A Celebração e o Rito – parte por parte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligue o Som Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Advertisements

Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática.
SETEMBRO DE 2010 IX CONGRESSO DA ORGANIZAÇÃO SRI SATHYA SAI DO BRASIL MÉDICOS, PACIENTES E SOCIEDADE.
“MOSTRA-ME A TUA GLÓRIA”
FUGIR DE DEUS Jonas 1.3.
“A ORAÇÃO E OS ANJOS” Salmo 34.7.
“ALVOROÇADORES” Atos
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
4.4 Igreja: Comunidade de comunidades. Comunidades são escolas de diálogo interno e externo. (DGAE 64) O diálogo é o caminho permanente para a boa convivência.
VERBUM DOMINI A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA
PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI
Qual é a função de um texto literário?
PERSISTÊNCIA.
Ó Bem-aventurada Virgem Maria, sois a Mãe da graça, a esperança do mundo, atendei vossos filhos que clamam por vós.
Os estágios da Célula.
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
A Vontade de Deus.
O caminhar com Cristo “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” PV 4:18.
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
SANTAS MISSÕES POPULARE S. O QUE SÃO SMP? Uma sacudida Sacudir é acordar É tomar consciência do mundo que nos rodeia, daquilo que somos e queremos ser.
O CANTO LITÚRGICO.
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015 Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida ( Jo 14, 6)
GUARAPUAVA, 23 de outubro de Pe. Claudemir da Silveira Didek
ENSINA-ME A FAZER A SUA VONTADE Como é que eu posso saber a vontade de Deus, sobre? - Relacionamento sentimental. - Relacionamento familiar.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-Feiras A Era de Laodicéia Valdeir Contaifer, pr.
Humanidade: potencial e realidade Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-feiras.
O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. Que poderei temer
A AMPLA ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 1 Cr.12:7.
TERCEIRA IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO Escatologia nas Quartas-Feiras Resumo do dia 26/09/07 Valdeir de Souza Contaifer, Pr.
Caríssimos, São Lucas narra-nos que Jesus ia a caminho de Jerusalém (Lc 10, 38-42) e entrou numa aldeia antes de chegar à cidade. Parou para descansar.
O espírito do anticristo
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto
Precisamos de sacrifícios?
Coisas fora de moda....
Em 2009 quero viver como um filho muito amado!. Um filho muito amado Existem duas formas de relacionamentos: Por medo ou obrigação Por medo ou obrigação.
Comunidade Saudável Atos 2:38-47.
Jesus, a plena manifestação da graça de Deus
NOVA SÉRIE (Maio) Família: Ideia de Deus.
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
O que são os Dons Espirituais
Igreja, Comunidade da Palavra
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Aconselhamento e Relacionamento Familiar
TRANSFORMADOS NA SUA IMAGEM
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Isaías A oração que mexeu com o coração de Deus.
Igreja Batista Itacuruçá Tijuca – RJ
Sepultamento de São José. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUNDIAÍ AGOSTO DE O ministério do ensino é apresentado na Bíblia como uma função essencial ao crescimento da igreja. Jesus.
O PROVEDOR.
Quem é o meu próximo?" Na época, "próximo" era o membro do Povo de Deus; excluíam os inimigos, os pecadores e os não praticantes... Jesus responde com.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Contrato Pedagógico Contabilidade Básica Este contrato visa a estabelecer regras claras para utilização entre as turmas 1GFN/1LOG/2GFN/2LOG e.
ALESIANOS COOPERADORES FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO SANTIDADE SALESIANA DOM BOSCO CONTEMPLATIVO NA AÇÃO FCSS
Redação jornalística na RCC Elaborado pelo Ministério de Comunicação Social da RCC de Santa Catarina.
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
Transcrição da apresentação:

A Celebração e o Rito – parte por parte. EUCARISTIA: A Celebração e o Rito – parte por parte.

Ritos iniciais – Ritos de acolhida. LITURGIA DA PALAVRA. LITURGIA EUCARÍSTICA. Ritos finais – de envio e Missão. A Celebração da Missa é um só ato que acontece em dois momentos...

ESTRUTURA DOS RITOS INICIAIS: Procissão de entrada e/ou Canto inicial. Beijo do Altar. Incensação do Altar. Saudação de quem preside. (acolhida: visitantes, ausentes, doentes, pessoas que voltaram de um encontro...). Introdução ao Mistério celebrado. Rito penitencial (reconciliação, aspersão...). Canto do “Kyrie” – Senhor, tende piedade de nós). Hino do Glória: Glória a Deus nas alturas... Oração da Coleta (Presidencial). (+- 10 minutos)

ESTRUTURA DA LITURGIA DA PALAVRA: (motivar a Liturgia da Palavra com um único comentário. Uma conquista...). Primeira Leitura (dar espaço para o silêncio...) Salmo Responsorial (Cantado; Recitado). Segunda Leitura (dar espaço para o silêncio). Aclamação ao Evangelho (Procissão com o Livro). PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO. Homilia. Profissão de Fé. Oração dos Fiéis. (+- 20 minutos).

Estrutura da Oração Eucarística: PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: (Jesus tomou o pão e o cálice com vinho...). ORAÇÃO EUCARÍSITCA: (Jesus deu graças ao Pai...). RITOS DE COMUNHÃO: (Jesus partiu o pão e deu o pão e o cálice com vinho aos seus discípulos...).

