A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO"— Transcrição da apresentação:

1 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

2 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
INTRODUÇÃO QUASE TODOS OS DIAS VEMOS EM MANCHETES DE JORNAIS ANUNCIADOS PELOS OS VEICULOS DE COMUNICAÇÃO OS TRANSTORNOS CAUSADOS PELOS INCÊNDIOS SUAS CONSEQUÊNCIAS E DANOS.

3 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
1.1 PARA TANTO DEVEMOS CONHECER DOIS ASPECTOS BÁSICOS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

4 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
2.1) O PRIMEIRO É O DA PREVENÇÃO, ISTO É EVITAR QUE OCORRA O FOGO, UTILIZANDO MEDIDAS BÁSICAS AS CARACTERISTICAS DO FOGO AS PROPIEDADES DE RISCO DOS MATERAIS AS CAUSA DE INCÊNDIOS O ESTUDO DOS COMBUSTIVEIS

5 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
2.2) O SEGUNDO ASPECTO BÁSICO DA PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS É O CONHECIMENTO DE COMBATE AO FOGO CONHECER OS AGENTES EXTINTORES SABER UTILIZAR OS EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIOS SABER AVALIAR AS CARACTERISTICAS DO INCÊNDIO, O QUE DETERMINARÁ A MELHOR ATITUDE A SER TOMADA

6 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
3) PRINCIPIOS BÁSICOS DO FOGO: 3.1) DEFINIÇÃO DE FOGO: É O RESULTADO DE UMA REAÇÃO QUÍMICA EXOTÉRMICA (QUE LIBERA CALOR) DENOMINADA COMBUSTÃO. 3.2) DEFINIÇÃO DE INCÊNDIO: NADA MAIS É, QUE A AÇÃO INCONTROLADA DO FOGO , SE FUGIR AO CONTROLE DO HOMEM.

7 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
4.1) COMPONENTES DO FOGO: COMBUSTÍVEL: É A SUBSTÂNCIA QUE SERVE DE CAMPO DE PROPAGAÇÃO DO FOGO. OS COMBUSTIVEIS PODEM SER: SÓLIDOS (MADEIRA, PAPEL, CARVÃO, SISAL); LÍQUIDOS ( GASOLINA, QUEROSENE. ALCOOL, ÓLEO DIESEL, PETRÓLEO ); GASOSOS ( GÁS DE COZINHA, ACETILENO, PROPANO, GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO ( BUTANO ).

8 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
4.2) COMPONENTES DO FOGO: COMBURENTE (OXIGÊNIO): É A SUBSTÂNCIA QUE SUSTENTA A COMBUSTÃO. (O OXIGÊNIO ESTÁ PRESENTE NO AR ATMOSFÉRICO NA PROPAGAÇÃO DE CERCA DE 21% ). PARA QUE O FOGO SE MANTENHA, É NECESSÁRIO UMA COTA DE MAIS DE 15% DE OXIGÊNIO NO AR AMBIENTE.

9 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
4.3) COMPONENTES DO FOGO: CALOR: É A CONDIÇÃO SEM O QUAL, O COMBUSTIVEL NÃO ENTRA EM REAÇÃO COM O COMBURENTE PARA PRODUZIR O FOGO. ( É O ELEMENTO QUE SERVE PARA DAR INICIO A UM INCÊNDIO, QUE MANTÉM E INCENTIVA A PROPAGAÇÃO.

10 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
5.1) QUÍMICA DO FOGO: COMBUSTÃO: É UMA REAÇÃO QUÍMICA GERALMENTE UMA OXIDAÇÃO QUE SE CARACTERIZA POR UMA GRANDE VELOCIDADE E O DESPREENDIMENTO DE LUZ E CALOR FAZENDO SURGIR O FOGO.

11 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
5.2) QUÍMICA DO FOGO: PARA QUE HAJA COMBUSTÃO, É NECESSÁRIO QUE ESTEJAM PRESENTES TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS: COMBUSTIVEL, COMBURENTE , TEMPERATURA.

