O que é o Direto ? É uma solução integrada de correio, agenda e catálogo pessoal e corporativo baseada em software livre. A demanda No início de 1999.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novas Tecnologias Microsoft.
Advertisements

2003 Prentice Hall, Inc. All rights reserved. 1 Ambientes de Programação C++ Tópicos 1.1 Introdução 1.2 Compiladores C++ 1.3IDEs C++ 1.4Editores de código.
Ronaldo Celso Messias Correia
Biblioteca Digital da Memória Técnico-Científica do INPE
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Serviço Collector Treinamento no GRADEp Serviço Collector CollectorDemo e.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Serviços Integrados na Arquitetura da Internet Apresentação: Fernando Nadal.
Divisão de Processamento de Imagens Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 2008 DPI/OBT – 2007.
Workshop da DPI 2 a 4 de Setembro de 2009 Processamento Digital de Imagens Óticas.
Metodologias de Construção de Sites
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PPGEP - Jornalismo On-line
Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa.
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Sarajane Marques Peres
Arquitetura de Sistemas de Informação
Sistema de Informações para Convenentes via Web Service
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Secretaria de Comunicação
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aula #1.1 – Tutorial de Web Services utilizando o NetBeans 5.5 Disciplina: CE 262 – Ontologias e Web Semântica.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Curso de Introdução ao Sistema Operacional Linux Parte 1 Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo Laboratório de Sistemas Integráveis.
X3D - AUTORIA Jorge Ferreira Franco Laboratório de Sistemas Integráveis - LSI - USP Disciplina - Realidade Virtual.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Conceitos e características dos Projetos
Curitiba, março de 2006 COMPENSAÇÃO AMBIENTAL. Fundo de Compensação Ambiental Criar alternativa de administração dos Recursos da Compensação Ambiental.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Alexandre Eiki Onishi Supervisor(IME): Prof. Siang Wun Song
MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado Sistema de Reconhecimento de Escrita On-Line.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Tecnologia para Web Enrique Pimentel Leite de Oliveira
WOntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais Baseada em Workflows e Ontologias Aluno: Daniel Cintra Cugler Orientadora: Profª. Dra. Marilde T.
Unified Modeling Language
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
A segurança de sua receita em 3-Dimensões Copyright ©2013 Verimatrix, Inc. Company Confidential1 REDE Engloba broadcast, cabo, telecomunicações, Silos.
Soluções usando Microsoft conteúdo Management Server 2002 Connector for SharePoint Technologies - MVP Exchange Server
Administração e Exploração Avançada de Bases de Dados Mestrado em Engenharia de Sistemas Braga, 2014.
Transcrição da apresentação:

O que é o Direto ? É uma solução integrada de correio, agenda e catálogo pessoal e corporativo baseada em software livre. A demanda No início de 1999 surgiu a demanda para uma solução de Correio, Agenda e Catálogo para o Estado do Rio Grande do Sul Definições

Escalabilidade Baixo custo Independência de fornecedor Utilização de protocolos padrões Independência de plataforma do lado cliente Independência de plataforma do lado servidor Mobilidade dos usuários Requisitos

Framework

Histórico Jun/1999: Início do desenvolvimento do Direto Nov/2000: Início da implantação do Direto na PROCERGS Abr/2001: Lançamento site Nov/2001: Lançamento da versão 2.0 Jan/2002: Fontes disponibilizados no CVS Dez/2002: Lançamento do instalador da Versão 2.5 Dez/2002: Disponibilização do update para a versão 2.6 Jun/2003: Lançamento versão

Arquitetura da Aplicação Design Pattern: MVC (Model-View-Controller)

Caso Direto no Governo do RS Instalação centralizada na PROCERGS 33 organizações (+ 2 em início de implantação) caixas postais

Softwares utilizados SuSE 8.0 Cyrus-imap cyrus-sasl pam-ldap Postfix OpenLDAP PostgreSQL 7.2 apache Jakarta Tomcat IBMJava SuSE 8.0 Apache mod_ssl 2.8 mod_webapps Jakarta Tomcat IBMJAVA smtp, imap4, ldap3, jdbc

Ambiente (software/hardware/distribuições) 2 x PIII Gb RAM 170 Gb FreeBSD 4.7 Cyrus-imap Postfix Servidor de BD FreeBSD 4.5 PostgreSQL V 3.0 AMD Athlon 900 MH 512 Mb RAM HD IDE 20 GB SuSE 8.0 Apache mod_ssl mod_jk Jakarta Tomcat IBMJAVA AMDAthlon 850 MH 512 Mb RAM SuSE 7.3 OpenLDAP V2.6 AMD Athlon 900 MH | 512 Mb RAM | HD IDE 20 GB SuSE 7.2 | Apache+SSL _ mod_jk | Jakarta Tomcat | JDK LDAP smtp/imap LDAP (aut. Imap, aut. Consulta smtp) Jdbc LDAPJdbc

Software Livre

Disponível para Download no website: Binários Instalação 2.5 Atualização 2.6 Atualização 2.61 Fontes Pacote CVS Manuais do Usuário (on-line ou PDF) de Instalação (on-line ou PDF) Software Livre

GNU General Public Licence, escrita pela Free Software Foundation, Inc. Publicada no site É aplicada à maioria dos programas da FSF e aos programas cujos autores concordem em utilizá-la Inclui Copyright e uma declaração que permite a cópia Contém os direitos do autor direitos do usuário (alteração e distribuição) deveres do usuário Licença GPL

Licença Pública Genérica para Programas de Computador Motivações Adaptação para o Brasil da GNU - GPL Disponível em Definições da LPG - PC Licenciador Licenciado Conteúdo Direitos e obrigações do Licenciador e do Licenciado Uso do programa (novidade em relação à GNU-GPL) Publicação do programa Distribuição do programa Reprodução do programa Alteração do programa

Registro do Direto (C) Copyright 2000 PROCERGS Projeto Direto Registro de Marca no INPI Objetivo do Registro: Proteção de autoria V2 é GNU-GPL V3 está sendo adaptada para LPG-PC

Condições de uso Redistribuição e uso do código fonte e do binário, com ou sem modificações são permitidos, respeitando algumas condições adicionais à GNU-GPL (V2) e L.P.G. - P.C.(V3): Deve conter a nota de direitos autorais Modificações devem ser notificadas à PROCERGS (evolução do software) Produtos derivados e material de divulgação deve conter: Este produto inclui o software Direto ( desenvolvido pela PROCERGS (

Exemplo

Trabalhos Futuros Melhoria em funcionalidades existentes: Listas Públicas Módulo de administração Agenda Lixeira Internacionalização nas regras de negócio Novo website multiidiomas Padronização do schema utilizado no LDAP Mudança na estrutura do LDAP Níveis de compartilhamento

Trabalhos Futuros Certificação Digital (assinatura e criptografia) Filtro de mensagens Lista de tarefas Perfis de usuários Distribuição dos serviços Uso de EJB / Application Server Ferramentas administração servidores (backup/restore, stats,...) Instaladores para diversas distribuições Documentação UML e Javadoc

Sugestão de Trabalhos Padronização do schema utilizado no LDAP Certificação Digital Remodelagem de Classes Avaliação de desempenho