Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Webdesigning em 30 minutos Bruno Afonso 2 Setembro 2005 Comunicar Ciência 2005.
Prof. João Victor Oliveira
Portal do Professor SEED/MEC
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Blog Programa Saberes Junho/2009.
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Blogues (Blogs) Ed. Física e Desporto ISCE Jun 2008 © Rui Lourenço.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Professor Izaias Cordeiro Néri
O Uso Pedagógico do Blog
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Museu Memórias de Alfabetização
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Tecnologias - Matemática
Rethinking Literacy Education in New Times:
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Subdomínios de desenvolvimento
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Introdução à Informática Assunto: Wordpress Professor: André Moraes Aluno: Bruna Lais Zuge Pelotas,
1º passo Forneça endereço de válido.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
TECNOLOGIAS - Matemática Razões trigonométricas no triângulo retângulo
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
TEXTO ENCICLOPÉDICO.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Projeto Novos Talentos Oficina 2
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Animação e Intervenção Sociocultural Tecnologias e Comunicação – Prof. Luís Varela 2010/2011 2º Semestre Cátia Praxedes João Bernardo Márcio Silva Susana.
Adicionar Informações do Curso Acessando a página Apresentação do Curso Documentos/Arquivos do Curso Notícias do Portal Público do Curso Notícias do Portal.
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Pesquisar e elaborar Informática e Tecnologias em Comunicação Ciências da Comunicação Universidade do Algarve.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português Ensino Médio, 2ª Série Linguagem digital: blog

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Segundo Komesu (2004), Blog é uma corruptela de weblog, expressão que pode ser traduzida como “arquivo na rede”. Os blogs surgiram em agosto de 1999 com a utilização do software Blogger, da empresa do norte-americano Evan Williams.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Imagem: Sindre Wimberger from Vienna, Austria / Jeffrey Veen on Blogger / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Blog é um site da internet cuja estrutura permite que qualquer um, através de um prévio cadastro no servidor de blog, atualize informações a partir de fragmentos textuais chamados posts. Os posts (ou “artigos”, em português) são organizados de forma cronológica inversa.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog O software blog foi concebido como uma alternativa fácil para publicação de textos on-line. Com este software qualquer um, mesmo sem conhecimento em programação de computadores, pode publicar e editar textos. A facilidade para editar e publicar um texto na web é o principal atributos desses softwares.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog O software on-line foi concebido como uma alternativa fácil para publicação de textos on-line. Com esse software qualquer um, mesmo sem conhecimento em programação de computadores, pode publicar e editar textos. A facilidade para editar e publicar um texto na web, são os principais atributos desses softwares.

No início, o blog era uma espécie de diário on-line, LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog No início, o blog era uma espécie de diário on-line, no qual os autores escreviam sobre si. Ele era (e ainda é) um espaço onde o autor pode escrever o que quiser, com possibilidade de Integrar, nos textos, algumas imagens, sons e vídeos. Além dessa liberdade dada pela ferramenta, no blog o leitor também pode interagir com os autores através de uma ferramenta chamada de “caixa de comentários”.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Imagem: PrintScreen de campo para inserir comentário blog da web.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog É na área de postagem de comentário (figura 02), (um recurso característico dos blogs) que o visitante tem a possibilidade de interação com o autor, respondendo ou opinando em relação aos artigos publicados.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de os leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

MAS... O BLOG É UM GÊNERO? LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog MAS... O BLOG É UM GÊNERO? Imagem: © Nevit Dilmen / http//start.at/nevit / GNU Free Documentation License.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Magnabosco ( 2010), ao fazer um estudo sobre o tema, observa que alguns trabalhos que versam sobre blog o conceituam como um gênero “no qual as pessoas escrevem sobre si mesmas, sobre suas vidas e ações cotidianas, [possuindo] um caráter intimista” (HEINE, 2008, p.162). Assim, o blog estaria inscrito “na categoria dos gêneros autobiográficos, juntamente com as cartas, as autobiografias e as memórias” (BATISTA, 2008, p.105), sendo “muito praticado pelos adolescentes” (MARCUSCHI, 2008, p.202), principalmente mulheres.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Entretanto, alguns estudos recentes já apontam o blog não mais como um gênero da esfera íntima, como o diário por exemplo...

Alguns autores, como Guimarães (2010), acentuam o seguinte: LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Alguns autores, como Guimarães (2010), acentuam o seguinte: “O problema com os blogs é que não lhe podemos atribuir característica genérica alguma, nem conteúdo temático, nem estilo e talvez nem a construção composicional”.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Para Alex Primo “É preciso ficar claro que blogs são meios de comunicação. A criação de um blog/espaço não determina necessariamente se ele será mantido de forma individual ou coletiva, tampouco se servirá a interesses lúdicos ou comerciais. Ao se instalar um blog/programa em um servidor ou passar a se utilizar um serviço gratuito (como Wordpress.com ou Blogger.com) não se está subscrevendo um compromisso com este ou aquele estilo literário.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Logo, definições que caracterizem blogs, por exemplo, por produção individual, de tom confessional, por uma determinada faixa etária, não passam de postulados generalistas. São, portanto, visões essencialistas que, no fundo, servem apenas a intenções normativas (que visam impor como blogs ‘deveriam’ ser) ou a críticas fáceis como blogs nunca têm credibilidade” (PRIMO apud GUIMARÃES, 2010).

