O Ensino de Probabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Probabilidade Modelo matemático para incerteza
Advertisements

PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
FAP 181 Grandezas Grandezas Físicas Físicas Como ? Treinamento Treinamento Experimental Experimental Problema Problema O que ? Medir Medir Teoria Teoria.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
Protocolos Criptográficos. Múltiplas chaves em RSA Para RSA, escolhe-se dois números, e e d, tal que e. d = 1 mod (p-1).(q-1) Entretanto, também pode-se.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar SITUAÇÃO DIDÁTICA 12:16:33 DRE - ARAGUAÍNA.
Amor pela vida: herança ou aprendizado? Por Adriana Couto Pereira-Rocha.
Registro de Carta Topográfica
PROCESSO CIVIL E ECONOMIA Direito, Economia e Desenvolvimento Escola da Magistratura do TRF4ªR Curitiba-PR 7 de junho de 2013 PROCESSO CIVIL E ECONOMIA.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Técnicas de Processamento Imagens
Fazendo Slides no Power Point
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 202 Aula 01 - ANO 2013 Camilo Daleles Rennó
Física Quântica Exercícios
Introdução à Estatística
Técnicas de Amostragem
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
PRÉ PROVA – BANCO DO BRASIL
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Nova Série - Maio Família: Ideia de Deus.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
O Ensino de Probabilidade Paulo Cezar Pinto Carvalho IMPA.
Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente –Cardano (século XVI) –Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Against.
Probabilidade e Esperança Condicional
Intervalos de confiança Sejam X 1, X 2, …, X n i.i.d. com distribuição F. Um intervalo de confiança de nível 1– para é um par de estatísticas [T 1 (X),
Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
O Ensino de Probabilidade
Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente –Cardano (século XVI) –Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Against.
Esperança Idéia: a esperança (ou valor esperado) de uma v.a. é o valor médio que se espera obter ao se repetir um experimento aleatório um grande número.
Computação Gráfica: Possibilidades e Desafios
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
5W1H.
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUNDIAÍ AGOSTO DE O ministério do ensino é apresentado na Bíblia como uma função essencial ao crescimento da igreja. Jesus.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Legislação Eleitoral e Eleições Sistema Majoritário: Presidente, Governador, Prefeito e Senador Um turno: maioria simples dos votos. Só é aplicado.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Aritmética de ponto flutuante Erros
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Recursividade Estrutura de Dados.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Marco Antonio Montebello Júnior
Introdução à Probabilidade
The Data Warehouse Toolkit
Prof: Graciano Notação Científica.
Principais Modelos Discretos Josemar Rodrigues AULA:
PRODUTOS E FATORES: UMA QUESTÃO NOTÁVEL Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Estatística amintas paiva afonso.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
Contagem – Probabilidade
Estatística amintas paiva afonso.
PROBABILIDADE para LEC
Transcrição da apresentação:

O Ensino de Probabilidade Paulo Cezar Pinto Carvalho IMPA

Probabilidade na Escola Básica Tópico de grande importância em carreiras profissionais de todas as áreas (Engenharia, Medicina, Administração, ...) Mas pouco explorado (evitado?) na Escola Básica (normalmente, um apêndice ao estudo de Análise Combinatória: no casos favoráveis/ no casos possíveis). Por que isso ocorre? Podemos mudar?

Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente Cardano (século XVI) Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Desafio aos Deuses (Against the Gods)

Problema dos Pontos (Cardano) Dois jogadores de mesma habilidade disputam um prêmio de R$ 2.000,00 em uma série de partidas: o primeiro a obter 10 vitórias ganha o prêmio. O jogo é interrompido quando o jogador A tem 9 vitórias e o jogador B, 7 vitórias. Como o prêmio deve ser dividido?

Problema dos Pontos (Cardano) Uma proposta olhar para o passado: dividir o prêmio proporcionalmente ao número de vitórias já obtidas (9 e 7)

Problema dos Pontos (Cardano) Uma outra proposta olhar para o futuro: dividir o prêmio proporcionalmente à quantidade de vitórias que cada um obteria se o final do jogo fosse repetido um grande número de vezes. Probabilidade!

