Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLUNA VERTEBRAL.
Advertisements

ANATOMIA.
O Corpo Humano Os Ossos.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
SISTEMA DIGESTÓRIO.
ANATOMIA Do grego: ANA (Partes) + TOMEIN (Cortar em,)
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Professor: Indíara Jorge Latorraca
União Espírita Caminho da Luz
Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013
Sistema Circulatório.
Sistema Excretor Professora Helena.
Sistema reprodutor masculino
Sitema esquelético.
Sistema reprodutor masculino
O corpo humano e seus sistemas
A Respiração.
O ESQUELETO HUMANO.
Corpo Humano 5º ano A 2007.
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Sistema Reprodutor.
SISTEMA NERVOSO.
ANATOMIA DIVISÃO DO CORPO HUMANO: CABEÇA PESCOÇO TRONCO MEMBROS.
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
Revisão de Anatomia e Fisiologia
Centro Universitário Candido Rondon
Corpo Humano 5º ano B 2007.
Sistema locomotor.
Capítulo 17 – Sistema Locomotor
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Corpo Humano. Corpo Humano Os animais vertebrados possuem esqueleto interno. Os animais invertebrados não possuem esqueleto interno.
Coluna vertebral.
Sistema Respiratório Rosana Moraes.
Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
O sistema cardiovascular
Quando NÃO separar cirurgicamente gêmeos unidos Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio 2004 Breve complemento.
Curso Técnico em Enfermagem
MATERIAL NECESSÁRIO PARA AS AULAS PRÁTICAS:
Sitema esquelético.
Sistema Digestório e Excretor
ANATOMIA dos SISTEMAS CURSO DE RADIOLOGIA
SISTEMA LOCOMOTOR COLÉGIO SÃO JOSÉ 8º ANO CIÊNCIAS 2015
O sistema cardiovascular
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Sistema locomotor.
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
ASSER Profa Camila Papini
Sistema Ósseo.
Estrutura e composição
Constituição dos ossos
Aparelho Circulatório
FISIOLOGIA HUMANA.
O SISTEMA RESPIRATÓRIO
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 6º ANO SONDAGEM
Sistema Nervoso.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
O nosso corpo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Fisiologia Humana Ciência que estuda o funcionamento orgânico metabólico dos seres vivos Início dos estudos com os chamados fisiologoi: Tales, Heráclito.
SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Transcrição da apresentação:

Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional SEGURANÇA DO TRABALHO – Módulo VI ERGONOMIA Prof. Patrícia Bianca Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional

Definição A biomecânica ocupacional estuda as interações entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos músculos-esqueléticos envolvidos e as suas conseqüências. Analisa a questão das posturas corporais no trabalho e a aplicação de forças. Muitos produtos e postos de trabalho inadequados provocam tensões musculares, dores e fadiga que, em certos casos, podem ser resolvidas com providências simples como o aumento ou a redução da altura da mesa ou da cadeira. Há situações em que a solução não é tão simples, por envolver um conflito fundamental entre as necessidades humanas e as necessidades do trabalho.

Corpo Humano

Sistemas do Corpo Humano Sistema Tegumentar: formado pela pele e seus anexos. Protege o corpo contra a entrada ou saída exagerada de líquidos (desidratação), mantém a temperatura interna estável, defende das agressões ambientais. Sistema Esquelético: é constituído pelos ossos, cartilagem e articulações. Função sustentação do corpo, proteção dos órgãos situados em cavidade por ele limitados, ”exemplo” tórax e crânio. Sistema muscular: formado pelos músculos. Função de dar movimento ao corpo, postura, produção de calor e nutrição. Sistema nervoso: formado pelo encéfalo, medula espinhal e nervos. Função de controlar as funções orgânicas e a integração ao meio ambiente. Sistema sensorial: formado pelos órgãos dos sentidos que nos conectam ao mundo externo. Sistema Endócrino: formado pelas glândulas endócrinas que produzem os hormônios responsáveis pelo controle de outros órgãos. Sistema Cardiovascular: formado pelo coração, artérias, veias e capilares e sangue que transportam todas as substâncias necessárias para a manutenção da nossa vida.