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog “Parece claro agora que o blog é uma tecnologia, um meio, uma constelação de affordances ― e não um gênero. Quando a tecnologia do blog tornou-se amplamente disponível, ele foi percebido como resposta a uma exigência que surgiu no fim dos anos 1990.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog (cont.) Até ajudando a cristalizar essa exigência, o blog pessoal se multiplicou na consciência cultural. O gênero e o meio, a ação social e sua instrumentalidade cabiam tão bem que pareciam ser contérminos, e foi fácil assim confundir um com o outro ― assim como nós o confundimos”. (MILLER, 2009).

Como assinalou Miller (2009), LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Como assinalou Miller (2009), passados mais de 10 anos, desde o seu surgimento, hoje temos a noção de que blogs não são gêneros textuais, mas sim ferramentas que permitem o aparecimento de vários gêneros. Para percebermos isto, vamos verificar a estrutura de quatro blogs.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Imagem: Shuke / GNU Free Documentation License.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Imagem: Examiner.com / The copyright holder of this file allows anyone to use it for any purpose.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Imagem: Blog do Nepal, escrito por Lochan Acharya / Editswikifornepali / Creative Commons Attribution 3.0 Unported.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog Como pudemos constatar nas imagens 03, 04, 05 e 06 hoje os blogs , como lembra Guimarães (2010), “são usados por instituições (escolas, universidades, ONGs, e inclusive por jornais), por jornalistas amadores e profissionais (que podem escrever sem as amarras de uma instituição), por políticos, por adolescentes e outros, atendendo aos mais diversos atos sociais”.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog “Blogs são softwares aplicativos para o agrupamento de arquivos digitais (textos, fotos, vídeos, músicas e outros) em ordem cronologicamente inversa, que possuem entornos virtuais específicos, e produzem, como forma de saída, páginas da web. Tais páginas demonstram geralmente uma organização estrutural recorrente (a presença de um perfil dos autores, de links para sites externos, de links para comentários etc.)” (GUIMARÃES, 2010).

Referências BATISTA, Patrícia Pereira. Do diário ao blog confessional: continuidade ou surgimento de uma nova prática? In: Contemporânea, Ed. Especial, v.06, n.03, p.105-118, 2008. Disponível em: <www.contemporanea.uerj.br>. Acesso: 20/11/2011. KOMESU, FABIANA. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCHUSCHI, Luiz Antonio; XAVIER, Antonio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004, p.110-119.

Disponível em: <http://www.revistaeutomia.com.br>. LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog GUIMARÃES, C. P. . A tecnologia blog: de diário a fichário virtual. In.:  Eutomia - Revista online de Literatura e Linguística. Ano III. vol. 01, 2010. Disponível em: <http://www.revistaeutomia.com.br>. HEINE, Palmira Bahia. Considerações sobre a cena enunciativa: a construção do ethos nos blogs. In: Linguagem em (Dis)curso, v.8, n.1, 2008, p.149-174. MARCUSCHI , L.M. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. SP: Parábola, 2008.

LÍNGUA PORTUGUESA, Série 2° Tópico: Linguagem digital: blog MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. O Blog como um hipergênero constelar. Revista Linguasagem – 15° Edição / www.letras.ufscar.br/linguasagem 2010 MILLER, Carolyn. Gênero textual, agência e tecnologia. Recife: UFPE. 2009.

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   3 Sindre Wimberger from Vienna, Austria / Jeffrey Veen on Blogger / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jeffrey_Veen_on_Blogger.jpg 06/04/2012 8 PrintScreen de campo para inserir comentário blog da web. http://chiqueterrimamulher.blogspot.com.br/2012/02/safra-especial-sapatos-importados.html#comment-form 11 © Nevit Dilmen / http//start.at/nevit / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Happy_Question.svg 20 Viva.nl at nl.wikipedia / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Netherland. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vivasite-blog.jpg 21 Shuke / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dr.Gao_Yaojie_Blog_Statement.JPG 22 Examiner.com / The copyright holder of this file allows anyone to use it for any purpose. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Examiner-screenshot.jpg 23 Blog do Nepal, escrito por Lochan Acharya / Editswikifornepali / Creative Commons Attribution 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Screen_shot_of_Reality_Blog,_the_only_blog_in_Nepal_wriiten_by_Child_Blogger.JPG