Ácidos nucléicos e síntese proteica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Advertisements

ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLÉICOS E CROMOSSOMOS
O DNA e a Síntese de Proteínas
MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
COMPOSTOS NITROGENADOS DAS CÉLULAS
Prof. Thiago Moraes Lima
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Professora Marisa Dionísio
Biologia Prof. Fláudio.
DNA – ESTRUTURA, FUNÇÃO E REPLICAÇÃO
Ácidos Nucléicos.
ÁCIDOS NUCLEICOS Existem 2 tipos de ácidos nucleicos:
Genética Molecular: o que vamos estudar?
Ácidos Nucléicos e Síntese de Proteínas
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
Ácidos Nucleicos.
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ácidos Nucléicos.
Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são:
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS SERES VIVOS
Estrutura dos Ácidos Nucléicos
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
DNA e RNA.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS
Ácidos Nucléicos.
GENÉTICA MOLECULAR Tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes, qualquer classe de moléculas deve preencher certos requisitos básicos.
das atividades celulares
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
DNA – RNA – SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Ácidos nucleicos.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Ácidos Nucléicos.
Biologia A.
Metabolismo de controle
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
Obs: Nucleosídeo = açúcar + base nitrogenada
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
Sequencia de aminoácidos
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
NÚCLEO CELULAR.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Biologia Código Genético e Síntese Protéica Código Genético
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ação Gênica.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Ácidos Nucléicos.
Metabolismo dos Nucleotídeos
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
Profª. Drª Narlize Silva Lira
Ácidos Nucléicos – DNA e RNA
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
ÁCIDOS NUCLEICOS: DNA e RNA
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
CITOGENÉTICA.
Ácidos Nucléicos: DNA e RNA
Ácidos Nucléicos Heloisa Pandolpho. Constituintes: Nucleotídeos: formados por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose): desoxirribose no.
ÁCIDOS NUCLEICOS 1. Um ser humano adulto é formado por 100 biliões de células. do ovo ou zigoto. Todas essas células resultaram do ovo ou zigoto. O ovo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Preparatório ENEM 2009.
ÁCIDOS NUCLÉICOS Nos ácidos nucléicos podem identificar-se três constituintes fundamentais: Ácido fosfóricoÁcido fosfórico(fosfato) - confere aos ácidos.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Transcrição da apresentação:

Ácidos nucléicos e síntese proteica

Ácidos nucleicos Recebem esse nome por dois motivos: pela natureza ácida molécula; Pelo fato de terem sido descobertos nos núcleos das células, mas sabemos hoje que as encontramos no citoplasma e em algumas organelas. Existem dois tipos: DNA: ácido desoxirribonucléico. RNA: ácido ribonucléico.

Nucleotídeos Os ácidos nucléicos são a união de vários nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por três moléculas simples: Ácido fosfórico; Um monossacarídeo (pentose): existem duas a ribose (RNA) e a desoxirribose (DNA); Uma base nitrogenada: que podem ser de dois tipos: base púricas (possuem dois anéis) e pirimídicas (possuem apenas um anel) .

As bases púricas e pirimídicas se subdividem em: Púricas: Adenina e Guanina. Pirimídicas: Citosina, timina e Uracila.

DNA – ácido desoxirribonucleico A estrutura molecular foi proposta por James Watson e Francis Crick. O modelo proposto é de que a molécula de DNA é constituída por cadeias de nucleotídeos enrolados, um ao redor do outro na forma de dupla hélice. Essas cadeias são unidas por meio de pontes de hidrogênio.

Pontes de hidrogênio: É uma força de atração entre as bases nitrogenadas, visando unir as duas cadeias antiparalelas do DNA. A base adenina liga-se com a timina por meio de duas pontes de hidrogênio. A base guanina liga-se com a citosina por meio de três pontes de hidrogênio. Ex.: AGTCAG TCAGTC

Duplicação do DNA Antes da divisão celular cada molécula de DNA sofre duplicação, isso garante que as células resultantes da divisão possam receber material idêntico ao da célula inicial. Para ocorrer a duplicação as moléculas de DNA desenrolam-se e a dupla hélice se abre pela ação de enzimas chamadas helicases. A medida em que o DNA desespiraliza, enzimas chamadas DNA-polimerases catalisam a síntese da cadeia nova tomando como molde a cadeia-mãe. Logo depois a enzima DNA ligase estabelece a ligação definitiva entre as bases e a DNA transferase corrige as possíveis ligações erradas que possam acontecer. A duplicação é chamada de semiconservativa pois cada molécula duplicada tem um filamento antigo.

RNA – ácido ribonucleico O DNA forma o RNA. O RNA é uma molécula grande também formada por nucleotídeos, porém o açúcar pentose é a ribose e quanto às bases nitrogenadas no RNA, verifica-se a presença de Uracila, em vez de timina. Ela é formada por uma única cadeia de nucleotídeos. Ex.: ATCG UAGC

Transcrição do RNA O trecho do DNA onde está localizado um gene a ser transcrito abre-se, e nesse ponto inicia-se o emparelhamento de nucleotídeos de RNA por ação de uma enzima chamada de RNA - polimerase. A nova molécula de RNA se destaca da fita ativa e migra geralmente para o citoplasma. Ocorre logo depois a reorganização das duas fitas de DNA que haviam se separado.