Sistemas do Corpo Humano Sistema Linfático: formado pelos órgãos linfáticos, gânglios linfáticos, ductos linfáticos e linfa que realizam a defesa do nosso corpo. Sistema Respiratório: formado pelo nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e pulmões. Responsáveis pela captação de oxigênio do meio ambiente e eliminação de gás carbônico de nosso corpo. Sistema Digestivo: formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Responsável pela captação de nutrientes para o funcionamento de nosso corpo e eliminação de restos sem utilidade. Sistema Urinário: formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e é responsável pela eliminação de produtos sem utilidade em nosso corpo e equilíbrio hídrico. Sistema Reprodutor Masculino: formado pelo escroto, testículos, epidídimo, ducto deferente, vesícula seminal, próstata, uretra e pênis responsável pela manutenção da espécie humana na Terra. Sistema Reprodutor Feminino: formado pelos ovários, tubas uterinas, útero, vagina, pequenos e grandes lábios e também responsável pela manutenção da espécie humana na Terra.

Sistema Esquelético Ossos, cartilagem e articulações. São de forma variada. Adulto são em número de 206. Esqueleto é um conjunto de ossos que constitui que dá sustentação ao corpo. Se dividi em duas partes: Esqueleto axial: Cabeça, coluna vertebral e tórax Esqueleto Apendicular: Membro superior e membro inferior. Articulação é o local da união, em geral mais ou menos móvel, entre dois ou mais ossos. Tendões: liga uma parte óssea a um músculo. Não tem flexibilidade durante o movimento.

Coluna Vertebral Coluna possui um total de 33 ossos que são: 7 vértebras cervicais – C1 a C7 12 vértebras torácicas – T1 a T12 5 vértebras lombares – L1 a L5 5 vértebras sacrais – S1 a S5 (vértebras fundidas) 4 vértebras coccígeas – C1 a C4

Vértebra e Disco Intervertebral O corpo das vértebras é formado por um anel ósseo, entre uma vértebra e outra existe um disco fibrocartilaginoso que é capaz de absorver os aumentos de pressão e dar mobilidade entre as vértebras, este disco recebe o nome de disco intervertebral. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\

PATOLOGIAS QUE PODEM SURGIR DO MOVIMENTO INCORRETO Além das curvaturas normais, em alguns casos, podemos observar a hiper-lordose e a hiper-cifose, que é são curvaturas muito acentuadas, fora do comum. NORMAL PATOLOGIAS

Sistema Muscular Os músculos do corpo humano classificam-se em três tipos: estriados ou esqueléticos, lisos e do coração. Desses três tipos, os músculos estriados ou esqueléticos são aqueles que estão sob controle consciente do homem e é através deles que o organismo realiza trabalhos externos, através dos inúmeros vasos sanguíneos, chamados CAPILARES, que transportam oxigênio até os músculos e retira os subprodutos do metabolismo.

Qual a mágica para explicar as figuras abaixo? ANTES DEPOIS

Meninos para não ficar com inveja!!!

Trabalho Muscular Estático Essas duas formas diferentes de solicitação muscular (contração contínua e contração alternada) são utilizadas para classificar o trabalho muscular em duas formas distintas: a) trabalho muscular estático: é aquele que exige contração contínua de alguns músculos, para manter uma determinada posição. Ocorre, por exemplo, com os músculos dorsais e das pernas para manter a posição de pé, músculos dos ombros e do pescoço para manter a cabeça inclinada para frente, músculos da mão esquerda segurando a peça para martelar com a mão direita, entre outros. Dicas!!! O trabalho estático é altamente fatigante e, sempre que possível, deve ser evitado. Quando isso não for possível, pode ser aliviado, permitindo mudanças de posturas, melhorando o posicionamento de peças e ferramentas ou providenciando apoios para partes do corpo com o objetivo de reduzir as contrações estáticas dos músculos. Também devem ser concedidas pausas de curta duração, mas com elevada freqüência, para permitir relaxamento muscular e alívio da fadiga.

Trabalho Muscular Dinâmico b) trabalho muscular dinâmico: é aquele que permite contrações e relaxamentos alternados dos músculos, como na tarefa de martelar, serrar, girar um volante ou caminhar. O músculo opera em condições desfavoráveis de irrigação sangüínea durante o trabalho estático, com a demanda superando o suprimento, enquanto há equilíbrio entre a demanda e o suprimento durante o repouso e o trabalho dinâmico.

Aplicação prática da Biomecânica Ocupacional desfavorável modificada Atividade da mão e tarefa manual: adaptações de empunhadura em função da anatomia da mão.