PINTURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Advertisements

BOLHAS DESCRIÇÃO Também conhecido por empolamento. CAUSAS PROVÁVEIS Uso inadequado de aditivos. Utilização de diluentes muito rápidos. Umidade relativa.
Metais Não Estruturais
Como expandir? Incorporação de agentes químicos que se degradam; Incorporação de dióxido de carbono sólido; Incorporação de microesferas expansíveis;
MATERIAIS RISCADORES.
Aditivos para argamassas e concretos
Trabalho de Química Análise Imediata.
ARGAMASSAS Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes,
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
Tintas e Vernizes 1ª Parte.
Tintas e Vernizes 2ª Parte.
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Polimerização em Emulsão Técnicas de Polimerização
Preservação da Madeira Pentaclorofenol
Materiais para a Indústria da Construção Civil
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
O Vidro.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Localizada a 143 Km da capital do estado de SÃO PAULO, a empresa conta com uma equipe de técnicos e profissionais capacitados, proporcionando a seus clientes.
Materiais da Construção
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
AGENTES DESMOLDANTES PARA CONCRETO
Matérias Primas e Processos para Marcenaria
Colóide Colóides são misturas heterogêneas
Aplicação de Defensivos Agrícolas
Tecnologia de limpeza e de sanitização da fábrica e de seus equipamentos Água - - elemento mais importante para o funcionamento da indústria de alimentos;
Processos de separação
Química.
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. José Neves Júnior A Tinta
Escola EB 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior Tinta
Definição da forma de produção
Escola Básica 2/3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
CONHECENDO A INDÚSTRIA DE ESMALTE
Fracionamento de misturas
CONSED – AULA N.º 14 PINTURA E ACABAMENTOS FINAIS
Tipos de argamassas e Argamassas Especiais
Materiais de Construção
Definição de metal. É um elemento, substância ou liga metálica caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor.
Conceito de solo : Ponto de vista agrícola
SUSPENSÕES E SOLUÇÕES.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II
BASES Função Inorgânica.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Tecnologia da Construção II
Profa. Patrícia da Fonseca Leite
Educação Tecnológica Tipos de Tintas
Propriedades das Soluções
Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.
Trabalho realizado por:
MATERIAIS POLIMÉRICOS
USINAGEM Fluidos de usinagem; Usinagem a seco;
MATERIAIS POLIMÉRICOS
Filtração 20 de Março de 2007.
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Pós, Granulados e Comprimidos
Processamento de Materiais Cerâmicos
Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação.
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
Pomada Preparações de consistência semi-sólidas
Profa. Ms. Larissa Funabashi de Toledo Dias
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
PINTURA.
RESINAS ACRÍLICAS Resinas derivadas do ácido acrílico, com uma larga aplicação na área da Prótese. Moléculas muito grandes Característica de serem.
Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Processos de ligação.
Corrosão e Proteção Anticorrosiva
AGLOMERANTES Quanto à origem:
Resina Composta.
MATERIAIS BETUMINOSOS APLICADOS NA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS
Transcrição da apresentação:

PINTURA

Plano de Ensino Pintura Funções da pintura Tipos de pintura Aplicação Revestimentos – textura – grafiato – granilha

Tinta O que é

Tinta é uma mistura homogênea de solventes, aditivos, ligantes e pigmentos que tem por finalidade revestir uma superfície de modo a protegê-la contra a ação de intempéries de todos os gêneros, bem como funcionar como elemento de decoração, ou seja, ao ser estendida numa fina película, forma um filme aderente ao substrato com a finalidade de cobrir, proteger e embelezar.

TIPOS E CLASSIFICAÇÃO

Látex PVA A base de água; Sem odor; Excelente acabamento; Ótimo cobrimento; Secagem rápida; Baixo brilho; Dificuldade de limpeza; Uso: Área interna;

Acrílica Solúvel em água; Secagem rápida; Resinas acrílicas; Impermeabilidade; Maior brilho que o látex; Maior custo; Pode ser lavado; Indicado para áreas molhadas e também áreas externas;

Outros Tipos de Tintas

Tintas: composição Resina Pigmentos Aditivos Solventes

Tintas: composição Resina Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem.

Tintas: composição Pigmentos:Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência.

Aditivos:Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação.

Solventes:Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos. São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.

Tintas nada mais são do que uma composição química líquida pigmentada, que ao ser aplicada se converte em filme sólido por mecanismos característicos de cada tipo de tinta. Os vernizes são como as tintas, mas não possuem pigmentos, pois são transparentes. Ambos possuem funções próprias, são usados principalmente para decoração, pintando paredes e ornando com o ambiente e local onde serão utilizados. São usados também em formas de películas protetoras de superfícies (geralmente o verniz). É o caso de armários, portas de madeira, móveis em geral.

Classificação das tintas: Tintas a óleo; Tintas plásticas emulsionáveis; Tintas para caiação; Tintas especiais.

Tintas a óleo:Este tipo se compõe (entre outros) de : Veículos: óleos secativos (formam película quando expostos ao ar) – ésteres. Óleos modificados: melhor adesividade da película, flexibilidade, secagem rápida. Solventes: baixa a viscosidade do veículo facilitando a aplicação; Pigmentos: partículas cristalinas insolúveis e dão cor e opacidade.

Tintas plásticas emulsionáveis: Aquelas que em uma resina não solúvel em água é convertida em emulsão. Possui, então, resistência à água e é apropriada para aplicações externas. Emulsão: sistema em que dois líquidos imiscíveis, sendo um disperso no outro na forma de pequenas gotas. Para sua preparação é necessário um agente emulsionante.

Tintas para caiação: Seu componente principal é a cal extinta [Ca(OH)2]. O leite de cal pode ser usado diretamente como tinta para caiação, obtendo-se um acabamento muito branco e luminoso. As tintas coloridas são obtidas com adição de pigmentos e corantes resistentes ou estáveis à cal.

Tintas especiais: Tintas que atendem a necessidades específicas: resistência ao calor, retardadoras de combustão, indicadoras de temperatura, anticondensação, inibidoras do crescimento de microrganismos, luminescentes, anticorrosivas.

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura

Pintura