FATOS HISTÓRICOS Data: sexta-feira, dia 1º de fevereiro de 1974 Hora de início: aproximadamente 08:50 horas Vítimas: 179 mortes e 300 feridos Número de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICA DE EXTINÇÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
Advertisements

Espaço Confinado  Vigia
AVALIAÇÃO MÓDULO VI. GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Plano de ação emergêncial
Metais Não Estruturais
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Câmara Municipal de Felgueiras
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
QUEM SABE, SABE !!!.
Integração de Segurança
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
HORTO RESIDENCE – CONSTRUTORA SAMARIA LTDA
Proteção e combate a incêndio
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
LIÇÃO 09 Busca e Resgate Em Incêndios.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
COMBATE A INCÊNDIOS EM EDIFÍCIOS ALTOS
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
OBJETIVO Orientar os empregados, prestadores de serviços e visitantes para que possam de forma organizada, atuar e controlar uma situação de emergência.
Sistemas contra Incêndio
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Como fazer uma vistoria dentro da Lei.
SALVAMENTO EM ALTURA.
Formação da Brigada de Incêndio
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
10V2 SENAC-RIO.
Trabalho de Instrução de Bombeiros
Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB)
Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB)
Proteção e combate a incêndio
Exercício.
PLANO DE EMERGÊNCIA NBR 15219/ Plano de Emergência contra Incêndio / NR- 23 Wellington H.C. da Silva Téc Seg do Trabalho.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Iluminação de Emergência
Plano de ação emergêncial
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
Combate aos princípios de incêndio e suas prevenções
Centro do Rio de Janeiro Terça-feira – 26/02/2008.
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
Ventilação Natural (VN)
PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA
MECÂNICA INTRODUÇÃO E EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS 1
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
Planejamento e Controle e obras
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O TRABALHO SERÁ APRESENTADO
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
BRIGADA DE EMERGÊNCIA.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
NR-23 – Proteção contra Incêndio
ABNT NBR NETINFO SHANKAR COSTA FILIPE BALTHAZAR PAULO MAURÍCIO
Sinalização de Emergência
FUNDAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIO E PÂNICO Gardênia Messias.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO
SAÚDE E Segurança do trabalho_SST
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Sinalização de segurança
PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS Engenheiro de Segurança do Trabalho
13/5/ BRIGADA DE INCÊNDIO Segurançado Trabalho Trabalho.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS INSTRUÇÃO.
Dispositivos de Proteção Contra Incêndio
(Projeto residencial)
Moderno e sofisticado prédio comercial, em fase final de construção, localizado no centro de Florianópolis. Empreendimento que reúne o que de existe de.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
Transcrição da apresentação:

FATOS HISTÓRICOS Data: sexta-feira, dia 1º de fevereiro de 1974 Hora de início: aproximadamente 08:50 horas Vítimas: 179 mortes e 300 feridos Número de ocupantes: estavam no local, por volta de 756 pessoas Origem: aparelho de ar condicionado no 12º andar; exames posteriores demonstraram que havia uma ligação de outro pavimento, sem controle daquele em que estava Número de andares: vinte e cinco

Ocupação: subsolo e térreo destinados à guarda de registros de documentos dos escritórios; do 1º andar ao 10º para estacionamento aberto e do 11º ao 25º, ocupados por escritórios. Tipo de construção: estrutura de concreto armado com vedações externas de tijolos ocos cobertos por reboco e revestidos por ladrilhos cerâmicos na parte externa. As aberturas para janelas eram de vidro plano em esquadrias de alumínio. O telhado era de telhas de cimento amianto sobre estrutura de madeira. Nos escritórios, a compartimentação interna era feita por divisórias de madeira e o forro era constituído por placas de fibra combustível fixadas em ripas de madeira e a laje- piso era forrada por carpete.

