Guerra Fria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA
Advertisements

GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS ( )
Sistemas econômicos e sociais
MÓDULO 13 – REPÚBLICA POPULISTA( )
“A ERA VARGAS” GETÚLIO VARGAS: O PRESIDENTE QUE MAIS TEMPO FICOU NO PODER.
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA
GOVERNOS POPULISTAS.
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
A volta de Getulio Vargas( ) Terminado o governo Dutra,novas eleições presidenciais foram realizadas. Com 68 anos de idade,Getulio Vargas concorreu.
COMO A GUERRA FRIA SE REFLETIU NO BRASIL?
PERÍODO DEMOCRATICO - POPULISTA ( )
A República Populista ( )
6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961):
REPRESENTAÇÃO PARTIDÁRIA DO PERÍODO:
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
General Eurico Gaspar Dutra ( )
1) O GOVERNO DO GENERAL EURICO DUTRA( )
MÓDULO 12 – DA CRISE DO POPULISMO À DITADURA( )
Participação do Brasil na 2ª guerra Governo Eurico Gaspar Dutra
Prof. Osiel Lima História do Brasil
MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II )
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
República Democrática Populista (1945 – 1964)
A PRESIDÊNCIA DO GENERAL DUTRA.
História . Aula 02 O Brasil no contexto da Guerra Fria
Governos JK, Jânio Quadros e Jango
A REPÚBLICA POPULISTA (1946 – 1964)
REPÚBLICA LIBERAL POPULISTA ( )
JÂNIO QUADROS (1961) Prof. Altamiro.
O Populismo.
O Populismo (IV República)
Período Democrático Populismo
GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)
BRASIL: POPULISMO ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ.
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
POLÍTICAS ECONÔMICAS PRÉ PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo)
A presidência de Vargas uma reflexão a respeito da aula expositiva e dos recursos de multimídia Prof. Marcos Eduardo Monteiro de Araujo.
República Democrática Populista (1945 – 1964)
PERÍODO POPULISTA OU 3ª REPÚLICA(1945/64)
REPÚBLICA POPULISTA ( )
ATUALIDADES GOLPE DE 1964.
0 POPULISMO NO BRASIL (1946/1964)
A experiência democrática no Brasil ( )
REPÚBLICA POPULISTA 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
Período democrático de 1946 a 1964
Getúlio Vargas...o retorno
A República Populista se inicia após o Estado Novo , comandado por Getúlio Vargas. Que era um governo totalitário, ditatorial, e que já não possuía mais.
TERCEIRA REPÚBLICA OU REPÚBLICA LIBERAL 1946/1964
A experiência democrática no Brasil ( )
A REDEMOCRATIZAÇÃO- GOVERNO DE DUTRA À JANGO
o interregno democrático e o golpe de 1964
1946 – 1950 EURICO GASPAR DUTRA 1951 – 1954 GETÚLIO VARGAS.
REPÚBLICA LIBERAL (1945 – 1964).
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático):
A experiência democrática no Brasil ( )
A EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NO BRASIL ( ) Parte 2  Governo JK  Governo Jânio Quadros  Governo João Goulart (Jango) Capítulo 43Capítulo 49 e 54.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
 Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Foi o presidente.
Jânio Quadros e João Goulart ( ). A eleição de Jânio Quadros pelo PDC (Partido Democrata Cristão), com o apoio da UDN, marcou um fato inédito.
História dos Presidentes e suas principais contribuições para a economia brasileira 5º Semestre de Administração de Empresas Prof. Lourival.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:  PSD (Partido Social Democrático):  Principal partido.  Criado por Getúlio Vargas.  Base rural.  Industriais, banqueiros.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
D ITADURA CIVIL - MILITAR NO B RASIL. O GOLPE MILITAR DE 1964 Os antecedentes: Juscelino Kubitschek ( ): deixou um quadro de crise econômica;
Getúlio Vargas.
. 6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961): PSD + PTB.
Transcrição da apresentação:

Guerra Fria

Capitalismo: Sistema econômico e social que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção, pelo trabalho livre assalariado e pela acumulação de capital. Consiste também na racionalização dos meios de produção e na exploração de oportunidades de mercado para obter lucro.

O Socialismo: é uma corrente de pensamento que se desenvolve a partir do século XIX em oposição ao capitalismo e ao liberalismo. Propõe uma organização social na qual são abolidas a propriedade privada dos meios de produção e a sociedade de classes. Há diferentes formas de socialismo. Algumas doutrinas pregam o controle rigoroso e autoritário do Estado na economia e na sociedade, enquanto outras permitem maior descentralização.

A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o grande filósofo Thomas Hobbes, “a guerra consiste não só na batalha, ou no ato de lutar: mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida.” A Guerra Fria entre EUA e URSS, que dominou o cenário internacional na segunda metade do Breve Século XX, foi sem dúvida um desses períodos.

Gerações inteiras se criaram à sombra de batalhas nucleares globais, que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade. [a guerra] Não aconteceu, mas por cerca de quarenta anos pareceu uma possibilidade diária. ERIC HOBSBAWN, Era dos Extremos, Companhia das Letras.

Governo Dutra (1946-1951) Conjuntura internacional: Guerra Fria (influencia todos os governos, do fim da Era Vargas até o fim da ditadura) Constituição promulgada de 1946: Regime democrático, presidencialista e republicano; Dutra não aumenta os salários, fecha o PCB e proíbe greves e manifestações; Plano SALTE (saúde, alimentação, transporte e energia; Dutra gasta as reservas comprando produtos supérfluos e não investe em empresas nacionais;

Volta de Vargas (1951-1954) Apaga a figura de ditador e retoma a nacionalismo e o amparo aos trabalhadores; Através da campanha “O petróleo é nosso”, cria a Petrobrás em 1953. Governo propõe a Lei de Lucros Extraordinários e dobra o salário mínimo; Imprensa e UDN atacam Vargas: em 5 de agosto de 1954, Carlos Lacerda, oposicionista, sofre atentado na rua Toneleiros; Diante das pressões, escreve uma carta-testamento e se suicida com um tiro no peito;

História . Aula 01 Uma leitura da Era Vargas através das imagens

História . Aula 01 Uma leitura da Era Vargas através das imagens

Juscelino Kubitschek (1956-1961) Lema: crescer 50 anos em 5; Plano de Metas: energia, transporte, alimentação, indústrias de base e educação; Construção de usinas hidrelétricas: Furnas e Três Marias; instalação de indústrias automobilísticas; Abertura de rodovias; ampliação da produção de petróleo; fundação da cidade de Brasília (21/04/1960); Aumento da dívida; multinacionais controlam importantes setores da economia; Corrupção. Aumento do êxodo rural. Criação da SUDENE

Jânio Quadros – 1961 Figura personalista e carismática; seu lema era “varrer” a corrupção; Promete melhorar as condições de vida do povo e combater o comunismo; na prática, torna-se autoritário e diminui o crédito aos empresários; Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul – a mais alta honraria nacional; Renuncia ao cargo, com a intenção de ser reconduzido ao poder pelo apoio do povo, o que não acontece.

João Goulart (1961-1964) Estava em visita à China; Diversos grupos garantiram sua posse, incluindo Leonel Brizola, governador do RS e líder da “Campanha da Legalidade”; Foi aceita, desde que fosse adotado o sistema parlamentar; Um plebiscito decidiu pelo presidencialismo em 1963; Jango restabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo e passou a controlar os lucros enviados pelas multinacionais. Implantou Reformas de Base Fortalecimento dos Movimentos sociais: UNE e Ligas Camponesas; Oposição das elites conservadoras, Igreja e classe média