Fé e Religiosidade Popular na vida das comunidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

DA FESTA DE N. S. DA PIEDADE AO QUADRILÁTERO SAGRADO
Cristianismos Originários Os seguidores e seguidoras de Jesus na 1a. Geração.
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Senhor da Vida.
Oração 15º encontro.
CIDADANIA.
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, de 7 a 9 de março, saudamos todas as.
A ESPIRITUALIDADE DO CORAÇÃO, NO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição
DISCIPULANDO OS COMUNS
Mariangela Calil Conde
Arte Cristã Primitiva.
Vaso Insigne de Devoção
O REI E A FRASE.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Site: O bem da Caridade Site:
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
Quarta-feira de cinzas
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
eu quis reunir teus filhos,
Mapa Físico da Europa.
Edificando Famílias Saudáveis
Nossa Senhora da Consolação.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
CAMPANHA JEJUM DE SILOÉ
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
Também foi ensinado que a prática da compaixão e da solidariedade não era vista como uma questão de simples pena do necessitado, ou de boas intenções.
NÃO TENHAM MEDO DAQUELES QUE MATAM O CORPO!.
Religiosidade do brasil
Nossa Senhora do Equilíbrio
Pastoral da Saúde: Orientações Práticas
Rainha dos Confessores
Eis o Cordeiro de Deus.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
«Devora-me o zelo pela tua casa».
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Mateus 8.1 a 3. Mateus 8.1 a 3 “Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus” II Cr 15.3a.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
CONCEITOS DE SAÚDE CONCEITO
Conta a velha lenda que um rei muito poderoso ao enfrentar um outro rei tão poderoso quanto ele, quase perdeu tudo.
Senhor da Vida.
A presença da Virgem Mãe de Cristo figura nos escritos dos primeiros cristãos, como nas venerandas fórmulas de fé. Ela é recordada em antigos textos.
Nossa Senhora da Consolata.
82 Anos Pregando as boas novas boas novas. Feliz Sábado!
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
POR CAUSA DE NOSSO SENHOR,
Como o Império Romano chegou ao fim?
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
ADORANDO AO SENHOR.
HISTÓRIA DA IGREJA.
A história do nascimento de Jesus Cristo.  O que você faria ao ver uma criança nascendo nessas circunstância?  Sem recursos, com muitas limitações.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
Transcrição da apresentação:

Fé e Religiosidade Popular na vida das comunidades

RELIGIOSIDADE POPULAR Termo é utilizado para designar as expressões religiosas não oficiais...

...é aquele catolicismo vivido e praticado pelas classes populares, ou seja, pelo nosso povo mais pobre e oprimido.

Então, “Religiosidade Popular” seria a atitude que origina formas de culturas populares, dos pobres e simples, que procuram relacionar-se com o divino de forma mais simples, mais diretas e mais rentáveis. Mais simples – na tentativa de superar o intelectualismo e a abstração dando lugar ao sentimento e a imaginação. Mais diretas – como forma de rejeição de mediações clericais que seriam sentidas mais como obstáculo do que como mediação. Mais rentável dirige-se a satisfação de desejos utilitários (magia, superstição), que podem adulterar a religiosidade popular.

Elementos Históricos

Expansão do cristianismo nos primeiros séculos O cristianismo conquista o mundo, mas isso não se por causa do martírio, da santidade, dos milagres, da evangelização, como costumamos dizer....

Mas desde a sua origem, a novidade do cristianismo não deve ser procurada em megaprojetos, mas em trabalhos humildes

A arqueologia nos abre um panorama novo e inesperado: Cristo vence Asclépio, Maria vence Ísis

Asclépio Primeiro deus do panteão grego que desceu do Olimpo para se envolver com a dor da humanidade (80% da população vivia em condições precárias)

Ísis, chamada “rainha do céu”, é a imagem da mãe carinhosa, que protege seu filho e demonstra cuidado que as pessoas têm com a maternidade, a procriação, a proteção da natureza e a educação dos filhos

Com o passar dos anos, Cristo e Isis vão tomando o espaço no coração do povo porque passam a ser mais “eficientes”. Essa maior eficiência provém do fato de que o movimento cristão cava mais fundo nos pressupostos da desigualdade social existente no Império Romano....

Para o cristianismo, somos todos iguais diante de Deus, contudo, Ele prefere os pobres. Essas idéias têm enorme influência, já que as primeiras comunidades cristãs viviam em contato direto com categorias sociais marginalizadas, onde violência, injustiça e mesmo suicídio (por desespero) fazem parte da vida diária

Tendo uma comunidade cristã por perto, os pobres sabem para onde se dirigir em suas necessidades de saúde, maternidade, educação dos orfãos, amparo às viúvas, cuidado com os mais velhos, atendimento aos presos, sepultamento digno

As vitórias simbólicas de Cristo e de Maria são na realidade vitórias do povo analfabeto na sua luta por dignidade e bem-estar.

O QUE SE PASSA POR TRÁS DA RELIGIÃO E DOS RITOS   Desde sua origem do cristianismo “existe uma pressão da religiosidade popular que empurra os bispos a reconhecer a relação entre devoção e problemas que afetam as pessoas pobres (doença, marginalização, penúria, morte)”

O que a religiosidade popular nos traz é que a novidade do cristianismo não têm de ser procurada no nível dos símbolos, das imagens ou dos ritos, mas no nível de uma ação eficiente no campo das relações sociais e políticas.

Os primeiros cristãos, ao combaterem os deuses, na realidade combatiam a falta de sensibilidade pela humanidade sofredora....

É uma fé de olho nas necessidades das pessoas Os seguidores de Jesus preferem projetos concretos, miniutopias realizáveis.... É uma fé de olho nas necessidades das pessoas

Por exemplo, os imigrantes que chegavam a Roma encontravam na casa do bispo a mesa posta e um abrigo para os primeiros dias de sua permanência na grande cidade.

Em algumas comunidades existia um serviço regular de alimentação e hospedagem para necessitados, viúvas e órfãos... e até uma caixa de dinheiro comunitário destinado a casos de emergência

É um cristianismo de mãos calejadas e quase nenhuma escrita, de mãos habituadas a lidar com mesa e cozinha, fuso e agulha, enxada e arado, na fonte, na oficina, mãos de trabalhadores do campo e na cidade, de escravas domésticas nas casas senhorais.

O cristianismo de ontem e de hoje se consolida por causa de uma atuação persistente e corajosa na base do edifício social e político da sociedade, e na medida em que apresenta resultados positivos na vida das pessoas.