O uso de georreferenciamento nas instituições do Governo Federal: I3Geo como solução governamental Marcelo Felipe Moreira Persegona.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Política Nacional de Meio Ambiente
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
SQL-3. Novo contexto e necessidade de : Manipular imagens Outros tipos de dados além de texto e números Recuperação de dados mais complexos Níveis distintos.
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 GT GRADEp Middleware GRADEp Serviços.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
SOFTWARE DE VULNERABILIDADE NATURAL À POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Supply Chain Management
DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar."
Arquitetura de Sistemas de Informação
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Controle Social Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Controle de Gastos Públicos
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Everaldo Carniel Formação: Profissão:
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Secretaria de Comunicação
Erivelton Pires Guedes Técnico de Planejamento e Pesquisa - Ipea Brasília - DF.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Segurança de Dados no MAER.
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Organização e Redução de Custos
Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA DE JOGOS DIDÁTICOS (SJD) Introdução Histórico Propósitos Concepção Limitações.
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
SECRETARIA DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS DIRETORIA DO PROGRAMA NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Programa de Saúde Mental Comunitária Secretaria Municipal da Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Fevereiro 2002.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Sua concepção é interagir com diversas bases de dados conectadas.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
The Data Warehouse Toolkit
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Transcrição da apresentação:

O uso de georreferenciamento nas instituições do Governo Federal: I3Geo como solução governamental Marcelo Felipe Moreira Persegona

Desafio Atual Transformação em Conhecimento Tratamento da Informação Vantagem competitiva Transformação em Conhecimento Tratamento da Informação Obtenção da Informação Capacitação Tecnológica Fonte: Prof. Hélio Gomes de Carvalho - helio@cefetpr.br

O que é Web Mapping? Web Mapping é um processo de desenhar, implementar, gerar e entregar mapas na Web. Um uso especial de Web Mapping são os mapas exibidos em dispositivos móveis, tais como telefones celulares, PDAs, GPS e outros dispositivos. Os dispositivos móveis de mapas também podem exibir textos e informações sensitivas de localização, tais como pontos de interesse, termos de localização baseados em serviços mais frequentemente usados.

O que é georreferenciamento? O georreferenciamento possibilita, ainda, entender melhor o comportamento de cidades, regiões e países, pela representação visual dos dados em forma de mapas, possibilitando a percepção de tendências e de informações que no formato textual não seriam percebidas devido ao grande volume de dados a serem analisados. Este tratamento da informação, ainda, agrega maior qualidade e precisão à informação, permitindo maior presteza, efetividade e transparência na análise a ser realizada pelos analistas de inteligência.

Sistema de Web Mapping

Softwares Livres que podem ser utilizados Criação, Visualização e Manipulação Banco de Dados Visualização

Conversão de Shapefiles para SQL Banco de Dados Geográfico Arquivos Shape File Banco de Dados Geográfico Arquivos SQL Representação SHAPE BEGIN; CREATE TABLE "geo_america_sul" (gid serial PRIMARY KEY, "f_code" varchar(5), "nam" varchar(254), "na2" varchar(2), "na2_descri" varchar(254), "na3" varchar(1), "na3_descri" varchar(254), "wfbpathln" varchar(16), "area" float8, "perimeter" float8); Conversão Conversão

Integração de tabela textual com tabela com atributo geográfico

Por que utilizar o I3Geo?

Infra-estrutura em Software Livre Por que utilizar o I3Geo? Infra-estrutura em Software Livre

Software Livre O software livre deve possuir quatro liberdades fundamentais: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Existe uma comunidade organizada no Governo Federal Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Existe uma comunidade organizada no Governo Federal

Customização da aplicação Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Customização da aplicação

Integração com outros sistemas externos Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Integração com outros sistemas externos

Conexão remota a outras bases de dados geográficas via protocolo WMS Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Conexão remota a outras bases de dados geográficas via protocolo WMS

Possui versão para dispositivos móveis Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Possui versão para dispositivos móveis

Ferramentas são “amigáveis” Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Ferramentas são “amigáveis”

Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Roda em ambiente Web

Não requer instalação prévia de nenhum software no cliente Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Não requer instalação prévia de nenhum software no cliente

Rápida aprendizagem na utilização e na customização Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Rápida aprendizagem na utilização e na customização

Instituições Governamentais PR – Presidência da República SAEI – Sistema Monitora, Assentimento Prévio, GeoCrises Casa Civil – GeoPR MMA - Ministério do Meio Ambiente INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia OTCA - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (uso interno) MEC - Ministério da Educação MS - Ministério da Saúde IDEMA - RN ULBRA - Porto Velho CRISP IBRAM - Instituto Brasília Ambiental (uso interno) ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil (uso interno) CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento (uso interno) SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia

http://www.softwarepublico.gov.br

Alguns recursos de representação de dados no I3Geo

Sistema de Web Mapping

Sistema de Web Mapping

Sistema de Web Mapping

Sistema de Web Mapping

Sistema de Web Mapping

Programas necessários no Servidor Web Programa I3Geo (Apache + I3Geo + Mapserver + outros programas) http://mapas.mma.gov.br/download/ Banco de dados PostgreSQL http://www.postgresql.org/ PostGIS http://postgis.refractions.net/

Onde obter mais informações sobre o I3Geo http://www.mma.gov.br http://pt.wikibooks.org/wiki/I3geo http://www.softwarepublico.gov.br

Onde obter mais informações www.maptools.org

Considerações finais O processo cognitivo está ligado ao tratamento e formatação do dado, e sua transformação em informação. Para isso, o usuário das informações, utiliza-se das funções de representação (idéia ou imagem que tem do mundo) ligadas ao seu saber em relação ao objeto estudado/observado. O processo cognitivo simplifica a sua avaliação e classificação para permitir a comunicação da sua interpretação dos dados por meio da formulação de problemas concretos.

Considerações finais Os sistemas de georreferenciamento, integrados ao processo cognitivo, também propiciam a captação de uma quantidade maior de informações que de outra forma não seria possível. A representação das informações em forma de mapas facilita o processo de captura de novos conhecimentos por estar composto pelo conhecimento tácito do usuário, os quais são utilizados para realizar os processos de análise, de síntese e de compreensão das novas informações que lhe são apresentadas; e aplicação, onde o indivíduo mobiliza seu conhecimento para uma circunstância específica.

Considerações finais Os softwares livres viabilizam o desenvolvimento e utilização deste tipo de aplicação, por não se necessitar adquirir licenças para o desenvolvimento e uso dos sistemas de georreferenciamento. Caso se fizesse via softwares proprietários, o alto custo inviabilizaria o projeto.

Demonstração online http://200.199.198.24/i3geo

Obrigado!!! Nossa arte é o conhecimento! IP Consultoria Ltda. SRTVS 701 Bloco O Sala 882 Ed. Multiempresarial – Asa Sul – Brasília – DF – CEP: 70.340-000 Fone/FAX: 55 (61) 3039-3272 e-mail: ipconsultores@ipconsultores.com.br URL: http://www.ipconsultores.com.br Obrigado!!! Marcelo Felipe Moreira Persegona Diretor de Projetos 55 61 9983-36 86 marcelo.persegona@ipconsultores.com.br André Luiz Moreira Persegona Diretor de Desenvolvimento 55 61 8402-32 72 andre.persegona@ipconsultores.com.br Nossa arte é o conhecimento!