Momento de estudo “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Provérbios 9:9.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Balanced Scorecard (BSC)
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
2008 já começou! É hora de definir várias ações!.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende.
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Seminário de Treinamento de Presidentes Eleitos NOVAS GERAÇÕES.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
O que são os Dons Espirituais
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
LIDERANÇA.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Como as Pessoas Aprendem?
Os alunos, ao final da 2ª série do Ciclo I, deverão ser capazes de: Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, formular.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
1 31/3/ Projeto V.I.D.A. Uma iniciativa: Com apoio:
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino JAÚ 1 1.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Transcrição da apresentação:

Momento de estudo “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Provérbios 9:9

Fontes de Inspiração “Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Col. 1:9,10. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Vamos refletir: PLANEJAMENTO DE AULA & ENCANTANDO O ALUNO Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Planejamento Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Planejamento O que é Planejamento? Motivos para Planejar uma aula Fases do Planejamento Objetivos do Planejamento Vantagens do Plano de Aulas Resultados do Não-Planejamento Execução do Plano de Aula Avaliação do Plano de Aula Profª. Vanuzia Machado Pereira

Palavras de Jesus sobre Planejamento “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” Lucas 14:28-30 Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Planejamento Conceito Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar. Definição Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada. Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Planejamento Quem utiliza? Engenheiros  Projeto Administradores  Planejamento Estratégico Exército  Tática de Guerra Equipes Esporte  Treinam antecipadamente Orquestra  Ensaia Governo  Orçamento Professores  Plano de Aula Profª. Vanuzia Machado Pereira

Planejamento de Ensino Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino. Marcos Tuler Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Motivos para Planejar Organiza; Dá senso de direção; Ajuda a progredir; Ajuda na seleção do material e atividades; Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem; Motiva os alunos a estabelecerem alvos; Encoraja o professor. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Plano de Aula Plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Preparação do Professor GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento do conteúdo, capacidade de domínio das teorias do ensino e da aprendizagem. ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado das atividades a serem realizada na sala de aula. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R Acróstico Leitura do Referencial Curricular e Livros didáticos, entre outros; Identificação do tipo da competência e habilidade de cada ano. (Teórica ou Prática); Definição dos objetivos e metas a serem atingidas; Escolha da Metodologia (Seminário, debates, grupos, etc.) e materiais pedagógicos; Recolhimento de dados e informações sobre os temas/conteúdos a serem trabalhados; Análise do tempo para cada competência e habilidade a ser trabalhada; Resumo: Conclusão, aplicando a avaliação observando o que o aluno aprendeu. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Perguntas antes da elaboração do planejamento: O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer e como fazer? Como avaliar o que foi alcançado? Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Objetivos Objetivos Gerais: Educar o aluno para a vida. (Não mera transmissão de conhecimento). Educar o aluno para o exercício da cidadania. Objetivos Específicos Referem-se ao esperado em termos de particularização sobre a compreensão da matéria de ensino ( conteúdos pré -requisitos). Profª. Vanuzia Machado Pereira

Semana de Planejamento Segunda: Leitura – Leia o Referencial Curricular, os Livros didáticos e faça um estudo geral de tudo que possa ajudá-lo e possa aumentar seus conhecimentos. Reserve um período para revisar P.P.P. e P.A.. Terça: Histórico – Reveja todo o acervo que tem disponíveis e recorde o que usou de bom e deu certo em 2007. Termine a revisão do P.P.P. e P.A. estabeleça metas. Quarta: Pessoas – Verifique o tipo de clientela que você vai trabalhar, se possível cada aluno e qual o perfil desta clientela. Recorra as informações e tecnologias disponíveis na Unidade Escolar. Quinta: Analise geográfica– Estude os recursos didáticos disponíveis e analise toda a equipe (professores de sua área e suporte pedagógico que possa trocar experiência com você, principalmente aos professores que cursam Gestar e Cesgranrio. Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente. Releia suas anotações no seu planejamento e elabore a metodologia de execução. E na próxima Segunda aplique: Leia outra vez o plano e mãos a obra, tenha um bom trabalho. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Execução do Plano de Aula Introdução Prenda a atenção dos alunos; Introduza o assunto e seu relacionamento com as demais atividades do bimestre; Aponte os objetivos da atividades; Fale como trabalhará o tema. asdasdasda Profª. Vanuzia Machado Pereira

