GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ORIGENS DA GEOGRAFIA POLÍTICA
Advertisements

DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
O ESTADO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Ciência Política - UNIFRA
Evolução da Geografia do saber a ciência
GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Sumário O Estudo da Terra A Geografia A Paisagem: Paisagem Natural
A HISTÓRIA DA GEOPOLÍTICA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
Antonio Neto Lima Bonfim
Região e história do pensamento – Parte I
Região e história do pensamento
Região e história do pensamento
Introdução à Geomorfologia
O ILUMINISMO.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Cap. 1 – As origens e a evolução da Geografia
Ciência Geográfica.
Geografia Politica.
GEOGRAFIA PROFESSOR JOSEMIR.
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Professor Cláudio Custódio
PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA.  Pré-História;  Atitudes do cotidiano e espaço habitado;  Orientação no espaço.
Geografia O ensino da geografia uma breve fundamentação teórica
Introdução a ciência geográfica
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO:
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Capitulo 1- Povos e Nações
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
Introdução à Geografia
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
GEOGRAFIA CLÁSSICA A ESCOLA ALEMÃ.
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
Antropologia Conceitos básicos
Para uma visão marxista das relações internacionais
Geografia Ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos que constituem aspectos da superfície da Terra. A Geografia estuda a superfície.
INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA
Escolas da Geografia e seus Princípios Metodológicos
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
GEOGRAFIA CLÁSSICA A ESCOLA ALEMÃ.
Maria Aparecida Salles Franco
TÓPICOS ESPECIAIS DE GEOGRAFIA GERAL:
Revisão para prova de Ciência Sociais Grupo 1 – Antropologia Observação: Essa revisão consiste em orientar os estudos e não substituir a revisão dos.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
Aula de Sociologia – Karl Marx
A VALIDADE DAS TEORIAS GEOPOLÍTICAS CLÁSSICAS NA GEOPOLÍTICA CONTEMPORÂNEA DA RÚSSIA CC CÉSAR MARQUES.
GEOGRAFIA.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 01.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
TÓPICOS ESPECIAIS DE GEOGRAFIA POLÌTICA
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
A Ciência Geográfica -Aula 01-
ESQUEMAS E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
UT1 – REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL Prof. Emilson 7ª Série.
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CLÁSSICA A ESCOLA ALEMÃ

A ESCOLA ALEMÃ CONTEXTO: Vivenciou a constituição real do Estado Alemão (Alemanha). Geografia foi desenvolvida como um instrumento de poder. Colaborou na unificação do território.

A ESCOLA ALEMÃ CONTEXTO: Auxiliou a legitimar o expansionismo alemão. Aprofundou as relações entre sociedade e natureza. Intensificou a noção de legitimar a dominação de grupos.

A ESCOLA ALEMÃ Maior expoente da Escola Alemã foi Friedrich Ratzel (1844-1904)

Friedrich Ratzel (1844-1904) Naturalista. Etnólogo. Nasceu na pequena burguesia. Estudou geologia com Haeckel. Influenciado pela Teoria de Darwin (Origem das Espécies). Participa da guerra franco-prussiana.

Friedrich Ratzel (1844-1904) Publica artigos em jornais (Kolnisch Zeitung). Viaja pela Europa. Conhece EUA e México. Teoriza, compara as diferenciações e fundamenta sua principal obra, a Antropogeografia (1882).

Friedrich Ratzel (1844-1904) Principal obra: Antropogeografia (1882). Fundamenta: que os grupos sociais dependem do ambiente em que estão instalados. Objeto da Geografia: estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade.

Friedrich Ratzel (1844-1904) Trabalha com a formação de professores. Publica o livro didático: Deutschland (1898). “para combater a aspereza das aulas de geografia e despertar a vontade de obtenção de um conhecimento e de uma concepção da terra natal não envolvidos apenas com o intelecto” (Buttmann, 1977: p. 83).

Friedrich Ratzel (1844-1904) Geografia: Estudo das influências que as condições naturais exercem sobre a humanidade. A natureza influenciaria a própria constituição social e atuaria na possibilidade de expansão de um povo.

Friedrich Ratzel (1844-1904) Método: Análise empírica, pautada na observação e descrição, privilegiando a visão naturalista.

Friedrich Ratzel (1844-1904) Contribuições: Teoria do Espaço Vital; Doutrina do Determinismo Geográfico; Geografia Política; Geografia Ambiental.

Teoria da Escola Alemã ESPAÇO VITAL

Teoria do Espaço Vital

Teoria do Espaço Vital Nesta teoria, Ratzel apresenta a terra como elemento indispensável da vida humana. O espaço vital representa uma proporção de equilíbrio entre uma população de uma sociedade e os recursos naturais disponíveis para suprir suas necessidades, definindo, assim, pretensões de progredir e suas premências territoriais.

A visão entre Estado e espaço vital.

A teoria do espaço vital torna legítimo o imperialismo. Imperialismo Bizmarkiano e, mais tarde, também adotado por Hittler.

Doutrina da Escola Alemã Determinismo Geográfico

Doutrina do Determinismo Geográfico O homem é um elemento passivo da paisagem. O homem é produto do meio. A Geografia estudaria as características naturais da superfície terrestre e consideraria o efeito dessas características sobre o homem e suas atividades.

Doutrina do Determinismo Geográfico

Doutrina do Determinismo Geográfico As idéias deterministas, apesar do seu simplismo, foram muito divulgadas e aparecem com freqüência, no ideário do imaginário conservador. Exemplo: a indolência do homem tropical explicaria o atraso dos países de clima quente.

Doutrina do Determinismo Geográfico

Orientandos de Ratzel Jean Brunhes Ellen Semple Hans Helmolt Alfred Hettner Elsworth Huntington. Aprofundam as teorias deterministas.

A Escola Alemã e a Geografia Política Ratzel: fundador da Geografia Política

Geografia Política As formulações de Ratzel sobre o estado decorrem do Espaço Vital, pois o surgimento do Estado demandaria um patrimônio cultural e tecnológico acumulado e teria por pressuposto a delimitação do território. É por essa razão que a sociedade cria o Estado.

Geografia Política Estado: é a instituição do poder para defender o território. O povo que progride também expande e difunde sobre os povos que subjuga, o germe civilizatório que impulsionou seu movimento de conquista.

Geografia Política Mais tarde, houve um desdobramento desta proposta, desenvolvida pelos discípulos de Ratzel: Kjellen, Mackinder e Haushofen que se manifestou na constituição da Geopolítica. Ratzel foi considerado o “pai da geopolítica”.

Salvador Dali

A Escola Alemã e a Geografia Ambiental Ratzel e a Geografia Ambiental

Geografia Ambiental Ratzel era naturalista por formação.

Geografia Ambiental Na Geografia Ambiental, Ratzel mantém sua concepção naturalista e a natureza não é vista mais com determinação, mas como suporte da vida humana.

Principais contribuições de Ratzel Introdução do político e do econômico na reflexão do conhecimento geográfico. Fixou as bases da Geografia Humana (a partir da reflexões de Ritter). A Geografia Humana assume uma matriz francesa, porém as bases são de Ratzel.

A Escola Francesa X A Escola Alemã A Escola Francesa surge como resposta para as formulações ratzelianas. F I M