SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

ATIVIDADE 8 DIVULGANDO A PESQUISA
HISTÓRIA Professor Balduino.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Dia Da Consciência Negra Dia 20 De Novembro
O racismo é a prova do quanto ainda somos primitivos.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Escola Estadual Senador Filinto Muller
E.M.E.F. PROFª MARLENE RONDELLI PROJETO: COLCHA DE RETALHOS
Resgatando o Folclore Brasileiro
O FOLCLORE BRASILEIRO VERA MARIA CANIÇALI.
O FOLCLORE BRASILEIRO.
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
ETNOCENTRISMO... O QUE É ISSO?.
DISCUSSÕES ÉTNICO – RACIAIS: UMA JANELA ABERTA PARA A IGUALDADE
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Trabalho realizado sob a orientação da professora Anabela Braga
Guaíra: Cidade do Quilombo
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
World Education Research Association (WERA)
Fundação Cultural Palmares Criada em 1988, é uma vinculada do Ministério da Cultura, com a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira,
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
PROJETO AFRICANIDADES NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ
A África é um continente sem história. Egito não é África
MOVIMENTOS CULTURAIS.
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
PROJETO DROGAS, TÔ FORA.
LEILÃO DE JARDIM.
Heterogênese Urbana Tema: “Movimento Negro”
Sugestão de Atividade:
16/11/11.
Escola Municipal Rio Negro
“A minha escola contra a descriminação”
AFRODESCENDENTES.
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
Tema: Dia da Consciência Negra
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
Sou Negro.
Descrevendo a atividade
Claudia Kaline Bandeira Bezerra Orientadora: Yvonne Maggie
PROJETO.
Projeto Institucional
QUILOMBOLAS.
PARTICIPAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
PLANTANDO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS TIRADENTES E ZUMBI DOS PALMARES-MARI/PB.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA
Módulo II - ÁFRICA-BRASIL E CONEXÕES DIASPÓRICAS
Geografia População brasileira
ESCOLA MUNICIPAL DE MUSSURUNGA APRESENTA FOLCLORE, CULTURA E DIVERTIMENTO SEJA BEM VINDO.
Lei /03 Jeruse Romão.
Justificativa: Falar da origem do homem é fazer uma viagem no próprio tempo e nesta viagem podemos encontrar respostas pra muitos porquês: como de nossa.
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
QUILOMBOS e QUILOMBOLA
NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR ITAN PEREIRA PROFESSORA: MAINARA DUARTE ESTÁGIARIA: KARLA OLIVEIRA DISCIPLINA: HISTÓRIA ANO: 1º.
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as negras raízes do povo brasileiro. Escolhido por coincidir com o dia.
VI FEIRA ACADÊMICA DA CONSCIÊNCIA NEGRA São Luís – Maranhão.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Transcrição da apresentação:

SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA 20 DE NOVEMBRO

OBJETIVOS RESGATAR A CULTURA ORAL A DIVERSIDADE A AUTO-ESTIMA; LEVAR AO SISTEMA ESCOLAR CONTEÚDOS REFERENTES AO RACISMO, INTOLERÂNCIA E PRECONCEITOS AO RACISMO; DESENVOLVER ATIVIDADES A RESPEITO RACIAIS ENVOLVENDO O NEGRO E O ÍNDIO.

CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS TEXTO PARA REFLEXIÇÃO LEI 10.639; VÍDEO MOSTRANDO CANTORES NEGROS, DANÇAS AFRICANAS E DESFILES DA BELEZA NEGRA; QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES?; CONTOS, ESTÓRIAS E POEMAS MOSTRANDO AS DIFERENÇAS E A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO; A INFLUÊNCIA DO NEGRO NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.

METODOLOGIA EXPLICAR O PORQUÊ DA COR NEGRA; LEVAR O ALUNO A PRESENCIAR A DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, COR DO CABELO, FORMATO DO ROSTO, QUE SÃO DIFERENTES MAS TEM VALORES CULTURAIS E DEVEM SER RESPEITOS COMO QUALQUER SER HUMANO; DESCREVER O QUE FOI QUILOMBO, COMUNIDADES QUILOMBOLAS E CAPOEIRA.

AVALIAÇÃO EXPOSIÇÃO DE CARTAZES; APRESENTAÇÃO DE UM DESFILE COM OS PRÓPRIOS ALUNOS; ORALIDADE; RESULTADOS DE PESQUISAS FEITAS NA INTERNET.