Profª Vivian Zaboetzki Dutra

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Transcrição da apresentação:

Profª Vivian Zaboetzki Dutra Meningites Profª Vivian Zaboetzki Dutra

Inflamação das meninges do cérebro e da medula espinhal é causada por um microorganismo viral, bacteriano ou fungíco.

Classificação da Meningite Séptica – infecção bacteriana; Asséptica – infecção viral; Tuberculosa

Fisiopatologia Agentes virais ou bacterianos são transmitidos por perdigotos contaminam a corrente sanguínea a partir da nasofaringe ou do ouvido médio; Através de: Sinusite, Pneumonia, Otite média, Fratura no Crânio, Ferimento Penetrante na Cabeça, Punção Lombar,...

Transmissão Doença infecto-contagiosa. A transmissão ocorre através as secreções nasofaringeas contaminadas até 24 horas após o inicio do tratamento

Susceptibilidade É geral, não havendo predominância entre faixas etárias. Acredita-se que locais fechados, comuns em período de inverno e aglomeração favoreçam a transmissão e disseminação de meningite meningocócica

Imunidade Não existe vacina contra todos os tipos de meningite. Esta disponível nos postos de saúde: DTP +Hib, Pneumocócica e Meningocócica

Manifestações Clínicas Síndrome Infecciosa: caracteriza-se por sinais e sintomas comuns a doenças infecciosas agudas e graves que são febre alta 39°C, anorexia, mal-estar geral, prostração e mialgia.

Manifestações Clínicas Síndrome da Hipertensão Craniana: alterações no Líquor, cefáleia, vômitos (geralmente em jatos), palidez, hipertensão arterial, pulso fino e sudorese.

Exames Diagnósticos Punção Lombar: retirada de líquor para avaliação e identificação cultural, bioquímica.

Intervenções de Enfermagem Acomodar confortavelmente o indivíduo em ambiente arejado com pouca luz; Administrar medicação analgésica; Auxiliar no diagnóstico laboratorial (coleta do LCR); Observar sinais de complicações (aumento da dor, alteração no nível de consciência); Instalar hidratação venosa e atentar para o gotejamento; Monitorizar os SSVV; Realizar banhos de aspersão e/ou compressas frias caso o cliente suporte;

Intervenções de Enfermagem Oferecer bastante líquido, logo possa o cliente aceitar, nos intervalos das refeições; Providenciar camas com grades; Conter o cliente no leito; Auxiliar nas atividades de autocuidado; Realizar controle hídrico; Observar sinais de desidratação; Manter pele hidratada podendo fazer uso de cremes hidratantes; Orientar a família quanto a patologia, orientando como participar e auxiliar no cuidado a criança

“ Alunos brilhantes se preparam para receber um diploma, alunos fascinantes se preparam para vida” (Augusto Cury)