Estudo dos esquemas lógico-expositivos EXEMPLIFICAÇÃO a partir do artigo jornalístico ONDE E COMO APOSTAR AS FICHAS de GILSON SCHWARTZ Especial Folha de.

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Transcrição da apresentação:

Estudo dos esquemas lógico-expositivos EXEMPLIFICAÇÃO a partir do artigo jornalístico ONDE E COMO APOSTAR AS FICHAS de GILSON SCHWARTZ Especial Folha de São Paulo, domingo, 22 de abril de MANDAMENTOS PARA A CARREIRA

Organizar a redação do texto a partir da organização das ideias nos parágrafos:  Ideia núcleo (ou tópico frasal) e secundárias desdobram-se em dois movimentos básicos:  De ideias gerais para particulares e/ou  De ideias particulares para gerais Pode-se apresentar as ideias em confronto para se chegar a uma síntese. Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(1) Onde está o conhecimento? Como fazer para não apenas se apropriar dele mas ser capaz de produzi-lo? São as duas questões essenciais, o "onde" e o "como" da aposta de alto risco em que se transformou a conquista de um bom emprego. Indagação do tema / Interrogação Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(2) Já temos o hardware e o software, a infra-estrutura e os códigos, regras, protocolos e sistemas para operar essa infra-estrutura. No entanto o próprio desenvolvimento da tecnologia de hardware e software bateu de frente, nos anos mais recentes, com limites. Declaração afirmativa/ Enumeração (lista de elementos) Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(3) Exemplo concreto : as máquinas Xerox tornaram-se tão complexas que os técnicos não têm mais como dar assistência técnica apenas com base no manual de instruções. É que as máquinas desenvolveram "personalidades" ( à la " Uma Odisséia no Espaço" ). Elas se comportam reagindo aos usos que lhes são dados. Os técnicos chegam a dar nomes às máquinas. A assistência técnica precisa entender esses usos, e também a comunidade que trabalha com a máquina precisa tornar-se mais humana para que a tecnologia faça sentido. Exemplificação/ Analogia Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(4)Impõe-se o "knowware": a prática, a combinação de conhecimento e experiência que se adquire por meios tácitos, pelo convívio com os usuários das máquinas e com a própria comunidade de técnicos que prestam assistência. Definição Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(5) A Xerox passou a patrocinar cafés da manhã para os técnicos papearem. O "knowware", no caso, não é um código nem uma ferramenta, mas uma relação social em que o uso da ferramenta ganha sentido, vira compartilhamento de conhecimento. Exemplo / Definição (particularizando o parágrafo 4) Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(6) Ao mesmo tempo, "knowware" é um trocadilho com "nowhere", "lugar nenhum". Onde está esse conhecimento? Está disperso em hábitos e cultura, muito além (espacial e temporalmente) da leitura exaustiva dos manuais de fábrica. É como diz a inscrição que rodeia a torre na praça do relógio da USP (Universidade de São Paulo): "No mundo da cultura, o centro está em toda parte". Definição/ Interrogação / Citação informal (e direta) Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(7) Esse conhecimento perde vida se virar apenas um acervo congelado. E apenas a promoção de conexões, em todas as direções e sentidos, como na multiplicação de sinapses cerebrais, torna esse organismo vivo inteligente. Como notou com extrema lucidez o sociólogo Manuel Castells no artigo do Mais! de 1º de abril, é a capacidade de fazer conexões que diferencia o humano do animal, não o número de genes em si mesmo. Citação formal (e indireta) Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(8) Essas conexões tornaram-se uma condição necessária (embora nem sempre suficiente) de "empregabilidade" (mais uma palavrinha feia inventada pelos economistas). Quem conseguir, individual ou corporativamente, criar e ajudar a criar essas conexões será parte de um organismo mais inteligente e com mais capacidade de sobrevivência. Declaração afirmativa / Definição Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(9) Mas onde está o "knowware"? O Brasil já dispõe dessa "coisa" que é uma mistura de infra- estrutura, informação e práticas coletivas de produção de conhecimento? Interrogação / Definição Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(10) Infelizmente, ainda não. Aliás, no mundo inteiro a corrida pela competitividade passa hoje pela construção dessas redes inteligentes. Sem elas, o desemprego tende apenas a aumentar, radicalizado por novas formas de exclusão, como a tão falada "exclusão digital". Declaração negativa (relação de consequência) Estudo dos esquemas lógico-expositivos

(11) Na USP, coordeno, a partir do Instituto de Estudos Avançados, uma rede com essas pretensões. É a "Cidade do Conhecimento", uma rede de aprendizado permanentemente vinculada a uma das maiores e melhores universidades do país. Se outras universidades, empresas, organizações governamentais e não-governamentais se associarem a uma mesma rede, o país será mais competitivo e haverá mais emprego para todos, em todas as profissões ( Exemplo / Hipótese Estudo dos esquemas lógico-expositivos

Esquemas lógico-expositivos identificados no artigo de Gilson Schwartz 1.Indagação do tema / Interrogação 2.Definição 3.Exemplo 4.Citação informal e formal 5.Analogia 6.Declaração afirmativa / negativa 7.Hipótese Exemplos também em Folha São Paulo – Especial 10 Mandamentos para a carreira: 8. Histórico 9. Enumeração 10. Resumo de texto