Sistema de Informações para Convenentes via Web Service

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REITOR (Carlos A. Rosa) PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO (Julio Simi) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS (Arlete Bordin) COORD GERAL DE LEGISLAÇÃO, LOTAÇÃO, CADASTRO.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
CGU Controladoria-Geral da União Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas Lei de Acesso à Informação Pública Lei nº /2011.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Aplicações da informática na administração e assistência
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Gerência de Segurança. Por que gerir? Só aplicação de mecanismos Só aplicação de mecanismos cultura e política ignoradas cultura e política ignoradas.
O que é o Direto ? É uma solução integrada de correio, agenda e catálogo pessoal e corporativo baseada em software livre. A demanda No início de 1999.
UbiSOAP: A Service-Oriented Middleware for Ubiquitous Networking Autores: Mauro Caporuscio, Pierre-Guillaume Raverdy, Valerie Issarny IEEE Transactions.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 GT GRADEp Middleware GRADEp Serviços.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Gestores Eleitos e Reeleitos 2012 Obtendo o Certificado de Regularidade do FGTS - CRF Brasília, 29/01/2013.
Curso: Turma Recursal - Módulo de Atualização
ENEM REDAÇÃO.
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Objetivo: Breve HistóricoBreve Histórico Características e funcionamento dos satélitesCaracterísticas e funcionamento dos satélites AplicaçõesAplicações.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Diretoria de Programas e Projetos Educacionais Coordenação Geral dos Programas de Saúde, Transporte do Escolar.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Controle de Gastos Públicos
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação SAGI Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Curitiba outubro de 2009.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Curso de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação CE-240 Projeto de Sistema de Banco de Dados Professor.
Segurança de Dados no MAER.
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aula #1.1 – Tutorial de Web Services utilizando o NetBeans 5.5 Disciplina: CE 262 – Ontologias e Web Semântica.
Organização e Redução de Custos
Novos Procedimentos de Concessão de Acesso ao Sistema AFI
I Programação Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de Informação.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Segurança Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Aplicações – Serviços Virtuais Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
JOSÉ DAMASCENO SAMPAIO1 A NOVA RECEITA FEDERAL DO BRASIL A NOVA RECEITA FEDERAL DO BRASIL REALIZAÇÃO: ADASP APOIO: EQUIFAX.
Alexandre Eiki Onishi Supervisor(IME): Prof. Siang Wun Song
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 5a série de slides Versão 26/04/2012.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Unified Modeling Language
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Conselho Nacional de Saúde SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO DE ANTI-RETROVIRAIS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA Capacidade de Produção de Anti-retrovirais com.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Informações para Convenentes via Web Service

Pedidos praticamente repetidos Solução!!! Pedidos praticamente repetidos Demanda crescente InfoConv-WS Segurança Interoperabilidade

Solução aderente ao e-Ping 6.1.Interconexão: Políticas Técnicas “6.1.7. Sempre que possível, deve ser utilizada tecnologia baseada na web em aplicações que utilizaram Emulação de Terminal anteriormente.” “6.1.8. A tecnologia de Web Services é recomendada como padrão de interoperabilidade da e-PING.” “6.1.9. Os Web Services deverão ser registrados e estar localizados em estruturas de diretório compatíveis com o padrão UDDI. O protocolo de acesso a essa estrutura deverá ser o HTTP.” “6.1.10. O protocolo SOAP é recomendado para comunicação entre os clientes e os Web Services e a especificação do serviço deverá utilizar a linguagem WSDL.

Solução aderente ao e-Ping 7.1. Segurança: Políticas Técnicas “7.1.7. Os sistemas devem possuir registros históricos (logs) para permitir auditorias e provas forenses, sendo imprescindível a adoção de um sistema de sincronismo de tempo centralizado, bem como deve-se utilizar mecanismos que garantam a autenticidade dos registros armazenados, se possível com assinatura digital.” “7.1.10. O uso de criptografia e certificação digital, para a proteção do tráfego, armazenamento de dados, controle de acesso, assinatura digital e assinatura de código, deve estar em conformidade com as regras da ICP-Brasil.”

