AULA 2 – TEORIA LTERÁRIA  Profª: Nichele Antunes  

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA 2010
Advertisements

2008 LCG/UFRJ. All rights reserved. 1 Standard Template Library STL Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti.
Ligue o Som Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Castillo Bamburgh Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino.
Por que será que o som é diferente nestas duas circunstâncias?
Espelhos planos e esféricos
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
“MOSTRA-ME A TUA GLÓRIA”
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
01-Texto, Linguagem e a redação no ENEM – Eixos Cognitivos
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Qual é a função de um texto literário?
Luiz Carlos Lisboa Gondim
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Nada nos separará! Rm 8:
Fazendo Slides no Power Point
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE
BERKELEY E O IMATERIALISMO
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Sentimentos. Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo, e não consegue.
Bárbara e Júlia em Desistir não é Perder Próximo.
Humanidade: potencial e realidade Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-feiras.
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
Precisamos de sacrifícios?
Coisas fora de moda....
O que são os Dons Espirituais
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Cubismo.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LITERATURA NA ESCOLA.
PRONOMES Palavra que substitui o substantivo ou acompanha o substantivo, determinando a significação dele.
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Modelos de Iluminação e Tonalização
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
Sobre as montanhas e o pôr-do-sol
Minha vida te entreguei Se te procuro sei que vou te achar
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Sepultamento de São José. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
Estava um Mestre rodeado por seus pequenos alunos, quando um deles perguntou: Mestre, por que a BELEZA é representada por imagem de mulher? Pôs-se a.
ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUNDIAÍ AGOSTO DE O ministério do ensino é apresentado na Bíblia como uma função essencial ao crescimento da igreja. Jesus.
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Recursividade Estrutura de Dados.
D I R E I T O P E NAL Prof. CLÁUDIO FIRMINO
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
PFFF, INGLÊS??? PRA QUE?? Heeeerp derp, mas aonde eu uso ingreis??? Derp herp.
Skyline Pigeon Elton John Turn me loose Solte-me
Meu Deus, como és grande! Imenso é teu amor!
Deus da Minha Vida Thalles Roberto.
TEORIA LITERÁRIA NOÇÕES BÁSICAS: O QUE É LITERATURA?
Classificação das estrofes
Gêneros Lírico ou Poético
Transcrição da apresentação:

AULA 2 – TEORIA LTERÁRIA  Profª: Nichele Antunes   GÊNERO LÍRICO: é a manifestação literária em que predominam os aspectos subjetivos do autor. É, em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um interlocutor particular (amigo, amante, fantasia, elemento da natureza, Deus...) Não confundir “eu-lírico” com o autor. O “eu-lírico” ou “eu-poético” é uma espécie de personalidade poética criada pelo autor que dá vazão a sensações e/ou impressões.

ELEMENTOS DA VERSIFICAÇÃO: Elementos técnicos que auxiliam a leitura, a interpretação e a análise de textos poéticos. Verso e Estrofe: Cada linha = verso Conjunto de versos = estrofe

Classificação das estrofes: Dísticos = 2 versos Ex. Canção do exílio (José Paulo Paes)  Um dia segui viagem Sem olhar sobre o meu ombro   Não vi terras de passagem Não vi glórias nem escombros. Guardei no fundo da mala Um raminho de alecrim. (...)

Tercetos = estrofes com 3 versos Ex. Os Lírios (Henriqueta Lisboa)   Certa madrugada fria Irei de cabelos soltos Ver como nascem os lírios. Quero saber como crescem Simples e belos – perfeitos! – Ao abandono dos campos. (...)

Ex. Infinito presente (Helena Kolody) No movimento veloz Quartetos = 4 versos Ex. Infinito presente (Helena Kolody) No movimento veloz De nossa viagem, Embala-nos a ilusão Da fuga do tempo.   Poeira esparsa no vento, Apenas passamos nós. O tempo é mar que se alarga Num infinito presente.

Ex. Os Lusíadas (Canto primeiro) - Camões Oitavas = 8 versos Ex. Os Lusíadas (Canto primeiro) - Camões   As armas e os barões assinalados Que, da Ocidental praia Lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo reino, que tanto sublimaram.

Ex. As duas ilhas (Castro Alves) São eles – os dois gigantes Décimas = 10 versos Ex. As duas ilhas (Castro Alves)  São eles – os dois gigantes No século de pigmeus. São eles que a majestade Arrancam da mão de Deus. -         Este concentra na fronte Mais astros – que o horizonte Mais luz – do que o sol lançou!... -         Aquele – na destra alçada Traz segura sua espada -         Cometa, que ao céu roubou!...

Soneto: composição poética de 14 versos = 2 quartetos e 2 tercetos   Ex. Soneto de Fidelidade (Vinícius de Moraes)

Rimas: coincidência de sons (total ou parcial) entre palavras no final ou no meio dos versos. Classificação das rimas: Quanto à categoria gramatical:   POBRES: as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical. Exemplo: ........................situado (adjetivo) ........................cresce (verbo) ........................parece (verbo) ........................quebrado (adjetivo)

RICAS: as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais distintas.   Exemplo: .....................arde (verbo) .....................distante (advérbio) .....................diamante (substantivo) .....................tarde (substantivo)

Quanto à disposição ao longo do poema:   ALTERNADAS ou CRUZADAS: Incendeia A Coração B Passeia A Canção B

PARALELAS ou EMPARELHADAS   Aniquilar A Olhar A Montanhas B Entranhas B

INTERPOLADAS ou OPOSTAS   Espelho A Disfarce Disfarçar-se Conselho? A Versos brancos são os que não apresentam rima.

Métrica: É o número de sílabas poéticas do verso.  Na contagem das sílabas métricas (escansão), observam-se, geralmente, as seguintes normas: A leitura de um verso deve ser caracterizada pelo ritmo; Faz-se a contagem de sílabas até a sílaba tônica da última palavra; Acomodar as sílabas seguindo a entonação. Elisão = supressão de sons ou a sinalefa = acomodação de vários sons a uma única sílaba métrica). Os ditongos, em geral, equivalem a apenas uma sílaba métrica; Normalmente, quando uma palavra termina em vogal e a outra começa por vogal, unem-se esses fonemas numa única sílaba métrica.

Exemplos:   Ouviram do Ipiranga as margens plácidas Ou – vi – ram – do – I – pi – ran – ga – as – mar – gens – plá – ci – das = 14 sílabas gramaticais Ou – vi – ram – doI – pi – ran – gaAs – mar – gens – plá = 10 sílabas poéticas

De um povo heróico o brado retumbante   De – um – po – vo – he – rói – co – o - bra – do – re – tum – ban – te = 14 sil. gramaticais Deum – po – vohe – rói – coo- bra – do – re – tum – ban = 10 sil. Poéticas Tais versos são “decassilábicos” = 10 versos

Pentassílabos ou redondilha menor (5 sílabas)   E agora, José? A festa acabou, A luz apagou, O povo sumiu. (...)

Heptassílabos ou redondilha maior (7 sílabas)   Como são belos os dias Do despontar da existência (...) Eneassílabos = 9 sílabas Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste?

Dodecassílabo ou alexandrino: 12 sílabas poéticas   Olhai! O sol descamba...A tarde harmoniosa Envolve luminosa a Grécia em frouxo véu, Na estrada ao som da vaga, ao suspirar do vento, De um marco poeirento um velho então se ergueu.

Versos livres são os que não apresentam métrica regular.   Ritmo: a musicalidade implícita ou explícita no poema. A Banda (Chico Buarque) Estava à toa na vida, O meu amor me chamou, Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor. (...)