Tecnologia Espacial na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
Fransmar Lima de Vargas
Os lugares que formam o mundo
texto da Renata e da Francine
Xico, O campeão da reciclagem
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Nossa resposta à Terra:
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Diga ao Vento....
Deixe os slides mudarem sozinhos – música com letra
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Introdução à Cartografia
Questionário Sociolinguístico
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Professora Carol/Geografia
Educar para Não Poluir Meio Ambiente.
Observatório Educação e Cidade
CAPÍTULO 2: Colorindo o mundo. Cuidado com o meio ambiente
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE
CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE
PROJETO PLANTAR E SEMEAR
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 2º ano
EM HOMENAGEM AOS 55 ANOS DO COLÉGIO SANTA DOROTÉIA
MATA CILIAR.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Lugar Onde Moro (Minha “Quebrada”)
O LUGAR ONDE VIVO !!!.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Visita ao Centro de Tratamento de Resíduos de Gericinó Escola Pio XII Projeto: “O destino do lixo de cada dia ” Alunos – Turmas 201 e 202 do Ensino Médio/2004.
(Oswaldo Montenegro)‏
PROJETO PEQUENOS LITRATOS
Equipe 1 O Rio Tiete: O Rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É conhecido nacionalmente por atravessar, em seus km, [1] praticamente.
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
ASSIM COMEÇOU A HISTÓRIA DO BAIRRO JARDIM PAULICÉIA
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
CTR Nova Iguaçu.
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E PRESERVAÇÃO – AVALIANDO A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DE GAROPABA DO SUL, JAGUARUNA –SC, SOBRE O PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO LOCAL. UNISUL-Universidade.
CARTA DA TERRA Para crianças.
Curso sobre Revista.
Ug0Lin1.
O rio de janeiro e as Copas
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Comunidade Dandara: um exemplo de luta por dignidade Situada no bairro Céu Azul, região da Pampulha, em Belo Horizonte, MG, Brasil, a Comunidade Dandara,
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
Eu... Sou natural de São José dos Campos, cidade onde moro (maior cidade do vale!) Sou nascido no dia 28/02/1995 Moro no Jardim Satélite. E sou aluno.
GEOGRAFIA – 5º Ano Região Sudeste.
Pequenas Ações Podem Mudar o Mundo
Sócrates está tranqüilamente fazendo jogging, tranqüilamente fazendo jogging, quando é quando é atropelado e morre.
Janaina ViegasHIPERMÍDIA. Ideia Central: Organizar uma narrativa não linear baseada no trajeto da linha 7-Rubi da CPTM (antiga São Paulo Railway) A primeira.
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Oficina de Projeto DE PROJETOS
Tem causa A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul é uma das 27 Unidades Federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina.
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
Tema: O Homem como animal político – definição aristotélica
Oi JACKELINE, TUDO BEM?. VAMOS ESTUDAR GEOGRAFIA?
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Fátima do Sul – MS Escol Estadual Senador Filinto Müller Professora: Maria de Lourdes Aluno: Diego da Silva Andrade Projeto Geosite.
Situação de aprendizagem 1 Fronteiras da República Federativa do Brasil Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia Espacial na Educação Suely Franco S.Lima Teresa G. Florenzano Elisabete C. Moraes Gabriel Pereira Sensoriamento Remoto na Educação

Projeto “Canto que Canto” Suzana Verena Macário Rosa Professora de coral Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Escola Estadual Conjunto Residencial D´Pedro I São José dos Campos - SP Esta é a turma da 4ª série do “Latão”

Os alunos não gostavam de onde moravam, por ser muito violento e ter muito lixo espalhado. Convidou os alunos a estudar o bairro.

Estudar o mapa da cidade e reconhecer os bairros da região sul. Localizaram a escola e casas.

Observar uma imagem de São José dos Campos (Introdução ao Sensoriamento Remoto) Alunos observaram onde havia mais vegetação no município, a mancha urbana e a localização do bairro.

Bairros que estão em volta No bairro Campos dos alemães, observam um lago que foi aterrado com lixo e hoje pessoas vivem de catar esse lixo. Imagem de 1999

Visita ao aterro com os alunos em Out/2002. Fizeram lista dos lixos encontrados

No Salinas, ainda no Campo dos Alemães também está se formando um ponto de lixão bem próximo ao conjunto de casinhas iguais, construídas em mutirão pelos moradores da ex- Favela Salinas. Salinas, área verde onde nasce o córrego Senhorinha e que futuramente vai se transformar em um “Parque Regional Córrego Senhorinha”.

Percebemos que em todo terreno ou área aberta, se forma um acúmulo de lixo. Todo lixo concentrado dá um aspecto de desleixo dos moradores, o que nos deixa muito envergonhados, pois moramos aqui e estamos aprendendo a conservar e a preservar. Com a violência que também nos envergonha, aprendemos que a melhor forma de combatê-lo é não sermos mais violentos que ela; acreditamos que se mudarmos nossas atitudes quanto ao trato do lixo e às pessoas, poderemos sustentar um bairro bonito e em paz.

Atividades realizadas pelos alunos 2- Agora faça em seu caderno, uma lista das palavras que você encontrou no diagrama e circule os objetos que podem ser reciclados.

3-Cruzadinhas: A- Conjunto de técnicas que permite obter informações da superfície da terra à distância. B- Nome da foto de satélite. C- Local que anteriormente era um lago e que agora os moradores jogam lixo. D- Nome que se dá a tudo que não utilizamos mais e jogamos fora. E- Nome dado ao levantamento detalhado de uma cidade, contendo suas regiões, bairros e ruas. F- Nome dado à Escola Estadual do Conjunto Residencial D. Pedro I. G- Nome do Córrego que nasce na área verde da Salinas. H- Atitude que devemos ter, na comunidade em que vivemos (bairro), no cuidado e proteção à natureza que nos cercam.

Tecnologia Espacial na Educação Suely Franco S.Lima Teresa G. Florenzano Elisabete C. Moraes Gabriel Pereira OBRIGADA!