Administração da Produção e Operações

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Transcrição da apresentação:

Administração da Produção e Operações 1 Prof. Guedes 1

Administração da Produção e Operações Professor: Marco Machado 1º Semestre – 2011 Aula 05 - LAYOUT

Não é apenas o aspecto visual e de conforto que deve prevalecer no estudo de aproveitamento do espaço físico; mais do que isso, importa o fluxo existente entre pessoas e papéis, genericamente falando.

LAYOUT Definição: Layout corresponde ao arranjo dos diversos postos de trabalho nos espaços existentes na organização, envolvendo, além da preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho, segundo a natureza da atividade desempenhada, a arrumação dos móveis, máquinas, equipamentos e matérias-prima.

Importante: Um layout adequado proporciona para a empresa maior economia e produtividade, com base na boa disposição dos instrumentos de trabalho e por meio da utilização otimizada dos equipamentos de trabalho e do fator humano alocado no sistema. Importantíssimo: Não esquecer das necessidades especiais dos portadores de deficiências físicas!

Importância do Estudo de Layout (1) UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Importância do Estudo de Layout (1) A mudança de uma mesa e cadeira de um ponto da sala para outro pode causar um conflito maior do que a transformação estrutural de uma organização. Prof. Virginia

Importância do Estudo de Layout (2) UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Importância do Estudo de Layout (2) O arranjo físico deve ser estabelecido a partir do estudo planejado do sistema de informações relacionado com a distribuição de móveis, equipamentos e pessoas pelo espaço disponível, da forma mais racional possível. O arranjo físico acaba por influir na motivação, gerando maior ou menor eficiência no trabalho Prof. Virginia

Importância Estratégica das Decisões de Layout O layout estabelece as prioridades competitivas da organização em relação a: Capacidade Processos Flexibilidade Custo Qualidade do local de trabalho Contato com o cliente imagem

Indicadores de problemas no Layout UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Indicadores de problemas no Layout Mau aproveitamento do espaço: a) demora excessiva na obtenção de informações b) fluxo confuso de trabalho c) má distribuição espacial pode gerar acúmulo de pessoas e documentos d) má projeção de locais de trabalho e) perda de tempo no deslocamento de uma unidade a outra Prof. Virginia

Objetivos dos Estudos de Layout UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Objetivos dos Estudos de Layout Obter um fluxo eficiente de comunicações administrativas dentro da organização; obter um fluxo de trabalho eficiente; facilitar a supervisão; reduzir a fadiga do empregado no desempenho de sua tarefa; impressionar favoravelmente clientes e visitantes; aumentar a flexibilidade para as variações necessárias. Prof. Virginia

O Gerente responsável pelo estudo deve recolher informações sobre: (1) UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout O Gerente responsável pelo estudo deve recolher informações sobre: (1) Detalhes do trabalho executado em cada unidade; quantidade de pessoal empregado; necessidade de comunicações entre as pessoas incluídas no campo da análise; necessidade de arquivamento e armazenagem; isolamento auditivo e visual; isolamento físico; Prof. Virginia

O Gerente responsável pelo estudo deve recolher informações sobre: (2) UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout O Gerente responsável pelo estudo deve recolher informações sobre: (2) Intensidade de iluminação Portas e Janelas status obtido pela localização de mesas e cadeiras; quantidade e tipos de máquinas e equipamentos Prof. Virginia

Estratégia para o estudo de Layout (1) UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Estratégia para o estudo de Layout (1) Calcular a área (necessária ou existente) fazer a planta baixa verificar o fluxo de pessoas e papéis determinar a quantidade e natureza dos móveis e equipamentos determinar a extensão e localização das instalações elétricas e hidráulicas Prof. Virginia

Estratégia para o estudo de Layout (2) UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Estratégia para o estudo de Layout (2) Preparar e dispor as miniaturas de móveis e equipamentos apresentar as alternativas do novo Layout implantação e acompanhamento, observando: o transtorno causado em função de mudanças físicas; adaptação do pessoal ao novo espaço adaptação do corpo social no espaço modificado; quais os novos fluxos de trabalho e as repercussões na distribuição do trabalho Prof. Virginia

