Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 GT GRADEp Middleware GRADEp Serviços.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Avaliação Institucional Orientações Gerais para a Avaliação Externa Prof Hélio Nogueira da Cruz São Paulo, 12 de maio de 2004.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Aplicações da informática na administração e assistência
Reconstrução filogenética: Inferência Bayesiana
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
CMP231 – Sistemas Embarcados Ronaldo Ferreira
Programação distribuída e paralela (C. Geyer) Globus – introdução e RMS v1 1 Introdução ao Globus.
Curso Grid Globus Monitoring and Discovery Service (MDS)
Modelando com UML CMP 231 – Sistemas Embarcados
Gerência de Dados em Grades Motivação: – 1a geração de suporte a dados em Grades: ferramentas para transferência e catalogação de réplicas: Globus: GridFTP,
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
Treinamento no GRADEp Serviço Executor ExecutorDemo.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Aplicação GeneAl Treinamento no GRADEp Aplicação GeneAl.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Serviço OXManager Treinamento no GRADEp Serviço OXManager OXManagerDemo.
Treinamento no GRADEp HelloWorld Args. Slide 2 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - julho 2005 HelloWorld e Args Autoria Autora.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Serviço ContextManager Treinamento no GRADEp Framework Master-Worker.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - julho 2005 Serviço Worb Treinamento no GRADEp Serviço Worb WorbDemo.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Serviço Collector Treinamento no GRADEp Serviço Collector CollectorDemo e.
Treinamento no GRADEp GRADEp Desktop DesktopSwing.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Implantação do Sistema MRP II
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
Introdução A fim de preparar a geração de código, deve-se relacionar o fonte estático do programa às ações em tempo de execução. Durante a execução, o.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Sarajane Marques Peres
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Segurança de Dados no MAER.
Organização e Redução de Custos
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
Implementação Do JXTA Como Protocolo De Transporte Do JacORB
Administração de Sistemas de Informação
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
The Data Warehouse Toolkit
WOntoVLab: Uma Arquitetura para Laboratórios Virtuais Baseada em Workflows e Ontologias Aluno: Daniel Cintra Cugler Orientadora: Profª. Dra. Marilde T.
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Transcrição da apresentação:

Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 GT GRADEp Middleware GRADEp Serviços

Slide 2 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Autor Rodrigo Real e Adenauer Yamin Versão (número, data, autor) V1, junho de 2005 V2, agosto de 2005, Geyer V3, setembro de 2005, Geyer

Slide 3 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Sumário da apresentação 1Execução Distribuída 2Reconhecimento de Contexto e Adaptação 3Comunicação 4Acesso Pervasivo

Slide 4 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Visão Geral Visão geral o objetivo desses slides é fornecer uma visão geral dos serviços oferecidos pelo middleware GRADEp os serviços são agrupados em 4 grandes áreas: Execução Distribuída Reconhecimento de Contexto e Adaptação Comunicação Acesso Pervasivo

Slide 5 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Execução Distribuída Executor Executor controla o ciclo de vida das aplicações instanciação remota e migração de Oxs interage com a CIB e repositório de código usa padrão de projeto Strategy seleção de nodo de execução através do serviço Scheduler utiliza o serviço Worb para acesso remoto aos nodos

Slide 6 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Execução Distribuída Cell Information Base - CIB Cell Information Base - CIB base de informações da célula mantém os dados estruturais da célula informações referentes aos usuários organização baseada em espaços de nomes tipados foi selecionado o servidor LDAP para armazenamento das informações

Slide 7 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Execução Distribuída OXManager OXManager o OX é a instância de objeto GRADEp criada por intermédio do serviço Executor à qual pode ser associada meta-informação em tempo de execução o OXManager é responsável pela gerência e manutenção da meta- informação associada a um OX oferece consulta e atualização pervasivas aos atributos do OX

Slide 8 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Execução Distribuída Discoverer Discoverer responsável pela localização de recursos especializados a busca é feita por parâmetros abstratos a amplitude de pesquisa é parametrizável: próprio nodo segmento local célula local vizinhança nível 1, vizinhança nível 2 o serviço ResourceBroker intermedia as interações inter-celulares

Slide 9 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Execução Distribuída Resource Broker Resource Broker controle da alocação de recursos às aplicações determina quais recursos são visíveis externamente à célula interage com o Discoverer e Scheduler altera a "permeabilidade" da célula usando o serviço Gateway

Slide 10 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Execução Distribuída Gateway Gateway intermedia as comunicações de nodos externos com recursos internos da célula a princípio nenhum recurso é visível externamente o ResourceBroker define esta visibilidade externa parametrizando o Gateway

Slide 11 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Execução Distribuída Logger Logger registra os rastros de execução empregado para depuração registro de operações importantes para possível avaliação posterior

Slide 12 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Sumário da apresentação 1Execução Distribuída 2Reconhecimento de Contexto e Adaptação 3Comunicação 4Acesso Pervasivo

Slide 13 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Reconhecimento de Contexto e Adaptação Collector Collector extrai informações dos recursos, recebendo informação de sensores instalados nos recursos o refinamento destas informações gera elementos de contexto configura parâmetros de operação dos sensores

Slide 14 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Reconhecimento de Contexto e Adaptação ContextManager ContextManager refina as informações sensoradas produz informações mais abstratas usa uma cadeia para geração destas informações aggregator translator notifier

Slide 15 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Reconhecimento de Contexto e Adaptação AdaptEngine AdaptEngine controle da adaptação funcional facilita a definição e gerência de comportamentos adaptativos elementos de contexto representados na forma de strings: " : " mecanismo de carga de código contextualizado

Slide 16 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Reconhecimento de Contexto e Adaptação Scheduler Scheduler gerência das adaptações não-funcionais emprega a informação de monitoração (Collector) atende as solicitações do serviço Executor implementação atual utiliza uma estratégia probabilística, tendo como base as redes bayesianas pode se utilizar diversos critérios atualmente está se utilizando poder de processamento disponível

Slide 17 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Sumário da apresentação 1Execução Distribuída 2Reconhecimento de Contexto e Adaptação 3Comunicação 4Acesso Pervasivo

Slide 18 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Comunicação WORB WORB simplifica as questões de comunicação para o ambiente pervasivo mecanismo semelhante a RMI porém sem exigir que a conexão se mantenha estabelecida durante toda a execução remota tratamento da desconexão planejada

Slide 19 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Sumário da apresentação 1Execução Distribuída 2Reconhecimento de Contexto e Adaptação 3Comunicação 4Acesso Pervasivo

Slide 20 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 Acesso Pervasivo Gatekeeper Gatekeeper intermedia acessos entre as entidades externas à plataforma ISAM e os serviços do middleware de execução realiza os procedimentos de autenticação necessários

Slide 21 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 GT GRADEp Middleware GRADEp Serviços