Modelo Probabilístico Simples Espaço amostral (W): conjunto de resultados possíveis para um experimento aleatório. Probabilidade: número não negativo atribuído a cada um destes resultados, de modo que a soma seja 1. (intuição: freqüência a longo prazo)

Modelo Simples Adequado para o caso discreto = {w1, w2, ...} p1 +p2 + ... = 1 Para cada A  W , P(A) = wi  A P(wi) evento

Como atribuir probabilidades? Estatística: estimar através de frequência observada. Explorar simetria: modelos equiprováveis W = {w1, w2, ..., wn } p1 = p2 = ... = pn = 1/n Moedas, bolas em urnas, cartas, dados, etc

Exemplo Uma moeda “honesta” é lançada 3 vezes. Qual é a probabilidade de sair 2 caras e 1 coroa? Espaço amostral: W = {0, 1, 2, 3} (número de caras) Probabilidade de sair 2 caras = P({2}) = ¼.

Exemplo Uma moeda “honesta” é lançada 3 vezes. Qual é a probabilidade de sair 2 caras e 1 coroa? Espaço amostral: W = {0, 1, 2, 3} (número de caras) Probabilidade de sair 2 caras = P({2}) = ¼.

Exemplo Uma moeda “honesta” é lançada 3 vezes. Qual é a probabilidade de sair 2 caras? Espaço amostral: W = {ccc, cck, ckc, kcc, ckk, kck, kkc, kkk} Probabilidade de sair 2 caras = P({cck, ckc, kcc}) = 3/8.

Observação Saber identificar modelos equiprováveis. É óbvio que kkk e ckc têm a mesma chance de ocorrer? E kkkkkkkkkk e ckkckckckk? Saber identificar modelos equiprováveis.

Exemplo Os alunos de uma turma organizaram uma rifa, na qual 15 alunos compraram 1 bilhete, 10 compraram 2 bilhetes e 5 compraram 3 bilhetes. É mais provável que o aluno sorteado tenha comprado 1, 2 ou 3 bilhetes?

Exemplo Cinco pessoas vão disputar uma corrida. É razoável admitir iguais probabilidades de vitória?

Exemplo Cinco pessoas vão disputar uma corrida. Camisas de 1 a 5 são sorteadas entre eles. É razoável admitir que a probabilidade de o ganhador usar a camisa 2 é 1/5?

Exemplo: Mega-Sena Desenvolvimento do espírito crítico. Apostar em 1-2-3-4-5-6 ou 7-16-24-28-41-52? A dezena 27 não sai há 33 semanas na Mega-Sena. Como usar para apostar? Apostar nos números que sairam no último sorteio é uma boa idéia? Desenvolvimento do espírito crítico.

Exemplo Para sortear as vagas em um condomínio, um papelzinho com o número de cada vaga (a boa é a 7!) é colocado em uma urna. Você prefere ser o primeiro ou o último a sortear um papel?

Exemplo É justo usar par-ou-ímpar em uma disputa?

Exemplo Dois dados idênticos são lançados ao mesmo tempo. Todas as somas têm a mesma chance de ocorrer? Qual é a probabilidade de dar soma 7?

Exemplo Dois dados idênticos são lançados ao mesmo tempo. Todas as somas têm a mesma chance de ocorrer? Qual é a probabilidade de dar soma 7? Joãozinho: Há 36 possibilidades de resultado, das quais 6 dão soma 7; a probabilidade é 1/6. Pedrinho: Como os dados são idênticos, há 15 + 6 = 21 possibilidades de resultado, das quais 3 dão soma 7; a probabilidade é 1/7.

O problema dos pontos A ganhou 9 vezes, B ganhou 7. Quem ganhar 10, leva o prêmio de R$ 2000,00. Como dividir?

O problema dos pontos O que significa dizer que a probabilidade de que A vença o jogo é igual a 7/8? Usar simulação para construir a idéia intuitiva de probabilidade. Moedas, dados, baralho, urnas, par-ou-ímpar Computador

Comentários É necessário começar cedo o estudo de Probabilidade, para que o aluno tenha tempo de desenvolver uma boa intuição. Ensino de Probabilidade pode ser desvinculado de Análise Combinatória.

Sugestões Ensinar o aluno a identificar modelos equiprováveis. Levá-lo a desenvolver espírito crítico em situações envolvendo probabilidade. Enfatizar o uso de probabilidade para tomar decisões. Usar simulação para construir a idéia intuitiva de probabilidade.

www.impa.br/~pcezar/rpm