27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral Linux Grenciamento de Arquivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prática de Software e Hardware Básico
Advertisements

SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
27/03/09 04:32 PM Prof. Roberto Amaral 1 Sistema de Arquivos O sistema de arquivo do Linux é hierárquico. A base da árvore é o diretório raiz (/). O sistema.
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Processos no Unix e Linux
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Profa. Ligia Flávia Antunes Batista
Introdução à Informática
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Arquivos Seqüenciais Inhaúma Neves Ferraz
Sistema Operacional LINUX
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Colégio Técnico Vila Branca
Estruturas de Controle
UNIX.
Auditoria de Segurança da Informação
Aula 10 – Revisão comandos do Linux
Listas Encadeadas.
Estrutura de decisão e repetição em JAVA
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
MetaLib - Visão Geral 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006 Caio Pellegatti.
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Sistemas Operacionais
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Segurança em Servidores Linux: Norma ISO 27002
Sistemas Operacionais
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
Com Sacanagem Sem Sacanagem.
Gestão de Sistemas Operacionais II
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Sistemas Operacionais
PRÁTICA DE FORMAÇÃO I Aula 7. A GENDA Planejamento: Conceitos sobre manutenção de discos, volumes lógicos. Preparação de discos em Linux. Práticas: 1.
Linux Descendente do Unix
Dispositivos, Sistema de arquivo Linux e Hierarquia padrão
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Sistemas Operacionais
Professor: Cristiano Mariotti
LINUX. GRUB Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais.
Stream – Fluxo I/O Sistema de Arquivos
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Planilha Eletrônica - Excel
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
Contagem Sequencial do Estoque
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Controle de Arquivos 1 Controle de Sistemas de Arquivos.
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Evoluindo em comandos Unix / Linux Cid Rodrigues de Andrade No site acima encontram-se dados sobre licenciamento e forma.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Transcrição da apresentação:

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral Linux Grenciamento de Arquivos

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 2 Sistema de Arquivos Estrutura de diretórios do Linux Estrutura de diretórios do Linux / Diretório raiz/ Diretório raiz /bin Arquivos executáveis e comandos/bin Arquivos executáveis e comandos /boot Arquivos sobre a carga do sistema e o Kernel/boot Arquivos sobre a carga do sistema e o Kernel /dev Acesso a dispositivos/dev Acesso a dispositivos /etc Configuração do sistema/etc Configuração do sistema /home Diretórios de usuários/home Diretórios de usuários /lib Bibliotecas dos sistemas usadas pelo /bin/lib Bibliotecas dos sistemas usadas pelo /bin

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 3 Sistema de Arquivos Estrutura de diretórios do Linux Estrutura de diretórios do Linux /mnt Ponto de montagem de dispositivos/mnt Ponto de montagem de dispositivos /proc Informações do Kernel e processos/proc Informações do Kernel e processos /opt Aplicativos adicionais da distribuição/opt Aplicativos adicionais da distribuição /root Diretório do superusuário/root Diretório do superusuário /sbin Aplicativos e utilitários para administração/sbin Aplicativos e utilitários para administração /tmp Arquivos temporátios/tmp Arquivos temporátios /usr Arquivos dos usuários/usr Arquivos dos usuários /var Variáveis do sistema (log, , etc.)/var Variáveis do sistema (log, , etc.)

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 4 Sistema de Arquivos Nomenclatura dos Disco em Linux Nomenclatura dos Disco em Linux /dev/hda HD na interface primária mestre/dev/hda HD na interface primária mestre /dev/hdb HD na interface primária escravo/dev/hdb HD na interface primária escravo /dev/hdc HD na interface secundária mestre/dev/hdc HD na interface secundária mestre /dev/hdd HD na interface secundária escravo/dev/hdd HD na interface secundária escravo /dev/sda SCSI primeiro canal/dev/sda SCSI primeiro canal /dev/sdb SCSI segundo canal/dev/sdb SCSI segundo canal /dev/sdc SCSI terceiro canal/dev/sdc SCSI terceiro canal /dev/fda Pendrive na primeira USB/dev/fda Pendrive na primeira USB

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 5 Sistema de Arquivos Partições Espaço em disco utilizado como contêiner para os sistemas de arquivos. Partições Espaço em disco utilizado como contêiner para os sistemas de arquivos. ExemploExemplo /dev/hda1 partição primária de um hd principal /dev/hda1 partição primária de um hd principal /dev/hda2 partição secundária de hd principal /dev/hda2 partição secundária de hd principal Obs: Cada hd pode possuir até 16 partições. Obs: Cada hd pode possuir até 16 partições.

