivos de mapas digitais utilizando a estrutura de dados vetoriais. CLARKE, K. C. Analytical and Computer Cartography. Terrain Analysis. Prentice- Hall, Inc. Englewood Clifs – New Jersey CROMLEY, ROBERT G. Digital Cartography. Basic Analytic Geometry. Editora Prentice-Hall do Brasil, Ltda. Rio de Janeiro, RJ MASRY, S., REELER, E. An overview of Digital Mapping. Department of Surveying. Engeneering. Department of Surveying Engeneering. The University of Calgary. Calgary, AB. Province of New Brunswick