ETAPAS DE UM PROJETO DE LAYOUT 1. Levantamento da situação atual Estudo do local: planta baixa; vias de acesso; flexibilidade do local; preço do metro quadrado, tanto para compra como para locação; instalações (ar-condicionado, elevadores, sanitários, saídas de emergência, geradores próprios, áreas de circulação etc.);

ETAPAS DE UM PROJETO DE LAYOUT 1. Levantamento da situação atual Estudo das divisões, móveis e equipamentos, considerando formatos e amplitude das salas; medidas e quantidade dos móveis e equipamentos; forma de uso de salas, móveis e equipamentos identificados; e, aparência e ambiente proporcionado.

ETAPAS DE UM PROJETO DE LAYOUT 1. Levantamento da situação atual Levantamento do fluxo de trabalho e das atividades relacionadas como o fluxo do trabalho, tempos e movimentos. Análise de ambiência: iluminação, cores, ruídos, temperatura e ventilação. Desenho do layout existente. (pode-se utilizar miniaturas ou simular em computador)

ETAPAS DE UM PROJETO DE LAYOUT 2. Estudo das soluções alternativas Estudo detalhado dos problemas que poderão decorrer das alterações propostas, nesta fase deve-se fazer desenho em escala dos espaço considerado, mostrando o local físico de janelas, portas, colunas, lavatórios etc.

ETAPAS DE UM PROJETO DE LAYOUT 3. Implantação Efetivada a escolha do novo layout e após aprovação dos usuários, deve ser programada a implantação da solução que melhor atenda ao interesses da empresa.

ETAPAS DE UM PROJETO DE LAYOUT 4. Controle dos resultados Pequeno período de tempo em que deve-se acompanhar a mudança do arranjo físico, a fim de verificar algumas correções que se façam necessárias.

Técnicas Layout em corredor Considerado muito bom para incentivar relações de grupo, principalmente quando o trabalho exige formações de equipes.

a) incentiva as relações de grupo UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Layout em corredor Vantagens: a) incentiva as relações de grupo b) quando o trabalho é realizado por pequenas equipes Desvantagens: a) preço das divisórias b) o espaço perdido na distribuição das salas Prof. Virginia

Técnicas Layout em espaço aberto Encontrado em grandes áreas com grande concentração humana. Quase sempre ocupa todo um andar, guardando apenas espaço para salas individuais das chefias ou pessoal da supervisão.

Layout em espaço aberto Vantagens: a) ajuda a comunicação UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Layout em espaço aberto Vantagens: a) ajuda a comunicação b) quando há grande concentração humana Desvantagens: a) as tarefas não podem exigir alto grau de concentração b) difícil o controle disciplinar Prof. Virginia

Técnicas Layout panorâmico: distingue-se da simples colocação de divisórias, pois: a divisória é transparente e não segue até o teto; diferenciação da tonalidade de móveis; embora separada por divisórias transparentes não há sensação de falta de privacidade; não há dificuldade na supervisão visual por parte da chefia; e o tratamento acústico faz reduzir o nível de ruído.

Técnicas Estações de trabalho

a divisória é transparente e não segue até o teto; UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Layout panorâmico a divisória é transparente e não segue até o teto; não há falta de privacidade pois existe a divisória; o tratamento acústico reduz o ruído Prof. Virginia

UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout 29 Prof. Virginia

UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout PO03 30 Prof. Virginia

UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Recomendações (1) Colocar as unidades que realizam tarefas interrelacionadas o mais próximo possível; Colocar o supervisor em local que lhe permita observar facilmente o que acontece na área sob sua supervisão; separar as unidades que utilizam equipamentos ruidosos; localizar as unidades que tem contato freqüente com o público o mais perto possível das áreas de entrada; Prof. Virginia

UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Recomendações (2) Colocar arquivos e demais equip. freqüentemente usados o mais próximo possível das pessoas que deles fazem uso; Dotar os balcões de atendimento ao público de divisórias internas ou mesmo gavetas para a guarda de materiais necessários; evitar o uso de gabinetes ou salas particulares, que só se justificam: para chefia de alta hierarquia tarefas que exigem grande concentração natureza confidencial ou reservada; Prof. Virginia

UPM - CCSA OSM03 – Estudo de Layout Recomendações (3) Utilizar área grande e contínua pois facilita a iluminação e a supervisão; Dispor as pessoas na mesma direção. Não colocar uma pessoa em frente a outra; aproximar as pessoas cujos serviços exijam troca freqüente de dados ou contatos; o transito de pessoas que se dirigem ao supervisor não deve perturbar o trabalho dos demais; criar um ambiente agradável e estético não é supérfluo; para iluminação contratar pessoas especializadas. Prof. Virginia

Tipos de Layout Layout posicional ou por projeto: atende aos requisitos de layout de projetos grandes e volumosos como navios e edifícios Layout orientado para o processo: lida com produção de baixo volume e de alta variedade (também chamado de job-shop ou produção intermitente) Layout de lojas varejistas: aloca espaços nas prateleiras e responde ao comportamento do consumidor

Tipos de Layout Layout de depósitos e de armazéns: atende às trocas entre espaço e o manuseio de materiais Layout repetitivo ou contínuo ou orientado para o produto: procura a melhor utilização do pessoal e das máquinas na produção repetitiva ou contínua Layout de escritório: posiciona funcionários, seus equipamentos e espaços/escritórios para proporcionar movimentos de informações

Problemas de cada tipo de Layout Layout posicional ou por projeto: transportar material para as áreas de armazenamento limitadas em torno do local Layout orientado para o processo: gerenciar fluxo de material variado para cada produto Layout de lojas varejistas: expor ao consumidor itens de alta margem de lucro, maximizar a lucratividade por m2 do espaço de chão

Problemas de cada tipo de Layout Layout de depósitos e de armazéns: balanceamento ótimo entre o custo do manuseio com o espaço do depósito Layout repetitivo ou contínuo ou orientado para o produto: igualar o tempo da tarefa em cada estação de trabalho Layout de escritório: localizar trabalhadores que exigem contato freqüente próximos uns aos outros

Layout orientado para o processo Células de trabalho ou arranjos celulares São usados quando o volume justifica um arranjo especial de máquinas e equipamentos Pode ser considerado um caso especial de layout orientado por processo A idéia é re-arranjar pessoas e máquinas que estão espalhadas por diversos departamentos de processos e colocá-las temporariamente num pequeno grupo focado num único produto ou parte dele

Layout orientado para o processo Vantagens das Células de trabalho ou arranjos celulares Estoque reduzido de produto em processo Menos espaço no chão de fábrica Estoques de MP e produtos acabados reduzidos Custo reduzido de MOD Sentimento intensificado de participação do empregado (maior responsabilidade) Maior utilização de equipamentos e máquinas Investimento reduzido em máquinas e equipamentos

Layout orientado para o processo Requisitos da Produção celular Identificação de famílias de produtos Alto nível de treinamento e flexibilidade por parte dos empregados Pessoal de suporte ou empregados flexíveis e imaginativos

Layout orientado para o processo Fábrica Focalizada Quando há uma grande família de produtos semelhantes que têm uma demanda grande e estável Transforma uma produção de propósito geral em uma grande célula de trabalho que continua sendo parte das instalação atual O layout pode mudar várias vezes num dia para atender às alterações na demanda

Layout de lojas varejistas Idéias úteis para determinar o layout Distribuir os itens grandes pela periferia das lojas Utilizar locais de destaque para itens de alto impulso e/ou alta margem de lucro Distribuir em ambos os lados do corredor o que é conhecido como “itens de poder” Usar as pontas dos expositores para ofertas