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 6 Sistema de Arquivos Partições Primárias Partições Primárias Contêm o sistema de arquivos e é obrigatóriaContêm o sistema de arquivos e é obrigatória Pode existir até 4 partições (hda1, hda2, hda3 e hda4)Pode existir até 4 partições (hda1, hda2, hda3 e hda4) Uma desta deve ser marcada como ativa para o bootUma desta deve ser marcada como ativa para o boot Partições Estendidas Partições Estendidas São variações da primáriaSão variações da primária Só pode existir uma partição EstendidaSó pode existir uma partição Estendida Por padrão, hda1 é primária e hda2 é secundáriaPor padrão, hda1 é primária e hda2 é secundária

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 7 Sistema de Arquivos Partições Lógicas – Trabalham em conjunto com as partições estendidas Partições Lógicas – Trabalham em conjunto com as partições estendidas Podem existir até 11 partiçõesPodem existir até 11 partições Sempre numeradas a partir da 5Sempre numeradas a partir da 5 ExemploExemplo /dev/hda1 /dev/hda1 /dev/hda2 /dev/hda2 /dev/hda5... /dev/hda16 /dev/hda5... /dev/hda16

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 8 Sistema de Arquivos Partição de Swap Partição de Swap Possibilita que o Linux tenha uma memória virtual em disco. Este tipo de memória é usado como arquivo de troca de dados entre a memória física e o disco.Possibilita que o Linux tenha uma memória virtual em disco. Este tipo de memória é usado como arquivo de troca de dados entre a memória física e o disco. Seu objetivo é aumentar a performance do sistema.Seu objetivo é aumentar a performance do sistema. Esta partição precisa de uma designação especial e uma formatação especial também.Esta partição precisa de uma designação especial e uma formatação especial também.

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 9 Sistema de Arquivos fdisk – Utilitário para criar, listar, alterar e apagar partições de disco. fdisk – Utilitário para criar, listar, alterar e apagar partições de disco. OpçõesOpções -a Marca ou desmarca a partição ativa -a Marca ou desmarca a partição ativa -d Apaga uma partição. Após deve escolher o número da partição. -d Apaga uma partição. Após deve escolher o número da partição. -n Adiciona uma partição -n Adiciona uma partição -p Mostra a tabela de partições -p Mostra a tabela de partições

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 10 Sistema de Arquivos mkfs – Formata a partição criada pelo fdisk mkfs – Formata a partição criada pelo fdisk OpçõesOpções -c Verifica a existência de bad blocks -c Verifica a existência de bad blocks -L nome Configura o nome do dispositivo -L nome Configura o nome do dispositivo -n nome Configura o nome do dispositivo para o MSDOS -n nome Configura o nome do dispositivo para o MSDOS -q Trabalha com o mínimo de saída de vídeo -q Trabalha com o mínimo de saída de vídeo -v Trabalha com o máximo de saída -v Trabalha com o máximo de saída

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 11 Sistema de Arquivos mkswap – Prepara para que seja utilizado como área de memória virtual mkswap – Prepara para que seja utilizado como área de memória virtual ExemploExemplo #mkswap /dev/hda6 #mkswap /dev/hda6

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 12 Sistema de Arquivos df – Mostra a capacidade utilizada de um sistema de arquivos df – Mostra a capacidade utilizada de um sistema de arquivos OpçõesOpções -h Mostra informações de forma amigável -h Mostra informações de forma amigável -i Mostra o número de inodes restantes no disco, ao invés de espaço em disco -i Mostra o número de inodes restantes no disco, ao invés de espaço em disco

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 13 Sistema de Arquivos du – Fornece um lista detalhada sobre a utilização do disco. du – Fornece um lista detalhada sobre a utilização do disco. -a Mostra todos os arquivos-a Mostra todos os arquivos -c Mostra um total no final da listagem-c Mostra um total no final da listagem -h Mostra informações de forma amigável-h Mostra informações de forma amigável -s Mostra um sumário do diretório-s Mostra um sumário do diretório -S Exclui os subdiretórios da contagem-S Exclui os subdiretórios da contagem

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 14 Sistema de Arquivos fsck – Checa e corrige erros no sistema de arquivos. fsck – Checa e corrige erros no sistema de arquivos. OpçõesOpções -A Checa todos os discos especificados em /etc/fstab -A Checa todos os discos especificados em /etc/fstab -t Especifica o tipo de sistema a ser verificado -t Especifica o tipo de sistema a ser verificado Usando ext2 pode-se ter as seguintes opçõesUsando ext2 pode-se ter as seguintes opções -c checa os blocos defeituosos -c checa os blocos defeituosos -f Força a checagem -f Força a checagem -p Repara automaticamente -p Repara automaticamente -y Não perguntas aos usuários -y Não perguntas aos usuários

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 15 Sistema de Arquivos which – Localiza um comando no disco which – Localiza um comando no disco ExemploExemplo $which httpd $which httpd

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 16 Sistema de Arquivos find – Localiza uma expressão recursivamente. find – Localiza uma expressão recursivamente. ExemplosExemplos $find / -name bash localiza bash no disco $find / -name bash localiza bash no disco $find / -iname teste localiza desconsiderando maiúscula e minúsculas $find / -iname teste localiza desconsiderando maiúscula e minúsculas $find / -lname apache localiza links simbólicos $find / -lname apache localiza links simbólicos $find /home –ctime 30 Arquivos alterados no 30 dias $find /home –ctime 30 Arquivos alterados no 30 dias $find / -used 10 Acessados nos últimos 10 dias $find / -used 10 Acessados nos últimos 10 dias