Desenrolar dos fatos: às 08:50 horas um funcionário ouviu um ruído de vidro rompendo, proveniente de um dos escritórios do 12º andar. Foi até lá para verificar e constatou que um aparelho de ar condicionado estava queimando. Foi correndo até o quadro de luz daquele piso para desligar a energia; mas ao voltar encontrou fogo seguindo pela fiação exposta ao longo da parede. As cortinas se incendiaram e o incêndio começou a se propagar pelas placas combustíveis do forro. Correu para apanhar o extintor portátil, mas ao chegar não conseguiu mais adentrar à sala, devido à intensa fumaça. Subiu as escadas até o 13º andar, alertou os ocupantes e ao tentar voltar ao 12º pavimento, encontrou densa fumaça e muito calor. A partir daí o incêndio, sem controle algum, tomou todo o prédio. Foram feitas várias corridas de elevadores até que a atmosfera permitisse, salvando muitas pessoas; porém uma ascensorista na tentativa de salvar mais vidas, após as condições ficarem muito ruins, morreu no 20º andar.

Operações de Salvamento e Combate: O Corpo de Bombeiros recebeu o primeiro chamado às 09:03 horas. Dois quartéis mais próximos enviaram viaturas às 09:05 horas que devido às condições de tráfego, chegaram às 09:10 horas. O incêndio se propagava rapidamente pela fachada para os andares superiores. As pessoas do prédio haviam corrido para as laterais de banheiros e para a parte mais alta do edifício. Devido a grande dimensão do incêndio, em pouco tempo estavam no local 12 auto-bombas, 3 auto-escadas, 2 plataformas elevatórias e uma quantidade muito grande de veículos de salvamento que iniciaram um grande trabalho de retirada das vítimas e combate ao fogo. Término: ocorreu a extinção por volta de 10:30 horas Final do resgate: às 13:30 horas, todos os sobreviventes já haviam sido resgatados.

Danos ao prédio: todo material combustível do 12º ao 25º foi consumido pelo fogo. O 11º andar não foi danificado. Foram pequenos os danos aos pilares e vigas; o esfoliamento mais severo de laje de piso foi no 11º andar. Engenheiros estruturais declararam não ter havido dano estrutural. Nenhum dano ocorreu às máquinas do topo do fosso de elevadores. Observações quanto ao salvamento: Muitas pessoas foram retiradas daquelas áreas de banheiros com auxílio das escadas mecânicas. As atitudes das vítimas foram variadas, muitos subiram ao telhado, outras ficaram nos andares se molhando com água das mangueiras, infelizmente 40 morreram ao pularem do alto do edifício para escapar do calor. No telhado grande parte se salvou ao abrigar-se sob as telhas de cimento amianto, os que não fizeram isso morreram sob os efeitos do intenso calor e fumaça. Apesar de não recomendado, a maioria dos 422 que se salvaram, escaparam pelos elevadores que conseguiram fazer descidas expressas pela habilidade dos ascensoristas e graças à demora do sistema elétrico dos elevadores ser afetado pelas chamas.

Observações quanto ao sistema contra incêndios existente: havia somente uma escada comum (não de segurança, que tem paredes resistentes ao fogo e ventilação para evitar gases tóxicos). Não havia sistema de alarme manual ou automático de forma que fosse rapidamente detectado, dado o alarme e desencadeadas as providências de abandono da população, acionamento de brigada interna, acionamento do Corpo de Bombeiros e outras mais. Não havia qualquer sinalização para abandono e controle de pânico. Apesar da estrutura do prédio ser incombustível, todo o material de compartimentação e acabamento não era e não havia qualquer controle de carga-incêndio, por isso rapidamente o incêndio se propagou e fugiu do controle.

Minutos iniciais Minutos iniciais Minutos iniciais

Propagação horizontal e vertical

Note as pessoas sendo retiradas pelas áreas de banheiros (áreas frias)

O combate externo tem altura de alcance limitado

A faixa vertical dos banheiros possibilitou muitos salvamentos

O incêndio tomou toda a área de escritórios

O socorro aéreo é difícil devido ao calor e fumaça intensos

Ao final do sinistro, os sobreviventes no topo do edifício

Enorme painel de fumaça em toda fachada