o amor nos tempos modernos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

Pois Tu és o autor da mais bela poesia Nem os verdes campos, e os altos montes expressam o Teu grande amor, Jesus.
Vanguardas e Modernismo
Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
INTERTEXTUALIDADE.
Escola Literária Romantismo
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
Canção do Exílio Gonçalves Dias
Canção do exílio.
CANÇÃO DO EXÍLIO Gonçalves Dias.
CANÇÃO DE EXILIO Gonçalves Dias
As relações entre os textos
1ª Geração: Nacionalidade
O último dos poetas românticos
Romantismo Século XIX.
Romantismo Conde de Clarac, Floresta Virgem do Brasil
Professora: Tânia Valéria
Arcadismo (Setecentismo)
Literatura - Prof. Hélia
Romantismo Contexto no Brasil
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
AH! SE EU PUDESSE... Ah! Se eu pudesse... JANE
ROMANTISMO.
O texto literário: O texto poético
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Professora: Aíla Rodrigues
Só Porque Te Amo!!! Nessa primavera enfim vou encontrar Teu sorriso lindo que aquece o coração Escrevo poesias só para te ofertar És a mensageira que.
A arte literária.
Interdiscursividade e Intertextualidade
DE TODA A MINHA CONTEMPLAÇÃO
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Parnasianismo No Brasil.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
A poesia romântica brasileira
Profª. Karen Neves Olivan
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Romantismo brasileiro
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
REALISMO.
Ligue o som A beleza da mulher
CANÇÃO DO EXÌLIO GONÇALVES DIAS.
CANÇÃO NO EXÍLIO Gonçalves Dias.
Romantismo (1) 2ª Geração.
CORAÇÃO DESCOMPASSADO
A eterna relação entre textos
Click para mudar de slide
SAUDADES QUE NÃO PASSA.
> Meu querido namorado É gentil e me seduz Com seu jeito educado E seus lindos olhos azuis.
O Presente.
Poema da Despedida.
A nossa história, a nossa literatura. Romantismo no Brasil O Romantismo nasce no Brasil poucos anos depois da nossa independência política. Por isso,
Romantismo no Brasil: poesia
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
2ª geração - Casimiro de Abreu
Quero Você... Sidnei Piedade e Lady Foppa.
Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Romantismo no Brasil (1836 – 1881)
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Música:Longa Espera by Flávio Venturini Denise Severgnini Mardilê Fabre Cláudia Zin Vilma.
ROMANTISMO NO BRASIL – 1836 “SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES” – GONÇALVES DE MAGALHÃES CONTEXTO HISTÓRICO: Revolução Francesa ( 1789) A vinda da Família Real.
Amemos! Quero de amor Viver no teu coração! Sofrer e amar essa dor Que desmaia de paixão! Na tu´álma, em teus encantos E na tua palidez E nos teus ardentes.
Transcrição da apresentação:

o amor nos tempos modernos 2ª série Ensino Médio A poesia: o amor nos tempos modernos O Romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. No campo social, imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura, em especial a poesia, e a música. A Revolução Belga, de Wappers

2ª série Ensino Médio A poesia: o amor nos tempos modernos O Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães, em 1836 E durou 45 anos, terminando em 1881 com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, por Machado de Assis. “ Tu és a inocência, E o riso da infância, Do velho a prudência, Do moço o vigor, Do herói a clemência, Do amor a constância, Da bela o pudor.”

o amor nos tempos modernos 2ª série Ensino Médio A poesia: o amor nos tempos modernos Nos tempos idos, na poesia podia-se observar uma introspecção frente à realidade romântica. E essa literatura passava a refletir e observar o homem no seu aspecto subjetivo: as emoções, as condições do estado de alma, os sentimentos de amor e saudade.

o amor nos tempos modernos 2ª série Ensino Médio A poesia: o amor nos tempos modernos O escritor e poeta brasileiro Gonçalves Dias exaltava a pátria distante em sua “canção do exílio” “ Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em  cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. “ (...)

A figura feminina é freqüentemente um sonho, 2ª série Ensino Médio A poesia: o amor nos tempos modernos O poeta Álvares de Azevedo, reconhecido como o poeta mais dramático da 2ª geração romântica, marcou seus poemas pelo exagero na exposição dos sentimentos, na sua maioria, pessimistas. A figura feminina é freqüentemente um sonho, um anjo inacessível O amor não se concretiza, e em alguns momentos, o poeta assume o medo de amar

o amor nos tempos modernos 2ª série Ensino Médio A poesia: o amor nos tempos modernos Amor, de Álvares de Azevedo “Amemos! quero de amor Viver no teu coração! Sofrer e amar essa dor Que desmaia de paixão! Na tu'alma, em teus encantos E na tua palidez E nos teus ardentes prantos Suspirar de languidez! (...) Vem, anjo, minha donzela, Minh'alma, meu coração... Que noite! que noite bela! Como é doce a viração! E entre os suspiros do vento, Da noite ao mole frescor, Quero viver um momento, Morrer contigo de amor!”

2ª série Ensino Médio A poesia: o amor nos tempos modernos No Brasil, a poesia romântica é marcada, num primeiro momento, pelo teor patriótico, e em especial pela expressão do eu, pela expressão dos sentimentos mais íntimos, dos desejos mais pessoais.

O PROJETO LITERÁRIO DO ROMANTISMO O filosofo que inspirou boa parte dos princípios românticos foi Jean-Jacques Rousseau. Quando ele afirma na autobiografia As Confissões, que deseja mostrar a seus semelhantes “um homem em toda verdade de sua natureza”, ilumina o grade projeto literário a ser cumprido pelo Romantismo: criar uma identidade estética para o burguês. Assim, o Romantismo pode ser definido como uma arte da burguesia.

Em lugar da origem nobre que assegura o direito à distinção e ao reconhecimento social, os textos literários traçarão o perfil de heróis que precisam agir, sofrer, superar obstáculos de toda natureza para se qualificarem como exemplares. A literatura será mais importante do que nunca para difundir os valores burgueses.

A fuga do presente A morte passa a ser vista como possibilidade de fuga do real e, por isso, é idealizada. Opção de alívio para os males do mundo ou encontro definitivo dos amantes, separados pelos obstáculos da realidade. O mundo dos sonhos torna-se um espaço de fuga, projeta suas utopias. O passado, de modo idealizado, também desempenha a mesma função: acolhe o olhar subjetivo desse autor que se sente deslocado na sociedade que vive.

Nacionalismo. É a consciência partilhada por um grupo de indivíduos que se sente ligado a uma terra e possui uma cultura e uma história comuns, marcados por eventos (gloriosos ou trágicos) vividos em conjunto. O indivíduo deixa de ser visto como um súdito do rei e torna-se o cidadão de uma Pátria.

Liberdade formal Abandono de fórmulas literárias, com rigorosos esquemas métricos e rimas. Nos poemas e romances românticos, o uso de exclamações, interrogações e reticências procura fazer com que o leitor reconheça as emoções, angústias e aflições que tomam conta de quem as expressa.