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS: Canto, silêncio ou instrumental durante a preparação das oferendas. Procissão com as oferendas (pão e vinho, dons para a comunidade, objetos simbolizando a vida...). APRESENTAÇÃO DO PÃO: “Bendito sejas, Senhor...). Mistura da água no vinho. APRESENTAÇÃO DO VINHO: “Bendito sejas, Senhor…”.

Oração silenciosa do Presidente da Celebração: (De coração contrito e...). Incensação das oferendas e do Altar, pelo Presidente da Celebração. Incensação do Presidente e do Povo, pelo diácono ou outro ministro (preparado). “Lavabo”: o Presidente da Celebração lava as mãos, em silêncio. Convite à oração sobre as oferendas: “Orai...”. Resposta da Assembléia: “Receba o Senhor...”. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS.

ESTRUTURA DAS ORAÇÕES EUCARÍS-TICAS (são 14 orações eucarísticas): Diálogo inicial entre o Presidente e a assembléia: “O Senhor esteja...”. Prefácio, terminando com o canto do “Santo” (+-95 prefácios). Epíclese (invocação do Espírito Santo) sobre o pão e o vinho. Narrativa da Instituição: (Ultima Ceia). Anámnese (memorial) e oblação (oferta). Epíclese de Comunhão.

Intercessões (mementos, lembranças = Papa, Bispos, Defuntos...). Doxologia: Por Cristo, com Cristo, em Cristo... (terminado com o grande AMÉM final, acompanhado da elevação do Pão e do Vinho, e outros gestos de louvor: incensação, elevação das mãos por parte da assembléia). Por fazer parte da Oração Eucarística, a doxologia é presidencial.

ESTRUTURA DOS RITOS DE COMU-NHÃO: Convite ao Pai-Nosso. Pai-Nosso e Embolismos (acréscimos). (Livrai-nos...; Vosso é o Reino...). Oração da Paz. Convite ao abraço da paz e o abraço. Fração do Pão. Acompanhado do canto “Cordeiro de Deus...”. Commixtio: um pedaço de pão é colocado no cálice. Oração de preparação do Presidente (em silêncio).

Apresentação do Pão e do Vinho para a Comunhão. Distribuição da Comunhão. Canto de Comunhão. Purificação dos utensílios usados para a comunhão. Silêncio. Salmo ou Hino de louvor após a Comunhão. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO. (+- 20 minutos).

ESTRUTURA DOS RITOS FINAIS: Avisos. Benção (Fim da Celebração). (Homenagem a Maria, Mãe de Jesus). Despedida – Envio. Saída (eventualmente acompanhada de música instrumental). (+- 10 minutos).

A MISSA = CELEBRAÇÃO AO REDOR DE DUAS MESAS: PALABRA EUCARISTIA silêncio Interlúdio abraço da paz HOMILIA PREFÁCIO COMUNHÃO!

BREVIDADE. SOLENIDADE. LOGICIDADE. SIMPLICIDADE

Na Missa a Eucaristia é: SACRIFÍCIO: o grande ato de entrega do Filho ao Pai. ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS: como a mais perfeita maneira de agradecer a Deus, pelas maravilhas que realiza sempre. SACRAMENTO: sinal da presença de Jesus Ressuscitado a continuar, no mundo, a sua missão, através de seus seguidores. ALIMENTO: que transmite força e une os cristãos entre si para, com Cristo, realizar o plano do Pai...Fazer acontecer o Reino desde já.

Durante este grande encontro do Povo de Deus, para a celebração da Eucaristia na Missa, são realizados alguns gestos, entoados cantos e pronunciadas muitas fórmulas de orações. =) no gesto de colocar-se de joelhos, expressa o seu sentimento de humildade diante de Deus. Ele dá a vida e a sustenta. O ser humano reconhece, nesse gesto a grandeza de Deus, Senhor da vida. =) no gesto de erguer as mãos ao alto, louva a Deus, dando ação de graças, como Moisés em seus momentos de conversa com o Senhor...

=) no gesto de permanecer sentados, estamos numa atitude de escuta, de atenção à Palavra de Deus, ou em meditação. =) no gesto de permanecer de pé, demons-tramos a nossa prontidão em ouvir ou acolher a Palavra de Deus, ou respeito diante do fato que valorizamos como tal. =) quando cantamos, reforçamos a nossa conversa com Deus. O canto gera grande unidade. =) ao caminhar em procissão, lembramos a caminhada que nos leva a algo mais, em companhia dos irmãos e irmãs...

É o que acontece no dia a dia É o que acontece no dia a dia. A procissão de entrada é uma forma de manifestar nossa disposição em caminhar juntos para a celebração da vida de Jesus oferecida ao Pai.. A procissão das ofertas, na Missa, torna mais significativa, quando feita na intenção de atualizar a caminhada de Jesus para o oferecimento de sua vida ao Pai. =) o silêncio é mais uma atitude simbólica na Missa. É no silêncio que percebemos a presença de Deus a nos falar nos momentos mais importantes da vida, e de maneira mais pessoal.

EUCARISTIA É SACRIFÍCIO DE AÇÃO DE GRAÇAS e de louvor... MISSA é missão. Missão de viver em casa, na rua, no trabalho, no lazer e em toda parte o que celebramos na Eucaristia: a PÁSCOA DO SENHOR e a nossa Páscoa.