SMIL 1.0 Gaspare Giuliano Bruno. Historico Dec 1995: Towards a Real-Time Multimedia Web, 4th WWW conference, Boston Nov 1997: Primeiro Draft SMIL 1.0.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Webdesigning em 30 minutos Bruno Afonso 2 Setembro 2005 Comunicar Ciência 2005.
Advertisements

Atividade 5 Objetivos: Conhecer as regras CSS “width”, “margin-left:auto” e “margin-left:right” e verificar que elas não funcionam no IE a menos que coloquemos.
Faculdades Integradas Santa Cruz
HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web
Melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO) Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso Setembro 2011 LUIZ AGNER MÍDIAS.
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Linguagem HTML Básica Formulários – Detalhamento dos Componentes
Laboratório de Informática Introdução ao JavaScript 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Laboratório de Informática Imagens 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
HTML – Hyper Text Markup Language
XML - Extensible Markup Language
Programas Utilitários Básicos
SELENIUM.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Lucas Augusto Scotta Merlo
Documentando con Javadoc
Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Prof. Marco Aurelio N. Esteves
VÍDEOS NA WEB.
O Portal do Estudante de Computação
7 - Criação de Páginas Web
O que é o Windows?.
Jquery – Parte 3 Linguagem de scripts.
HTML Básico João Araujo.
HTML Técnicas em Programação para Internet
Aula 4 Prof. Naércio Filho Técnico em Informática
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 10 1º Semestre UNIJUÍ.
Tópicos de Sistemas de Informação A
A web é muito mais do que arquivo s HTML. A web é feita de dados.
Introdução à Programação para WEB
Programação WEB HTML.
Apresentação Microsoft Power Point
Instrutor: Tarso Nunes Aires  HTML foi escrito para definir o conteúdo de um documento  Porém, tags como, atributos de cores e etc.
Extensões de arquivos.
Instruções Detalhadas
DVB - Definição O Digital Video Broadcasting Project (DVB) é um consórcio entre 250 e 300 integrantes de 35 países dedicados a desenvolver padrões globais.
Treinamento em HTML & CSS
EDUTECH Especialização em Informática na Educação Recursos Tecnológicos II Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA 4 – Multimídia Data -
Formulários HTML Jobson Ronan
Professor: Márcio Amador
12 de Dezembro de 2007 Jos é Carlos Ramalho XSL or XSLFO Processamento Estruturado de Documentos
Introdução ao CSS Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com.
HTML 1ª aula.
PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET Prof.: Jean Carlo Mendes
Amirton Chagas
UML - Unified Modeling Language
Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima
Aplicativos para Internet CSS
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
TECNOLOGIA WEB XHTML Aula 5 Profa. Rosemary Melo.
OMNeT++.
Escalonamento de Processos EDF Algorithm
Autoria WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa
Identificação dos Genes de uma cadeia de DNA com a ferramenta GENSCAN
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Grupo de .
Linguagem de Programação I DELPHI Professor: João Fábio de Oliveira (41)
Karine Alessandra Córdova
HTML Estrutura e Sintaxe.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
Entrar na página da Diretoria de Ensino e clicar no link indicado Tutorial _Ccleaner.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
(SISTEMA INFORMATIVO DE CONVÊNIOS)
Arleys Pereira Nunes de Castro - Mestrando : Modelagem computacional (SENAI-MCTI) Especialista : Sistema distribuídos (UFBA)
WebDesign JavaScript e jQuery. HTML e W3C - O HTML segue padrão XML - linguagem somente de marcação - somente de visualização de conteúdo sem formatação.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais FATEC-PB Professor: Gustavo Wagner
Rhizome. Roteiro Definição Metas Características Arquitetura Tecnologias envolvidas Referências.
Transcrição da apresentação:

SMIL 1.0 Gaspare Giuliano Bruno

Historico Dec 1995: Towards a Real-Time Multimedia Web, 4th WWW conference, Boston Nov 1997: Primeiro Draft SMIL 1.0 Abr 1998 : W3C Recomendation SMIL 1.0 Jul 1998: Beta G2 da Real suporta SMIL 1.0 Nov 1999: Draft SMIL 2.0 (Boston) Jan 2000: Apple Quicktime 4.1 (SMIL 1) e Internet Explorer 5.5 (XHTML+TIME 2)

