I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.

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I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica COMUNICAÇÃO – REDES - Gerenciamento Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004

I – Comunicação – Redes – Gerenciamento 1o. P / 2004EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Marcio Lobo Netto 2 Comunicação - redes plano de aula

I – Comunicação – Redes – Gerenciamento 1o. P / 2004EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Marcio Lobo Netto 3 comunicação conceito - informação

I – Comunicação – Redes – Gerenciamento 1o. P / 2004EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Marcio Lobo Netto 4 gerenciamento de redes controle do ambiente (rede e computadores) –controle da estrutura –domínios e sub-domínios –máquinas, programas e serviços –cadastro de usuários monitoração de redes –observação do estado operacional da rede –eventual atuação para manter a operação

I – Comunicação – Redes – Gerenciamento 1o. P / 2004EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Marcio Lobo Netto 5 avaliação de desempenho avaliação de desempenho de redes –técnicas de modelagem, simulação e benchmarking –determinação de segmentos críticos (gargalos) –identificação de características da rede –identificação do tipo de informação mais apropriado para trafegar pela rede dados voz, vídeo

I – Comunicação – Redes – Gerenciamento 1o. P / 2004EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Marcio Lobo Netto 6 tecnologia ATM qualidade de serviço ajuste do serviço prestado ao solicitado –negociação para velocidade e banda de acesso –garantia de manutenção do serviço vendido combinação de diversos serviços simultaneamente –diferentes tipos –diferentes qualidades

I – Comunicação – Redes – Gerenciamento 1o. P / 2004EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Marcio Lobo Netto 7 aspectos econômicos cobrança do serviço de acesso (provedores) –tempo de uso –tipo de serviço (velocidade) – cobrança do serviço de disponibilização (hospedeiros) –web sites –transação (comércio eletrônico) –propaganda (banners)

I – Comunicação – Redes – Gerenciamento 1o. P / 2004EP018 – O Produto Internet e suas Aplicações Marcio Lobo Netto 8 tendências, desafios e pesquisas redução do custo / aumento da qualidade –disseminação / popularização da Internet –incorporação de desenvolvimentos tecnológicos redes de alta velocidade redes de baixo custo Internet 2