3° Aula – Práticas Profissionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lista 3!!!.
Advertisements

SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
FAP 181 Grandezas Grandezas Físicas Físicas Como ? Treinamento Treinamento Experimental Experimental Problema Problema O que ? Medir Medir Teoria Teoria.
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
CYCLOSPORA PONTOS CHAVES PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
ISOSPORA BELLI PONTOS CHAVES PARA DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
Prof. Dr. Amilton Sinatora
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Desempenho de Tratores aula 3
Algoritmos com laços (ou seja, com conjuntos de instruções que devem ser executados repetidas vezes)
Criptografia Quântica : Um Estudo
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Desvantagens da Representação Binária Prof. Ricardo Linden.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Geração de Código Otimizações independentes de máquina.
Fazendo Slides no Power Point
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
HAND: Height Above the Nearest Drainage
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS FABIANO ABEL ANDRÉ RODRIGO
Propriedades Elétricas da Madeira
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
Sensor de Proximidade Capacitivo
Sensor Magnético de Efeito HALL
Prof: Encoder Angular Prof:
Prof: Sensor de temperatura Prof:
Sensor de Umidade Relativa
Prática de Acionamentos Eletrônicos – PAE_04
Técnicas de Amostragem
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo III Comandos de Controle.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
Jumpers 1. O que são Jumpers
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
O que são os Dons Espirituais
ESTA TELA, QUANDO ESTA CARREGANDO O ARQUIVO, NÃO GOSTARIA QUE APARECESSE ESSES EFEITOS PARECIDO COM ESTRELINHA...GOSTARIA QUE A TELA FOSSE DA SEGUINTE.
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
Curso Técnico em Informática La Salle - Canoas
5W1H.
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
A Molécula isolada + excipientes B Molécula modificada a partir da molécula natural Como a molécula é isolada, apenas é patenteável na forma de uma composição.
Legislação Eleitoral e Eleições Sistema Majoritário: Presidente, Governador, Prefeito e Senador Um turno: maioria simples dos votos. Só é aplicado.
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl
Aritmética de ponto flutuante Erros
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
Sistemas Lineares Parte 2
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Listas Lineares.
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Contrato Pedagógico Economia e Gestão Financeira – 2 SIN A/ 06 Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre o 2SINA/ 06.
Marco Antonio Montebello Júnior
The Data Warehouse Toolkit
Prof: Graciano Notação Científica.
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
PRODUTOS E FATORES: UMA QUESTÃO NOTÁVEL Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

3° Aula – Práticas Profissionais Prof. Cesar da Costa 5.a Aula

1. Uso do Multímetro

1. Uso do Multímetro Painel de leitura Chave seletora Pontas de Prova

1.1Medida de Resistência elétrica Medidor: Ohmímetro Fundos de escala (Ω ou KΩ) 1 kΩ= 1000 Ω

1.1Medida de Resistência elétrica Leitura da resistência : R= 119,8 Ω Chave seletora em 200 Ω ( para valores de R até 200 Ω) Resistor de 120 Ω (faixas marrom,vermelha e marrom)

1.1Medida de Resistência elétrica Leitura da resistência : R= 120 Ω Chave seletora em 2000 Ω( para valores de R até 2000 Ω). A medida apresentada é menos precisa do que a anterior, não há avaliação de décimos. A medida mais precisa é sempre obtida com o menor fundo de escala possível.

1.1Medida de Resistência elétrica Leitura da resistência : R= ???? Ω (o algarismo 1 quando situado à esquerda no visor não deve ser interpretado como leitura) Chave seletora em 2000Ω ( para valores de R até 2000 Ω) Resistor de 2200 Ω ( faixas vermelha, vermelha e vermelha) O fundo de escala é insuficiente para realizar essa medida. É necessário selecionar um fundo de escala maior.

1.1Medida de Resistência elétrica Leitura da resistência : R= 2.16 kΩ (2160 Ω ) Chave seletora em 20 kΩ ( para valores de R até20000 Ω) Esse é o menor fundo de escala possível para fazer essa medida portanto essa é a medida mais precisa.

1.2 Código de Cores Resistores são componentes construídos para apresentar um determinado valor de resistência elétrica. Os materiais mais usados na sua construção são o carbono , metais e ligas.

1.2 Código de Cores Resistores fixos: Muitas vezes precisamos que o valor da resistência varie, (por exemplo quando você está aumentando o volume do seu rádio, variando a luminosidade da lâmpada no painel do carro). Neste caso deveremos usar um resistor variável. Existem diversos tipos de resistor variável.

1.2 Código de Cores Exemplo de Potenciômetro:

1.2 Código de Cores Os valores de resistência não podem ser quaisquer, sendo padronizados, e na maioria das vezes não são escritos , mas sim codificados na forma de anéis coloridos colocados ao redor do corpo do resistor. No caso mais comum são 4 faixas coloridas , as três primeiras se referem ao valor nominal e a quarta à tolerância.

1.2 Código de Cores De acordo com a figura, temos 4 anéis coloridos (no caso de resistores de filme metálico são 5 faixas): A primeira faixa representará o 1º algarismo significativo, a segunda faixa o 2º algarismo significativo, a terceira o fator de multiplicação e a quarta faixa a tolerância .

1.2 Código de Cores Exemplo: Um resistor que tem as três primeiras faixas vermelhas e a quarta prata. Qual o seu valor nominal ? . Solução: de acordo com o código de cores vermelho = 2 e prata quando é a quarta faixa (tolerância é 10% ), logo: O valor nominal é2K2 ou 2200 ohm com uma tolerância de 10%, sendo possível encontrar resistores com valor efetivo de 1980 a 2420 ohm.

1.2 Código de Cores

1.2 Código de Cores

1.2 Código de Cores Para facilitar o cálculo existe um pequeno programa que auxilia muito, tanto para calcular as cores quanto para chegar ao valor do resistor. http://rapidshare.com/files/181249828/calculoresistores.zip

1.2 Código de Cores http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cmZVaeN_F7Y http://www.youtube.com/watch?v=s-S5iBAFEtY&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=xycZW6fFUxs&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=LMIsvdvL5vc&feature=related

1.3 Medindo a tensão elétrica contínua Medidor: Voltímetro Fundos de escalas ( em mV ou V)

Leitura da tensão : 9,82 V Chave seletora em 20 V ( para valores de tensão até 20 V) Bateria de tensão nominal de 9 V

1.4 Medida da intensidade de corrente elétrica contínua Medidor: Amperímetro Fundos de escalas ( em mA ou μA)

Medida da intensidade de corrente do circuito: 4,3 mA (ou 0,0043 A) Fundo de escala: 200 mA (para valores de intensidade de corrente até0,200 A) (é o maior fundo de escala disponível) O amperímetro está em série com o resistor de 2200Ωe com a bateria de 9V.

Atenção: Garanta os contatos metálicos.

Leitura : 4,31 mA (aumento na precisão) Fundo de escala: 20 mA . Este é o fundo de escala mais apropriado para a medida de intensidade de corrente da ordem de 4 mA. O fundo de escala 2000 μA só é apropriado para medidas até 2 mA.

Leitura: 68,3 mA Fundo de escala: 200 mA (é o mais apropriado pois o fundo de escala 20 mA é insuficiente.) Bateria de 9 V Resistor de 120 Ω