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 17 Sistema de Arquivos locate – Busca arquivos e diretórios em um banco de dados criado com o comando updatedb locate – Busca arquivos e diretórios em um banco de dados criado com o comando updatedb ExemploExemplo $locate passwd $locate passwd

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 18 Sistema de Arquivos updatedb – Atualiza a bade de dados com o caminho e nome dos arquivos e diretórios do sistema de arquivos. A base de dados fica em /var/lib/slocate/slocate.db updatedb – Atualiza a bade de dados com o caminho e nome dos arquivos e diretórios do sistema de arquivos. A base de dados fica em /var/lib/slocate/slocate.db $updatedb$updatedb

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 19 Sistema de Arquivos whatis – Procura no banco de dados whatis por uma palavra whatis – Procura no banco de dados whatis por uma palavra ExemploExemplo $apropos fsc$apropos fsc

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 20 Sistema de Arquivos apropos – Procura no banco de dados whatis por partes de uma palavra. apropos – Procura no banco de dados whatis por partes de uma palavra.

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 21 Gerenciamento de Arquivos cp – Copia arquivos para outros arquivos ou diretório cp – Copia arquivos para outros arquivos ou diretório OpçõesOpções -d Preserva os links ao copiar os arquivos -d Preserva os links ao copiar os arquivos -p Preserva os atributos do arquivo -p Preserva os atributos do arquivo -R Copia recursivamente -R Copia recursivamente -f Força a cópia -f Força a cópia -i Pergunta antes de copiar -i Pergunta antes de copiar -v Mostra o nome de cada arquivo copiado -v Mostra o nome de cada arquivo copiado

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 22 Gerenciamento de Arquivos mv – Move ou renomeia arquivos mv – Move ou renomeia arquivos OpçõesOpções -f Força a movimentação dos arquivos -f Força a movimentação dos arquivos -i Pergunta ao usuário antes de mover -i Pergunta ao usuário antes de mover ExemploExemplo $ mv arq1 arq2 renomeia arquivo $ mv arq1 arq2 renomeia arquivo $ mv arq1 /tmp move o arquivo $ mv arq1 /tmp move o arquivo

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 23 Gerenciamento de Arquivos rm – Remove arquivos rm – Remove arquivos OpçõesOpções -f Força remoção sem perguntar -f Força remoção sem perguntar -R Remove um diretório e seu conteúdo -R Remove um diretório e seu conteúdo ExemploExemplo $rm arquivo remove arquivo $rm arquivo remove arquivo $rm –Rf documentos remove o diretório e seu conteúdo $rm –Rf documentos remove o diretório e seu conteúdo

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 24 Gerenciamento de Arquivos mkdir Cria diretório mkdir Cria diretório OpçõesOpções -p cria um diretório pai e filho -p cria um diretório pai e filho -m cria diretório e já atribui permissões -m cria diretório e já atribui permissões ExemplosExemplos $mkdir –p doc/cartas Cria pai e filho, se pai não existir $mkdir –p doc/cartas Cria pai e filho, se pai não existir $mkdir –m 777 doc/mod Cria mod, com atributo 777 $mkdir –m 777 doc/mod Cria mod, com atributo 777

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 25 Gerenciamento de Arquivos rmdir Remove diretórios do sistema rmdir Remove diretórios do sistema OpçõesOpções -f Força a operação -f Força a operação -r Remove recursivamente -r Remove recursivamente

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 26 Gerenciamento de Arquivos touch – muda a data e hora de acesso e/ou modificação de um arquivo. touch – muda a data e hora de acesso e/ou modificação de um arquivo. OpçõesOpções -a Muda a data e a hora de acesso para a atual -a Muda a data e a hora de acesso para a atual -m Muda a data e a hora de modificação para atual -m Muda a data e a hora de modificação para atual -t datahora Muda a data e hora para a definida. -t datahora Muda a data e hora para a definida. ExemplosExemplos $touch –t arq $touch –t arq

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 27 Gerenciamento de Arquivos tee Recebe dados de uma entrada, grava em arquivo e envia para um saída. tee Recebe dados de uma entrada, grava em arquivo e envia para um saída. OpçãoOpção -a adiciona no final do arquivo ao invés de sobrescrever -a adiciona no final do arquivo ao invés de sobrescrever Exemplo:Exemplo: $folha |tee folha.txt | imprime | tee boleto.txt | lpr 2>erros.log$folha |tee folha.txt | imprime | tee boleto.txt | lpr 2>erros.log O resultado do programa folha é gravado em folha.txt e enviado ao imprime, sendo que redireciona a saída para boleto.txt que é enviado ao lpr e caso apresente erro grava em erros.logO resultado do programa folha é gravado em folha.txt e enviado ao imprime, sendo que redireciona a saída para boleto.txt que é enviado ao lpr e caso apresente erro grava em erros.log

27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral 28 Gerenciamento de Arquivos Diff Compara o conteúdo de dois arquivos, exibindo as diferenças. Diff Compara o conteúdo de dois arquivos, exibindo as diferenças. ExemploExemplo #diff arq1 arq2 #diff arq1 arq2