CUBA Estou AQUI!!!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

A GEOGRAFIA DO PODER.
1914 – 1918.
GUERRA FRIA.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.
AULA 01 – A DITADURA E A DEMOCRACIA
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
COMOS CHEGAMOS AO PODER?
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Trabalho de Geografia Guerra Fria.
REVOLUÇÃO CUBANA.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
1959 A Revolução Cubana.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
América Central Prof. Rudimir.
Os Conflitos durante a Guerra Fria
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Departamento de História
Rumos da América Latina no Século XX
Revolução Cubana.
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 BANDEIRA DE CUBA
Movimento Revolucionário 8 de Outubro
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
As Invasões Holandesas no Brasil:
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
RELAÇÕES INTERNACIONAIS Prof. Rafael Pons Reis Guerra Fria e a Ordem Bipolar Prof. Rafael Pons Reis Guerra.
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Episódios da Guerra Fria
Revoluções do Século XX (II)
A Guerra de Secessão A GUERRA TOTAL: EUA ( )
Conflitos quentes da Guerra Fria
CUBA Cuba conquistou sua identidade e amadureceu guiada por patriotas como o poeta José Martí e, em 1959, tornou-se o primeiro país socialista das Américas.
História – 8ª série Prof. Lisiane
Características e Conlfitos
Parte 1: Território e Nação
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
GUERRA FRIA.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS
Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.
Webster Pinheiro.
Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
Antes da Guerra do Paraguai possuía um invejável desenvolvimento. Após ter perdido essa guerra ( ) introduziu o capitalismo. A base da economia.
Cuba América Central.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
AMÉRICA LATINA - CHIAPAS
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
Capitalismo versus Comunismo
Experiências de esquerda na América Latina
CORÉIA DO NORTE.
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
Luta pela emancipação política nas Américas
REVOLUÇÃO CUBANA PROF: MACEDO NETO,JL.
Revolução Cubana Alan.
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
Rússia e Europa Oriental
ATUALIDADES EUA / CUBA O presidente dos EUA Barack Obama cumprimenta o presidente de Cuba Raul Castro durante encontro na Cúpula das Américas na Cidade.
A GUERRA FRIA. DEFINIÇÃO: - Período da História que vai do final da II Guerra Mundial à Queda do Muro de Berlim (1945/1989) Conferência de Ialta Demolição.
Transcrição da apresentação:

CUBA Estou AQUI!!!

Cuba era uma colônia da Espanha Cuba era uma colônia da Espanha. Foi a primeira produtora mundial de açúcar e tabaco.

Cuba foi libertada com a ajuda de um exército comandado por José Martí composto em sua maioria por ex-escravos que, apesar de portarem facões, venceram soldados armados.

Os Estados Unidos criaram a Emenda Platt, uma lei que permitia a invasão dos EUA em Cuba Os empresários estadunidenses tentaram achar uma maneira de se aproveitar da libertação de Cuba

Apesar de politicamente independente, Cuba ainda sofria dominação dos Estados Unidos, que manipulava as exportações de açúcar e tabaco.

Milhões de Cubanos passavam fome, não sabiam ler nem escrever. Quase toda a riqueza de Cuba estava nas mãos de poucas famílias nativas e de empresas norte-americanas instaladas no país. Milhões de Cubanos passavam fome, não sabiam ler nem escrever.

Em uma viagem ao México, Fidel Castro conheceu Ernesto Che Guevara, que até hoje é reconhecido pela história como um lendário guerrilheiro.

Em 1956, o grupo formado por Fidel, seu irmão Raúl Castro e Che Guevara retornam a Cuba e se escondem nas montanhas de Sierra Maestra.

Lá eles preparavam secretamente seu grupo de guerrilheiros para retirar o ditador Fulgêncio Batista.

Em 1959, Fidel Castro e seus companheiros conseguiram libertar Cuba da ditadura. Fulgêncio fugiu.

As principais medidas do novo governo foram: A reforma agrária com distribuição de terras a 200 mil famílias; Redução em 50% nos aluguéis, de 25% nos livros escolares e 30% das tarifas de eletricidade; Nacionalização de usinas, indústrias e refinarias.

A situação da população de Cuba foi extremamente melhorada A situação da população de Cuba foi extremamente melhorada. As estatísticas de Cuba se aproximaram às de um país desenvolvido.

Como os EUA perderam suas empresas, pararam de comprar açúcar cubano e tiveram que lidar com uma tentativa de socialismo na América, ficaram extremamente furiosos com Cuba.

Rompimento das ações diplomáticas com Cuba; Os Estados Unidos tiveram tanta raiva de Cuba que consideravam Fidel Castro um inimigo do país. Algumas medidas foram tomadas: Rompimento das ações diplomáticas com Cuba; Bloqueio econômico; Expulsão do país da OEA(Organização dos Estados Americanos).

Em 1961, os Estados Unidos invadiram a Baía dos Porcos Em 1961, os Estados Unidos invadiram a Baía dos Porcos. Subestimaram Cuba e perderam a guerra. Os invasores foram mortos ou feitos prisioneiros.

Fidel Castro imediatamente declarou que Cuba seria um país oficialmente comunista. Para John Kennedy, presidente dos EUA na época, aquela foi a gota d´água.

A burguesia cubana odiou a nova medida e fugiu para a Flórida A burguesia cubana odiou a nova medida e fugiu para a Flórida. Os EUA contra atacam, dessa vez com muito mais soldados e armas muito mais poderosas.

Ao perceber tamanha frota naval, Fidel Castro se desesperou Ao perceber tamanha frota naval, Fidel Castro se desesperou. Parecia não haver mais soluções, até que ele fez uma das decisões mais importantes da história.

Fidel Castro fez um acordo com o dirigente soviético Nikita Kruschev para trazer mísseis nucleares soviéticos para Cuba.

A situação mudou de figura A situação mudou de figura. Agora quem se tremia de medo era o povo americano. A 150 km de distância, um míssil disparado de Cuba causaria um imenso estrago nos Estados Unidos.

Para acabar com essa situação, União Soviética e Estados Unidos fizeram um acordo. Os EUA não invadiriam Cuba se os mísseis fossem retirados.

Depois que esse conflito passou, Cuba recebeu arrecadações da União Soviética. Quando a mesma se desfez, Cuba passou por um processo de isolamento.

Ainda hoje esse episódio é lembrado Ainda hoje esse episódio é lembrado. Para muitos jovens estudantes dos anos 60 e 70, Che Guevara foi considerado um herói.

Atualmente o presidente cubano é Raúl Castro, irmão de Fidel Castro Atualmente o presidente cubano é Raúl Castro, irmão de Fidel Castro. A economia está se abrindo aos poucos para o capitalismo. Será o fim do sonho de Fidel???