12 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
6.1) ELEMENTOS DA COMBUSTÃO: COMBUSTIVEL: É TODO CORPO SÓLIDO, LIQUÍDO OU GASOSO QUE POSSA QUEIMAR QUANDO SUBMETIDO A UMA CERTA TEMPERTURA. COMBURENTE: É TODO AGENTE QUÍMICO QUE COMBINADO COM O COMBUSTIVEL POSSIBILITA A COMBUSTÃO.

13 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
6.2) ELEMENTOS DA COMBUSTÃO: TEMPERATURA: É O TERCEIRO ELEMENTO NECESSÁRIO PARA QUE OCORRA UMA COMBUSTÃO. EM VERDADE É O ELEMENTO PROVOCADOR DA REAÇÃO ENTRE O COMBUSTIVEL E O COMBURENTE DA QUAL RESULTA O FOGO.

14 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
6.3) ESTES QUATRO ELEMENTOS SÃO AGRUPADOS GEOMETRICAMENTE EM UM QUADRILATERO QUE CONVECIONAMOS CHAMAR: QUADRILATERO DO FOGO.

15 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
7.1) CLASSES DE INCÊNDIO: É PRECISO CONHECER E IDENTIFICAR BEM O INCÊNDIO QUE SE VAI COMBATER PARA PODER ESCOLHER O EQUIPAMNETO CORRETO DE COMBATE. UM ERRO NA ESCOLHA DE UM EXTINTOR PODE TORNAR INÚTIL O ESFORÇO DE COMBATER AS CHAMAS OU PODE PIORAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO, AUMENTANDO-AS ESPALHANDO-AS OU CRIANDO NOVAS CAUSAS DE FOGO. ( CURTO-CIRCUITO)

16 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
7.2) OS INCÊDIOS SÃO DIVIDIDOS EM QUATRO CLASSES: A FOGO EM MATERIAIS SÓLIDOS DE FÁCIL COMBUSTÃO COMO: MADEIRA, PAPEL, TECIDOS, FIBRAS QUE TEM A PROPIEDADE DE QUEIMAR EM SUA SUPERFICIE E PROFUNDIDADE E QUE DEIXAM RESÍDUOS (CINZAS E BRASAS)

17 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
B FOGO EM LÍQUIDOS COMBUSTIVEIS E INFLAMAVEIS, COMO: ÓLEOS, GRAXAS, VERNIZES, TINTAS, GASOLINA QUE QUEIMAM SOMENTE EM SUA SUPERFICIE, NÃO DEIXANDO RESIDUOS

18 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
FOGO EM EQUIPAMENTO ELÉTRICOS ENERGIZADOS COMO: MOTORES, TRANSFORMADORES, QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO , FIOS. CARACTERISTICAS RESULTA SEMPRE EM UM CURTO-CIRCUITO.

19 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
FOGO EM MATERIAIS PIROFÓRICOS (MAGNÁSIO, POTÁSSIO, PÓ DE ALUMINIO, ZINCO, TITÂNIO ) OU GASES SOB PRESSÃO, QUE EXIGEM PARA A SUA PROTEÇÃO, AGENTES EXTINTORES ESPECIAIS E MÉTODOS ESPECIAIS PARA SUA APLICAÇÃO.

20 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
8.1) PROCESSO DE EXTINÇÃO A INCÊNDIOS: RESFRIAMENTO: COMBURENTE CALOR COMBUSTIVEL

21 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
8.2) PROCESSO DE EXTINÇÃO A INCÊNDIOS: ABAFAMENTO: COMBURENTE CALOR COMBUSTIVEL

22 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
8.3) PROCESSO DE EXTINÇÃO A INCÊNDIOS: RETIRADA DO COMBUSTIVEL: CALOR COMBURENTE COMBUSTIVEL

23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA COMBUSTÃO FOGO DANOS PULMONARES SEVEROS RETIRADA DO OXIGÊNIO FUMAÇA IRRITAÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS MORTE

24 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA COMBUSTÃO FOGO CALOR QUEIMADURA VISÃO LIMITADA DESIDRATAÇÃO INCAPACIDADE FISICA PERDA DA COORDENAÇÃO MOTORA INCONCIÊNCIA MORTE


Carregar ppt "PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google