Execução do Plano de Aula Exploração do assunto Discorra sobre o assunto tópico por tópico; Pergunte, responda, verifique a aprendizagem; Proponha atividades; Faça com que o aluno faça uma auto-análise diante do tema. Conclusão  Feche o assunto. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Avaliação do Plano de Aula O Plano foi completamente executado? Atingiu os objetivos? Seus alunos estavam interessados na aula? Houve falhas? Quais? O tempo foi suficiente? Efetuar as mudanças no próximo plano? Profª. Vanuzia Machado Pereira

Vantagens do Plano de Aulas Fixa bem a lição na mente do professor; Dá ao professor um plano de operação; Divide os conteúdos em atividades cronologicamente equilibradas; Inclui participação planejada; Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista; Evita surpresa. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Resultados do Não-Planejamento Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a atividade. Atividade inacabada – a falta de um plano de aula, impossibilita terminar a atividade com qualidade. Judeu errante - vagueando sem ponto de referência e direção. Desmotivação do Aluno. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Motivação & Criatividade Encantando o Aluno Motivação & Criatividade Profª. Vanuzia Machado Pereira

Profª. Vanuzia Machado Pereira Encantando o Aluno O aluno aprende: Quando motivado, estimulado Quando gosta Quando necessita Quando vê fazer Quando faz Quando há métodos certos Quando investiga e pesquisa independentemente Quando está interessado Quando crê, confia Quando ora Quando recebe atenção especial Profª. Vanuzia Machado Pereira

Fatores que Encantam o Aluno M.A.C.C.E.T.E Motivação Atenção Conteúdo Criatividade Empatia Testes desafiadores Espírito empreendedor. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Tipos de Motivação Errônea a) Motivação por Retribuição Se você se comportar direitinho, ganha um ponto de participação. Se você fizer as atividades, ganha visto e consequentemente ponto no final do bimestre. O aluno faz o que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado. b) Motivação do sentimento de culpa Se você não se comportar, a professora vai anotar seu nome no caderno, depois não chore e a culpa é sua. Depois que eu morrer, não adianta levar flores. Se você não prestar atenção, mas na frente verá... O aluno não consegue fazer e se sente frustrado. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Tipos de Motivação Errônea. c-Motivação do uso da mentira Faça a pesquisa que valerá 03 pontos, e quando o aluno entrega vale só 01 ponto. Quando um aluno percebe que foi enganado, nunca mais irá confiar em você, e talvez não confie mais em ninguém: Profª. Vanuzia Machado Pereira

A Palavra-chave do Professor R e s p o n s a b i l i d a d e Ensinar os adolescentes e aos jovens o caminho em que deve andar... Educar adolescentes e jovens, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida profissional. Ensinar os adolescentes e jovens, cujo aprendizado será propagado para a vida toda. Ministrar os adolescentes e jovens que serão logo, logo adultos e futuros profissionais deste Estado e do País. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Referências Bibliográficas Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Tocantins Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do Tocantins. Tuler, Marcos. Pedagogia de Projetos: uma nova proposta de aprendizagem para a Escola. 2007. Almeida, João Ferreira. A bíblia Sagrada. Revista atualiza no Brasil 2ª ed. Profª. Vanuzia Machado Pereira

Ótimas Aulas !!! Técnicos de Acompanhamento. Coordenação de Ensino Fundamental e Médio DRE - Araguaina Profª. Vanuzia Machado Pereira