EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO E SELEÇÃO NATURAL
Advertisements

CURSINHO DOM BOSCO EVOLUÇÃO EDILSON SOARES.
Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
Argumentos do evolucionismo
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Teorias Evolucionistas
Lamarck e o mecanismo evolutivo
Evolucionismo e fixismo
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
ORIGEM DA VIDA Hipótese Criacionista (Criacionismo)
Evolução Biológica Idéias:
Seleção Natural Evolução.
Universidade Federal de Rondônia __________________________
TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM PARA A ADAPTAÇÃO DO SER VIVO.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
TEORIAS EVOLUTIVAS.
História do pensamento evolutivo
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Análises moleculares do material genético
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO.
LIVRO BIO PÁG. 10 A 15 PROF.MAGRÃO
ADAPTAÇÃO.
Evolução biológica.
EVOLUÇÃO Debora Soares Escola Villare 2014.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA (IDEIAS EVOLUTIVAS)
Profª. Roberta Fontoura
EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
Evolução Aula de Biologia Tema: Evolução Paulo
Aula 2 – 2.1 – A continuidade da vida na Terra
Evolução Seleção Natural
Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Evolução dos Seres Vivos
Evolução:.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Profa. Daniela.
Evolução – teorias e evidência
Evolucionismo e fixismo
Evolução.
EVOLUÇÃO.
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
EVOLUÇÃO.
Evolução – teorias e evidências
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Evidências da evolução
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES.
BIOLOGIA: Professor: André Amorin. ECOLOGIA CONCEITOS BÁSICOS.
Aleksandro Rodrigues.
Evolução.
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
Evidências Evolutivas
EVOLUÇÃO Profa. Debora 2015.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Evolução.
Exercícios SAERJ 1º ANO.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
EVOLUÇÃO: TEORIAS E SUAS EVIDÊNCIAS
Prof. Thiago Moraes Lima
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Transcrição da apresentação:

EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS

EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS (Provas de Evolução Biológica) FÓSSEIS (Evidência Paleontológica) Inseto fóssil da Bacia do Araripe com cerca de 100 milhões de anos

O fóssil do Arqueoptérix, ave mais primitiva de que se tem conhecimento .

EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS (Provas de Evolução Biológica) BIOQUÍMICA COMPARADA(Evidência Molecular) -Toda a matéria viva apresenta 97% de átomos de C, N, H e O. - As moléculas presentes em certas espécies pouco ou nada diferem, como o citocromo c. Diferença entre espécies quanto ao número de aminoácidos do citocromo c

Árvore Filogenética do citocromo c

Evidência Anatômica ÓRGÃOS HOMÓLOGOS Ex.Braço Homem, Nadadeira da Baleia, Asa de Morcego e Pata de Cavalo. IRRADIAÇÃO OU DIVERGÊNCIA ADAPTATIVA

Evidência Anatômica ÓRGÃOS ANÁLOGOS Ex. Nadadeiras de baleia/golfinho, tubarão e ictiossauro(fóssil). CONVERGÊNCIA EVOLUTIVA

EMBRIOLOGIA COMPARADA (Evidência Embriológica) Esse estudo comparado de vertebrados mostra a semelhança de desenvolvimento do embrião, também observado no desenvolvimento embrionário dos metazoários. Quanto mais diferentes são os organismos, menor é o período embrionário comum entre eles.

EMBRIOLOGIA COMPARADA (Evidência Embriológica) A Ontogenia Recapitula a Filogenia A ontogênese, ou o desenvolvimento do indivíduo orgânico, a série de mudanças de forma que cada indivíduo passa durante todo o período de sua existência individual, é imediatamente condicionada pela filogênese, ou desenvolvimento da linhagem orgânica (phylon) a qual ele pertence .

História da Teoria da Evolução 1809: J. B. Lamarck LAMARCKISMO Lei do uso e do desuso Cada qual com suas aptidões, a natureza força os seres a se adaptarem. Lei dos caracteres adquiridos. Os serem são capazes de “transmitir” seus caracteres adquiridos ao longo da vida.

História da Teoria da Evolução 1859: Charles Darwin Darwinismo Variabilidade : seres vivos apresentam caracteres herdados das gerações anteriores, tornando-os diferentes na capacidade adaptativa. Os seres estão a mercê da natureza (comida, clima, ...) e é pela lei da Seleção Natural que apenas os mais adaptados sobreviverão deixando novos descen-dentes , impulsionando a evolução.

DARWINISMO

O papel do ambiente Segundo Lamarck o ambiente é ativo, atua como um fator de modificação das espécies. Obs. Não há evidências conclusivas de que o ambiente é agente de modificações hereditárias. Segundo Darwin o ambiente é passivo, seleciona as variações mais aptas pré-existentes. Obs. Darwin não conhecia os mecanismos de transmissão hereditária. Isso só foi elucidado com o advento da genética.

Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução Darwinismo + advento da genética no século XX 1865: Gregor Mendel Formalizou a “herança de características”, precursora da Genética 1901: Hugo De Vries Formalizou o processo de geração de diversidade: Teoria da Mutação 1906: W. Bateson Criou o termo Genética 1909: W. L. Johannsen -Criou o termo gene e em seguida propõe a denominação genótipo e fenótipo em seu estudo.

Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução -Mutações e recombinações genéticas causam as variações sobre as quais age a seleção natural. -Fontes de variabilidade: mutações e recombinação cromossômica na meiose. Mutações Seleção Natural Seres Vivos Variabilidade Adaptação Theodosius Dobzhansky