A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR"— Transcrição da apresentação:

1 POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO 2013 Disciplina: Gestão Integrada de Mídias na Educação Professora: Laurete Maria Ruaro Aluna: Josianne Repski Tutor: Marcelo Fabricio Chociai Komar Data: 13/10/2013

2 EDUCAR NA BIODIVERSIDADE, PRESERVANDO O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.
Público: alunos do 3º ano do ensino fundamental; Duração: uma semana;

3

4 Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente. Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, como a biodiversidade e a sustentabilidade, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, vamos trabalhar com as crianças a importância do meio ambiente para o equilíbrio da terra e sobrevivência de nos seres humanos enfatizando a necessidade urgente da colaboração de todos a fim de regredir a situação alarmante pela qual o planeta esta passando. 

5 Objetivos Gerais Reconhecer a ação do homem na transformação do Meio Ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e a sua preservação. Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao Meio Ambiente.  Em essencial, a questão da importância da água para os seres vivos, e sua preservação ambiental.

6 Objetivos Específicos
Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente; Perceber a ligação do homem com a natureza; Estudar os recursos naturais e os benefícios que trazem ao homem e também que malefícios trarão sua escassez.  Compreender o ciclo da vida; Conscientizar da interferência negativa do homem na transformação do meio em que vivemos; Ampliar os conceitos sobre natureza e biodiversidade; Conservar e cuidar do meio ambiente; Conscientizar para o não desmatamento, para a não poluição; Conscientizar da importância da água; Pesquisar o ambiente em que vivemos.

7 Justificativa Tendo em vista a grande preocupação mundial em relação ao destino do nosso planeta e a preservação do Meio Ambiente, cabe a escola provocar uma discussão dessa temática com os alunos e toda a comunidade buscando sensibilizá-los sobre a importância de cuidarmos do lugar onde vivemos, mostrando a todos que é nossa também a responsabilidade de preservar e reflorestar e que cada um deve fazer a sua parte. 

8 Metodologia Foi trabalhado com os alunos os vídeos do “Salto para o futuro” sobre a biodiversidade, preservação do meio ambiente e a poluição da água em sala de aula. Discutiu-se com eles em relação a necessidade de se preservar a natureza, conhecer as causas da poluição e degradação da natureza, identificando algumas maneiras do desenvolvimento sustentável e sua vital importância para as pessoas, valorizar os cuidados que devemos ter para com o Meio Ambiente que promovem qualidade de vida para os seres vivos.

9 Após, os vídeos, realizou-se um passeio com a turma nas proximidades da escola, identificando a real situação do meio ambiente local, que tipos de degradações estão presentes naquele meio ou em suas proximidades, como por exemplo, se o rio que existe perto da escola está sendo poluído ou não. Em seguida, foi proposto aos alunos que escrevessem textos relatando a situação em que se encontra o ambiente visitado anteriormente, e o que pode ser realizado por eles buscando melhorar a situação encontrada, preservando o meio ambiente. Ao final, os alunos construíram cartazes, com suas famílias, que foram expostos na escola, sobre a preservação do meio ambiente.

10 Avaliação A avaliação foi continua, sendo concretizada durante todo o processo, através do interesse e da participação do aluno na realização das atividades propostas, verificando se houve um despertar ecológico no sentido de buscar a preservação do meio ambiente.

11 Análise Pode-se perceber um interesse grande dos alunos no âmbito de preservar o meio ambiente, buscando um mundo mais protegido contra as poluições. Durante a realização do projeto pode-se verificar uma participação grande da família, que realmente partilhou suas contribuições quanto a preservação do meio ambiente, na construção dos cartazes que os alunos levaram para fazer em casa e depois foi exposto na escola.

12 Assim, podemos concluir que a escola tem a possibilidade de ajudar a natureza na preservação do meio ambiente, através da realização de projetos e atividades curriculares que busquem a conscientização dos alunos, pais e a comunidade em geral, sobre a importância de possuirmos um ambiente mais limpo, sem tanta poluição, em que possamos viver harmoniosamente bem com a natureza.

13

14 Referências: Vídeos do SALTO PARA O FUTURO - educar na biodiversidade: Educação, Cultura e Biodiversidade; Água e seus significados para a vida. SCARLATO, Francisco Capuano. Do nicho ao lixo: ambiente, sociedade e educação. ( Série Meio Ambiente) São Paulo: Atual 1992). VALLE, Cyro Eyer. Qualidade ambiental: como ser competitivo protegendo o meio ambiente. São Paulo: Pioneira, 1995.


Carregar ppt "POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google