Historico Outubro 2000: Adobe suporta SMIL (Adobe GOLive 5.0) Junho 2001: Grins, primeiro player SMIL 2.0 Agosto 2001: Internet Explorer 6.0 Suporta SMIL 2.0 (XHTML+SMIL) Agosto 2001: Draft XHTML+SMIL Agosto 2001: W3C Recomendation SMIL 2.0 Setembro 2001: RealOne Plataform Beta, Suporte completo a SMIL 2.0

Exemplos The Doctor's Trial at Nuremberg Finance2000: Mutual Funds in the Global MarketplaceFinance2000: Mutual Funds in the Global Marketplace

Estrutura Head: Informações Não Temporais (Layout, MetaDados, etc...) Body: Informações Temporais (Seqüência de mídias, paralelismo, etc..)

Meta Dados Incluso dentro do Head Possui informações sobre a apresentação em geral (Autor, Versão, etc...)

Layout Define o posicionamento das mídias na apresentação. Composto por: –root-layout: Define o molde da apresentação (tamanho, comprimento, cor de fundo, etc...)root-layout –region:region –Define uma área dentro da raiz. –Possui um identificador (ID) para se relacionar com as medias. –Pode conter informações de sobreposição (z-index)

Layout

Layout Parâmetro fit fit é usado para determinar a ação a ser executada caso o tamanho da mídia seja diferente do tamanho da região informada. Segue os seguintes padrões:

Mídias Definidas sempre dentro do campo Body Precisam de uma região de layout (a não ser que sejam medias seqüenciais ou seja mídia de áudio) Pode ser: –audio –video –img –text –textstream

Midias

Sincronismo O sincronismo de medias se da com o uso dos elementos, para mídias em paralelo, e para mídias em seqüência. É obrigatório informar a região de layout onde a mídia ira ser executada

Sincronismo

Clipping Clipping é a técnica de cortar uma media em fatias de tempo Composta por clip-begin clip-end tempos: 15s, 0.5s, 2:01, 1m, 1h, etc...

Clipping

Inline Timing Consiste em definir o momento em que uma midia entra, quanto tempo ela toca, e o momento em que ela sai Comporto por dur, begin, end Importante para mídias não temporais (text, img) Pode usar referencia a outras mídias: id(vid), id(vid)(4s)

Inline Timing

Fill Usado para determinar a ação a ser executada caso uma mídia, após executada normalmente, não atinja o final do tempo de apresentação. Pode conter os valores remove e freeze EX:

EndSync O parâmetro endsync permite o controle de um bloco paralelo do smil. Com ele, é possível informar qual é a mídia mestre de um bloco de mídias em execução paralela. A mídia mestre informa quando o bloco irá terminar.

Endsync Seus valores são: –first: a primeira mídia a terminar sua execução encerra todo o bloco. –last: o bloco é executado até a última mídia terminar. –id(mídia): o bloco é executado até que a mídia informada termine.

EndSync EX:

Paramentros de Teste Utilizado para selecionar um determinado conteúdo de acordo com o ambiente em execução. São empregados utilizando o elemento

Parâmetros de Teste system-bitrate –Executado apenas se a taxa de transmissão (bitrate) estiver igual ou maior que o valor informado. –EX:......

Parâmetros de Teste system-language Executado se o código do pais informado for igual ao definido no sistema operacional (ou player) EX:

Parâmetros de Teste system-screen-size - system-screen-depth –Executados apenas em ambientes com as características de resolução e cores informadas. –EX

Links A representação de um link pode ser para outro objetos qualquer (html, smil, etc...) É possível o posicionamento automático dentro de outra mídia SMIL utilizando o caracter #. EX: O posicionamento é então feito para o inicio da media com este id:

Links Elemento Associa um link a uma media. Sempre que o usuário clicar na região onde a media esta sendo apresentado, o link é executado. EX:

Links Elemento Associa um link a partes de uma região da media ou links temporais (validos por um período de tempo). As coordenadas podem ser relativas (em porcentagem) ou absolutas. Para links temporais, são validos os parâmetros begin e end O elemento também aceita identificadores (id). Neste caso, ele passa a agir como um destino.

Links

Links Apresentação A: Apresentação B: <anchor id="joe" begin="0s" end="5s" coords="0%,0%,50%,50%" href=" <anchor id="tim" begin="5s" end="10s" coords="0%,0%,50%,50%" href="

SMIL 1.0 FIM... Fonte: