INFORMÁTICA SPAM – SCAM – BOATOS - CORRENTES – VÍRUS – WORM – TROJAN – HACKER – CRACKER - LAMMER – NEWBIE – NETIQUETA 4º BIMESTRE 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus.
Advertisements

Segurança de Dados e Informação
Prof. Carlos Roberto das Virgens
Segurança na Internet ou Intranet
Vírus.
SEGURANÇA NA REDE.
Instrutor: Edson Santos
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Aula 12:Segurança na rede.
A grande rede mundial de computadores
Códigos Maliciosos <Nome> <Instituição> < >
Segurança na Internet e
COMPUTAÇÃO Vírus Digital Definição Conseqüências Como minimizar riscos.
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
3. Os perigos na utilização da Internet
PROTEÇÃO DO COMPUTADOR
Definições sobre e sua utilização no dia dia.
Regras de etiqueta para a Internet: netiqueta
Como utilizar corretamente seu !
Vírus Todos os s mostrados nessa apresentação são reais e foram recebidos, qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico está sujeita a receber.
AULA 14 -Principais formas de ameaças em sistemas computacionais
Prof.: Guilherme Guimarães
O que é o .
Os Vírus e o Mónica Pereira. O Vírus e o Vírus Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, infecta.
Keylogger. Keylogger Keylogger Estado de zumbi.
Para utilizar bem o seu Regras importantes para utilizar bem o seu
Aula 8 – Segurança em Redes de Computadores
Malwares Malicious software.
O que é, exemplos de esquemas, cuidados a ter e como agir.
Criado por: Sérgio Salazar
Códigos Maliciosos Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Como Evitar os Perigos da Internet
HACKERS. WEBSTER´S DICTIONARY HACK: Cortar irregularmente, sem muita habilidade ou propósito definido.
Segurança na 8ºA Trabalho elaborado por: João Dias nº 12
Na Internet Segurança.
Prof. Daniel Gomes Soares Adaptação: Juarez Vinícius Miglioli
Conceito, utilização e criação
Segurança para a Internet no trabalho Proteja a empresa, os clientes e seus dados online.
Desafio virtual Descubra se você está on-line ou off-line quando o assunto é internet Entrar Conte os acertos!
Correio eletrónico.
Segurança de dados Palestrante: Pablo Marques. Sumário O que é segurança? Quem é responsável pela segurança? Engenharia Social Formas de ataque Como se.
Correio eletrónico.
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
Vírus, worms, vulnerabilidades, exploits e ataques.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
1 Vírus de Computador FANAP - Internet – Navegação Sérgio Salazar.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Segurança.
VÍRUS.
Você sabe usar seu ? Tem certeza? Então vejamos...
Segurança Online e Offline
Kaspersky Lab Um dos maiores fabricantes de software de segurança do mundo.
Capítulo 8 Programas Maliciosos.
Segurança na Internet ou Intranet Etapas essenciais para atingir “alguma” segurança Professor: Olidio Noa Mandlate
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Segurança em Redes Sociais
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
O que é a internet? Navegar com segurança Netetiqueta Vírus informáticos O SPAM.
TRABALHO SOBRE VÍRUS DE COMPUTADOR
Fraudes e Segurança em Acesso a Bancos e Sistemas Biométricos
Ana DUARTE nº1 Ana marques nº2 8ºB
FIREWALL.
Noções básicas sobre segurança e computação segura
Você sabe usar seu ? Tem certeza? Então vejamos...
 Passwords_______________ Slides 3,4  Downloads ______________ Slides 5,6  Redes Sociais_____________ Slides 7,8,9  Vírus e spyware _________ Slides.
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Parte II Prof.: Rogério Morais.
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
Nome da escola: Instituto de ciências educativas Nome das alunas: Camila Almeida e Cátia Pinto Números: 8 e 11 Ano: 8º Turma: B.
ÍNDICE 1.PasswordPassword 2.Privacidade na InternetPrivacidade na Internet 3.Esquemas de FraudeEsquemas de Fraude 4.Segurança no telemóvelSegurança no.
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
Transcrição da apresentação:

INFORMÁTICA SPAM – SCAM – BOATOS - CORRENTES – VÍRUS – WORM – TROJAN – HACKER – CRACKER - LAMMER – NEWBIE – NETIQUETA 4º BIMESTRE 2008

SPAM O que é o spam? Quando foi espalhado o uso do termo spam? Como evitar o spam? Quem são os spammers?

O que é o spam? Spam é termo que utilizamos para descrever as mensagens eletrônicas não solicitadas enviadas em grande quantidade, normalmente com conteúdo publicitário.

Quando foi espalhado o uso do termo spam? O que tornou o termo uma referência no envio de mensagens não solicitadas foi quando dois advogados Norte-americanos enviaram e-mails oferecendo ajuda pra obtenção de vistos de permanência nos EUA no ano de 1994.

Como evitar o spam? Existem algumas formas simples de evitar o spam: 1) Não responda spam 2) Não clique em nenhum link do spam 3) Use o filtro oferecido pelo seu provedor 4) Use um software de filtragem 5) Preserve seu endereço eletrônico

Como evitar o spam? 6) Escreva por extenso 7) Esconda seu endereço no site ou blog 8) Crie outro endereço 9) Cuidado com oferta de novidades 10) Use a cópia oculta (CCO ou BCC)

Quem são os Spammers? Spammers são pessoas especialistas em criar e espalhar o spams por mensagens eletrônicas. Eles usam programas específicos para buscar e-mails em sites da internet e depois comercializam essa lista de e-mails com pessoas interessadas em fazer propaganda utilizando o recurso do Spam.

SCAM O que é um SCAM? Como funciona/age um SCAM? Como se prevenir do SCAM?

O que é SCAM? Scam é uma fraude online, aonde golpistas utilizam a internet e o recurso do Spam para espalhar essa praga que pode obter seus dados pessoais como senhas e informações bancarias.

Como funciona/age um SCAM? O principio do SCAM é se disfarçar de algo que parece oficial/verdadeiro, como um e-mail de Banco, Telefonia ou até mesmo Orkut e MSN.

No e-mail enviado solicita-se um recadastramento dos dados do usuário, que se informado vai direto para o criador do SCAM, e com a obtenção desses dados pode desviar do dinheiro da sua conta bancaria.

Nesse caso o solicita-se que o usuário faça um download ou clique num link para visualizar a mensagem, e assim que o faz, é infectado com um programa espião que envia informações do seu computador direto para o criador do SCAM

Como se prevenir do SCAM? Identificar se o e-mail foi enviado para você mesmo se a pessoa que enviou é sua conhecida. Não clicar nos links solicitando downloads. Observar se o link do email é realmente o link do site em questão. Usar antivírus atualizado.

Boatos e Correntes Os boatos e as correntes na Internet solicitam ao usuário para que sejam enviadas mensagens as pessoas que conhecem. Usam diversos tipos de conteúdo, na maioria histórias falsas ou antigas.

BOATOS Os boatos (hoaxes) são textos que contam histórias alarmantes e falsas, que instigam o leitor a continuar sua divulgação. Geralmente, o texto possui frases do tipo: "envie este e-mail a todos os seus amigos...", "envie este e-mail a todas as pessoas que você ama...".

CORRENTES Semelhantes aos boatos, mas a forma de incentivar a propagação é um pouco diferente, pois na maioria das correntes promete sorte e riqueza aos que não as interrompem e anos de má sorte e desgraça aos que se recusam a enviar N cópias do e-mail para Y pessoas nas próximas X horas!

VÍRUS DE COMPUTADOR É um programa malicioso nocivo ao sistema que é capaz de se auto-multiplicar quando infecta um programa maior. Alguns ficam ocultos até o momento da ação e podem introduzir-se nas máquinas de diversas formas, produzindo desde efeitos importunos até destrutivos e irreparáveis.

WORMS Similares aos vírus, com a diferença de que conseguem realizar cópias de si mesmos ou de algumas de suas partes (e alguns apenas fazem isso). Os worms não necessitam infectar outros arquivos para se multiplicar e normalmente se espalham usando recursos da rede (o e-mail é o seu principal canal de distribuição atualmente).

Trojans ou cavalos de Tróia Podem chegar através de qualquer meio ao computador e após introduzidos, realizam determinadas ações com o objetivo de controlar o sistema. O nome cavalo de Tróia deriva do famoso episódio de soldados gregos escondidos em um cavalo de madeira dado como presente aos troianos durante a guerra entre os dois povos.

ANTIVÍRUS Os antivírus são softwares projetados para detectar e eliminar vírus de computador. Eles possuem infomações contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização de seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.

HACKER, CRACKER, LAMMER, NEWBIE, PHREACKER... Existem na internet grupos de pessoas especializadas em: invadir sistemas, roubar senhas ou até mesmo fazer ligações gratuitamente. Agora vamos conhecer um pouco de cada um deles

HACKER Normalmente é o termo que conhecemos os criminosos digitais, mas na verdade os Hackers utilizam os seus conhecimentos na exploração e detecção de erros, dentro da lei. Assim que o Hacker encontra falhas de segurança, entra em contato com os responsáveis pelo sistema.

CRACKER Esse sim é o “Hacker do Mau”. Normalmente utiliza seus conhecimentos em benefício próprio e também para prejudicar os outros, como invadindo e destruindo sistemas ou roubando informações como senhas de bancos e cartões.

PHREACKER São as pessoas especializadas em telecomunicações. Usam diversos meios para burlar o sistema de telefonia para fazer ligações gratuitamente, clonar telefones e desbloquear aparelhos de celular.

LAMMER Seriam os iniciantes a Hackers, sabem muito pouco comparado a um Hacker experiente.

NEWBIE Noob ou a sigla NB é também como são conhecidos os novatos em algo, não apenas no mundo Hacker. Existem algumas definições que comparam os Lammers e Newbies como sendo a mesma coisa.

OUTROS TERMOS White hat: Hacker com ética (Hacker do bem) Gray hat: Hacker/Cracker, usa seus conhecimentos tanto para o bem como para o mau. Black hat – Cracker (Hacker do mau) Script Kiddies: Fica entre o Hacker e o Lammer. Sabe muita coisa mas não conhece linguagem de programação.

OUTROS TERMOS Warez: Quebram códigos de programas pagos ou temporários para serem usados livremente. São os Cracker de Programas. Carder: Que clona cartões de créditos, usa programas para alterar seu código para poder usar o quanto quiser em nome de vítimas.

NETIQUETA Netiqueta é a forma correta de se comportar e utilizar a internet e seus recursos, afim de evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, orkut, listas de discussão, foruns, etc. Serve, também, para regrar condutas como citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.

NETIQUETA Pesquise 5 exemplos de NETIQUETA Quais regras de NETIQUETA você utiliza no seu dia-a-dia?