Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 5 Prof.º Genival Filho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
Dicas práticas para o uso do FEMM
Técnicas e Projeto de Sistemas
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Exemplo de Plano de Ação
XP x CMMI Programação Radical Prof. Luiz Fernando Melgarejo João de Amorim Junior.
XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Sistemas Operacionais
Aplicações da informática na administração e assistência
Teste Estrutural de Software
Teste Funcional de Software
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Os dez mandamentos para o bem planejar
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Arquitetura de Computadores I
Fazendo Slides no Power Point
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Metodologias de Construção de Sites
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Aula 12 - CONFIGURAÇÃO DO SETUP
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Guia de Navegação Orientações básicas para a navegação no campus virtual.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
Segurança de Dados no MAER.
Jumpers 1. O que são Jumpers
Memórias 1. Definição de Memórias: Divisão – Leitura e Escrita
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
29/3/2014Prof. José Arnaldo B. Montevechi1 Pesquisa Operacional Universidade Federal de Itajubá Informações sobre o trabalho final.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
PROJETO DE ESCALA DE CARAVANA ASSISTENCIAL
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (de baixa tensão ≤ V)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
Recursividade Estrutura de Dados.
Comandos básicos do MS-DOS
Marco Antonio Montebello Júnior
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
Comunicação CLP através do Driver OPC
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
Transcrição da apresentação:

Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 5 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 5 Prof.º Genival Filho

Finalização da montagem (testes e verificação de componentes) boot, configuração da BIOS, diagnóstico e solução de problemas.

O que vimos na ultima aula Boot Disco de boot Para que serve o boot Boot pelo (CD) Comando para boot Etapas de instalação (XP) e (W7) HD

O que vimos na ultima aula Backup Clear Cmos Jumper da fonte (ATX) Fusível Cooler Bips no (PC) Painel frontal do (PC)

O que vamos ver nesta aula Finalização da montagem Testes e verificação de componentes Boot , Configuração da BIOS Diagnóstico e solução de problemas Painel frontal do (PC) O que e preciso levar para uma visita técnica Ligação da placa-mãe usando tecnica

O que vamos ver nesta aula Ligar a placa-mãe sem memória RAM Porque particionar o HD Software para identificação em HD Instalações de programas básicos para um cliente Como cobrar por cada programa instalado PC inicializa sozinho Demora a inicializar o windowns

O que precisaremos

Meu PC fica reiniciando sozinho, e agora?

Computador demora a inicializar!

Primeiros passos.

O que precisaremos

O que precisaremos

BOOT pelo (CD) Instalando um sistema operacional

Instalando Windows (7)

Soluções de problemas na (RAM)

Software para teste de memória (RAM) Mem teste Objetivo: analisa sua memória RAM e busca por erros que possam causar instabilidade ou travar o sistema. Custo: Free

Apresentação do problemas na memória (RAM) Cada código, você pode verificar na documentação do site do memtest.

O que e preciso levar para uma visita técnica? Uma fonte (ATX) Multiteste Uma memória (RAM) Cd’s de instalação Borracha escolar Pincel médio Placa de vídeo (PCI ou PCI-express) Pulseira ante-estática Kit de chaves

Essencial para o técnico.... Placa de diagnostico

Possíveis problemas a serem identificados http://www.4shared.com/office/aTd4UxBR/Manual_em_Portugus.html

Ligando a Placa-mãe Com a chave de fenda, você pode fechar o contato Power.

Identificar problema Testando o POST. ligue um PC, sem a memória. Você ira escutar Bips

Porque particionar o HD?

Bad blocks em HD’s HD TUNE HDD Regenerator Objetivo: Avaliar o desempenho de discos rígidos em tempo real. Custo: Free HDD Regenerator Objetivo: Repara discos danificados sem afetar os dados existentes. Custo: Free

Software HDTune

Abas do HDTunes O HDTune é uma mão na roda para analisar e detectar possíveis erros no disco. A janela do programa possui quatro abas. Benchmark: permite selecionar o disco que quer analisar. Clique em “Start” e use o computador com normalidade

Abas do HDTunes Info: Mostra informações sobre partições, sistemas de arquivos e outros dados técnicos. Health: Monitorar o estado de saúde do sistema e controlar a temperatura da máquina. Error Scan: Para fazer uma varredura do disco e detectar se há clusters defeituosos, clique em Start. trabalho rápido e fácil, mesmo para os usuários menos experientes.

Instalação de programas básicos para um cliente Windows Office Nero Anti-vírus Pdf Msn Entre outros

Converse com seu cliente

Como cobrar por cada programa instalado Exemplo: converse com seu cliente, pois se seu cliente gostar dos seus serviços ele indicará aos seus amigos. Fale que você cobra um valor XXX para instalação básica, que e o Windows e o Office, e yyy por cada software adicional que ele queira, vai ficar a critério do seu cliente aceitar ou não sua proposta.

Garantia do serviço Dê a garantia do seu serviço, isso e muito importante.

Seja criativo Ofereça um plano de saúde mensal para o PC do seu cliente. Apresente um contrato de prestação de serviço mensal.

Seja criativo Desenvolva um formulário para atendimento que tenha: campo que você descreva os periféricos do PC do seu cliente. campo para descrever o problema do PC Um campo que descreva as ferramentas que você usou E a solução do problema

ATIVIDADE Porque particionar o HD? Descreva o processo inicial de uma instalação de um sistema operacional? Como por exemplo o (XP) Danielle (uma cliente sua) liga reclamando que seu computador “não liga mais”. Ele estava funcionando bem quando ela saiu na noite anterior. Qual dos seguintes períferecos você vai checar primeiro? Descreva o porque! Coloque suas respostas na ordem. Testar a fonte de energia Substituir a bateria da CMOS/BIOS Checar o cabo de força Limpeza na placa mãe e memoria

Observações Pesquisem na internet, mas coloquem as referências. A atividade deverá ser feita utilizando as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos e deverá ser entregue como documento de texto (RTF, DOC, DOCX, ODT, etc). Formem grupos de estudo, mas façam a atividade individualmente. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet.

Ferramentas de apoio Apostilas e vídeos do AVASIS; Fórum durante o módulo, com resposta em até 6 horas úteis; E-mail do professor: junioroliveirafilho@gmail.com Curriculum lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4467827A9

Nomenclatura para as atividades Aula1-Nome_sobrenome EX: Aula5-Genival_Filho

Atividade Prazo para postagem: 03/08/13 até às 23:55h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

DÚVIDAS... Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Diariamente Chat na terça-feira: dia 30/07/13 no horário: das 19:00 às 20:30 h