Arquitetura InfoConv-WS Escalabilidade Possibilitará à RFB atender com segurança as demandas variáveis de fornecimento de informações, via Web Services, tornando possível o seu gerenciamento e controle. Log de acesso - CNPJ do convenente - CPF do usuário que realizou a consulta - Identificador (parâmetro de consulta) - Sistema - Perfil, ..... Log de Utilização do Serviço - análise de frequência e volume de acesso Log de atualizações cadastrais - Habilitação de acesso - Manutenção cadastro convenentes Log de Utilização do Ambiente de Testes Certificado Digital de Equipamento Autenticação (Quem está conectado?) Confidencialidade (Tem alguém ouvindo?) Integridade (Mensagem foi alterada?) Não repúdio (E se ele negar o ato praticado?) Cadastro no Infoconv-WS Responsabilidade RFB (Dicov e Ditecs) Dados cadastrais do convenente Habilitação de sistemas/perfis Dados do convênio Responsabilidade Serpro/Dataprev Dados do contrato Faixa de IP Maior controle Maior segurança Gerenciamento Remoto

Fluxo do Processamento     Fluxo do Processamento AC Internet Serpro Convenentes Logs BD InfoConv-WS Web Services InfoConv-WS Sistema do Convenente RFB e Prestador de Serviço - Valida certificado - Valida CNPJ Valida IP - Valida CPF Verifica DT término Convênio - Verifica Contrato Serpro - Valida Web Service/perfil BD RFB

Módulo de Gerenciamento do InfoConv-WS

InfoConv-WS: dados cadastrais

InfoConv-WS: habilitação

InfoConv-WS: informações de convênios e contratos

Infoconv-WS: faixa de IPs

InfoConv-WS: consulta de utilização de serviço

InfoConv-WS: resultado da consulta

Web Service CPF Número de inscrição; Nome; Situação cadastral; Indicativo de residente no exterior; Nome da mãe; Data de inscrição do CPF ou da última operação de atualização; Data de nascimento; Sexo; Número do título de eleitor; Ano do óbito; Código da natureza da ocupação; Código da ocupação principal; Ano a que se referem os códigos natureza e ocupação principal; Endereço do domicílio fiscal; Telefone; Código da unidade administrativa; e Indicativo de estrangeiro. 1 2 3 Número de inscrição; Nome; Situação cadastral; Indicativo de residente no exterior; Nome da mãe; e Data de inscrição do CPF ou da última operação de atualização. 1 Número de inscrição; Nome; Situação cadastral; Indicativo de residente no exterior; Nome da mãe; Data de inscrição do CPF ou da última operação de atualização; Data de nascimento; Sexo; Número do título de eleitor; e Ano do óbito. 1 2

Web Service CNPJ Número de inscrição; 1 2 3 Número de inscrição; Indicador de matriz/filial; Nome empresarial; Nome fantasia; Situação cadastral (ativa/suspensa/inapta/baixada); Caso domiciliado no exterior (cidade, código do país e nome do país); Código da natureza jurídica; Data de abertura; CNAE principal e CNAE secundários (até 10); Endereço do estabelecimento; Telefone e e-mail; Responsável pela Pessoa Jurídica (CPF e nome); Capital Social da Empresa; Quadro Societário e Dados do Contador; Porte do estabelecimento; Opção Simples Federal (Indicador de opção, data de opção e exclusão); CNPJ sucedidas e sucessoras. 1 2 3 Número de inscrição; Indicador de matriz/filial; Nome empresarial; Nome fantasia; Situação cadastral (ativa/suspensa/inapta/baixada); e Caso domiciliado no exterior (cidade, código do país e nome do país). 1 Número de inscrição; Indicador de matriz/filial; Nome empresarial; Nome fantasia; Situação cadastral (ativa/suspensa/inapta/baixada); Caso domiciliado no exterior (cidade, código do país e nome do país); Código da natureza jurídica; Data de abertura; CNAE principal e CNAE secundários (até 10); Endereço do estabelecimento; e Telefone e e-mail. 1 2

Em análise WS Certidão Negativa de Débito da Previdência Social WS Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e a Dívida Ativa da União WS Certidão Negativa de Débito da Previdência Social

Ofício COTEC 2007/003 Brasília, 30 de maio de 2007. Ao Senhor André Cesero - Superintendente da Sunat/Serpro Senhor João Santos - Superintendente da Sunce/Serpro Senhor Rodrigo Novais Coutinho - Diretor da DRD/DataPrev Assunto: fornecimento de informações para usuários externos. ........ Em continuidade às providências já em andamento quanto à implantação do sistema, solicitamos que sejam levadas ao conhecimento dos responsáveis por áreas de desenvolvimento de sistemas do Serpro (Sunat e Sunce ) e DataPrev , que qualquer demanda que envolva o desenvolvimento de solução com vistas ao fornecimento de informações para usuários externos deverá ser verificada a possibilidade de integração com esta solução. ....... Atenciosamente, Vitor Marcos Almeida Machado Coordenador-Geral da Cotec

Perguntas?

Obrigado!!! José Glaucy de A. Rocha Jose.Rocha@receita.fazenda.gov.br