INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Advertisements

SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
Prof. Celso Gramática.
Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas...
Poder constituinte, estado de exceção e direito de resistência: olhando os recentes movimentos de insurreição Aluno: Allan Mohamad Hillani Vínculo: PIBIC/Fundação.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Realização Patrocínio Apoio LIBERAÇÃO DO CASO E SORTEIO DAS CHAVES São Paulo, 16 de Setembro de 2010.
Jorge Street A grande inovação introduzida pelo industrial Jorge Luís Gustavo Street no início do século XX foi a abertura do diálogo com os sindicatos.
Economias de Escala e Comércio Internacional
“MOSTRA-ME A TUA GLÓRIA”
Criptografia Quântica : Um Estudo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
(texto de Martha Medeiros)
Provérbios formas & cores.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Qual é a função de um texto literário?
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Trabalho Infantil no Brasil
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Introdução à Economia 2ª AULA.
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
7 ANOS ATRÁS. Foi Dito… Ao longo do tempo, mesmo face ao surgimento de meios mais tecnológicos, o jornal sempre manteve sua condição de meio informativo.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Quem sou eu?.
Capítulo V Análise Sintática
O que são os Dons Espirituais
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LITERATURA NA ESCOLA.
Produção de inferências locais ; produção de inferências globais
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
Jesus e o cego Bartimeu.
Missão de Mãe.
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
Material preparado e de responsabilidade do professor Arão Sapiro AVANÇOS DO DIÁLOGO PARTICIPATIVO Prof. Arão Sapiro 2009 CONSELHO DELIBERATIVO DO SISTEMA.
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Marco Antonio Montebello Júnior
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Cartografia.
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
INPE / CAP-334 Celso L. Mendes Aula 4-D(1) Reestruturação de Programas em Sistemas Vetoriais (II) Tópicos: Suporte à Paralelização Vetorização.
Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise.
NO I CAN'T FORGET THIS EVENING Não, não posso esquecer essa noite OR YOUR FACE AS YOU WERE LEAVING Ou seu rosto enquanto você partia BUT I GUESS THAT'S.
Intencionalidade Discursiva
Feelings (Sentimentos ) Morris Albert Colaboração: Auxiliadora Campos Castro.
Discurso.
INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE
Prof. Simone Thomaz Prof. Simone Thomaz.
Profª. Tânia Maria A. Palmeira Tripoloni
Transcrição da apresentação:

INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE RELAÇÕES DISCURSIVAS INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE

DISCURSO Exposição de determinada visão-de-mundo ou ideologia (maneira de pensar e agir socialmente); Capaz de permanecer historicamente, de se reeditar em sociedades e épocas diferentes; Não há discurso original; há, sim, estilos originais. Todo discurso é a reprodução de um anterior; Em regra, os discursos têm seus opostos, dadas as diferentes visões-de-mundo.

INTERDISCURSIVIDADE É a reprodução de um discurso (uma visão-de-mundo) em “textos” diferentes. A interdiscursividade pressupõe semelhança de idéias. Se as idéias são opostas, não há interdiscursividade, mas, sim, embate ou divergências discursivas. Não necessariamente intencional. Pode ocorrer devido a uma mesma visão de mundo que se espalha nas sociedades.

Interdiscursividade: exemplos Discurso Liberal (a Direita): “O Estado não deve interferir na economia. Ela se ajusta por si só”. (Adam Smith – Economista Britânico – século XVIII) “Em ambientes de concorrência, deve deixar-se funcionar o mercado ”. (António Pires – Economista e Político português – século XX) “é a concorrência, com cada comerciante tentando vender mais que o outro, que derruba os preços, beneficiando toda a sociedade. O sistema só funciona, obviamente, se o governo não intervier, concedendo privilégios”. (Ruth Costas – Jornalista brasileira – século XX)

Interdiscursividade: exemplos Discurso Socialista (a Esquerda): “O Capitalismo, enquanto se reproduz em proporções cada vez maiores, reproduz também em número crescente a classe dos operários pobres”. (Karl Marx – Economista Alemão – século XIX) “Pelos campos, há fome em grandes plantações” (Geraldo Vandré – Músico Brasileiro – Século XX) “A cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce” (Chico Science – Músico Brasileiro – Século XX)

Interdiscursividade Não-verbal Leda e o Cisne (Da Vinci – 1510) Classicismo A fonte (Ingres – 1856) Neo-classicismo

INTERTEXTUALIDADE Um “diálogo” entre textos; Implica na identificação e no reconhecimento de remissões a obras conhecidas, ou seja, depende de um conhecimento compartilhado entre produtor e receptor; Tem funções diferentes que dependem dos textos/contextos em que ela é inserida; É, em geral, intencional.

Intertextualidade: exemplos Poema de sete faces (C. Drummond de Andrade) Quando eu nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai Carlos! ser gauche na vida. Até o fim (Chico Buarque) Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu estava predestinado A ser errado assim

Intertextualidade: Paródia Texto que perverte, escarnece ou ironiza a idéia de outro Meus oito anos Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! (Casimiro de Abreu) Meus oito anos Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida Das horas de minha infância Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra Da Rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais (Oswald de Andrade)

Intertextualidade Não-verbal Edvard Munch

Intertextualidade e Propaganda Mona Lisa- Leonardo Da Vinci