Jornada de divulgação UL 23 | Abril |2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
José Fernandes Maio Um pilar na construção da Sociedade do Conhecimento.
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O Real, o virtual e o digital
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
O que é o EIB?.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Acessos Ponto da situação em Janeiro 2008 – 31 Dezembro 2008.
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Portal b-on- arquitecturas alternativas pesquisa.
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
LNEG 2.0 Mais Inovação e Competitividade Inovação Organizacional e Alinhamento Estratégico Teresa Ponce Leão Presidente do Conselho Diretivo do LNEG, I.P.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
O Computador e o Sistema de Informação Nome: Marco P. A. Silva Turma: S-13 (Sistemas) Processo nº Data: Para Formador: Luís Balão - Disciplina: Sistemas.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Gestão do conhecimento SUMA Entreprises uma.com UFCD Sistemas de informação da empresa Luis Morales Trabalho elaborado por: Holandina1.
Conferência Parlamentar Sobre Ciência Assembleia da República 3 de Março 2009 IICT Saber Tropical
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
Jornada de divulgação Serviços 23 Abril de Jhonny Oliveira Alojamento de campus
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
“Gestão do Conhecimento” “Suma entreprises” Técnicas de Digitação 1Trabalho elaborado por: Teresa.
Gestão do Conhecimento SUMA Entreprises 1Pedro Adriano Sistemas de Informação da Empresa.
Gestão do Conhecimento SUMA Entreprises secretariado e trabalho administrativo Trabalho elaborado por: Fátima 1.
Ana Cosmelli Ana Cosmelli | Universidade de Lisboa - SIBUL RECURSOS E SERVIÇOS ELECTRÓNICOS DAS BIBLIOTECAS DA.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Escola Secundária de Monserrate
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Jornada de divulgação UL 23 | Abril |2008

ACESSO À INFORMA Ç ÃO CIENT Í FICA E ACAD É MICA Maria Leal Ramos Vieira Maria Leal Ramos Vieira Universidade de Lisboa

3 Enquadramento conjuntural da actividade das unidades documentais da UL

Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Enquadramento conjuntural 4 A ponderação dos seguintes factores conjunturais da actividade: Mudança no mundo da informação com destaque para a convivência de recursos documentais em formato impresso e digital; Mudança no mundo da edição com destaque para a concorrência entre uma oferta comercial e uma oferta livre (nomeadamente no que respeita à informação científica e técnica); Mudança no universo de utilizadores com destaque para uma maior exigência de mais e melhor informação, sem fronteiras e rapidamente disponível, bem como, sobretudo os jovens alunos, melhor equipados de competências de informação no mundo digital;

Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Enquadramento conjuntural 5 E ainda, mais recentemente O advento de Bolonha com especial destaque para o ênfase no intercâmbio e na avaliação

Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Enquadramento conjuntural 6 Aliado.. À crónica sub-orçamentação das unidades documentais; Às limitações de contratação de pessoal habilitado ao desempenho de funções mais exigentes impostas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação

Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Enquadramento conjuntural 7 Levaram a que a que a estratégia de actuação das bibliotecas da UL, se baseasse: Na aposta da conjugação dos recursos humanos e materiais disponíveis; Na aposta numa atitude pró-activa de acesso e disponibilização de recursos de informação; Na aposta de rentabilização da oferta de informação em livre acesso; Na aposta nas novas tecnologias como infra-estrutura de facilitação de acesso à informação.

Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Enquadramento conjuntural 8 E se concretizasse… No investimento em infra-estruturas electrónicas, nomeadamente na aquisição de: Software ALEPH : infra-estrutura de suporte à constituição do SIBUL, nomeadamente ao Catálogo Colectivo das Bibliotecas da Universidade de Lisboa); Software METALIB: infra-estrutura de suporte à constituição de um portal de acesso a um conjunto de recursos locais e remotos a partir de uma única interface; Software DIGITOOL : infra-estrutura de suporte ao armazenamento, gestão, preservação e divulgação de documentos digitais.

Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Enquadramento conjuntural 9 … Na constituição do SIBUL, Sistema Integrado das Bibliotecas da Universidade de Lisboa, um projecto cooperativo que congregou o objectivo de partilha de recursos com a sua disponibilização a um universo mundial; Na constituição do portal ULISSES, que contribui de forma activa para o acesso a recursos electrónicos, tendo congregado os recursos pela b-on com recursos subscritos pela UL e outros em livre acesso reunidos e organizados pela UL; UL Na implementação em curso do DIGIT.UL, que em breve disponibilizará o livre acesso, a nível internacional, a documentos digitais existentes na UL, com especial ênfase para a sua produção científica e a sua memória histórica ;

10 Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Datas mais relevantes Constituição do SIBUL 2001 Catálogo Colectivo disponível na Internet 2004 Adesão ao Consórcio B-on 2007 Portal de Recursos electrónicos da UL (ULisses) Enquadramento conjuntural

Jornada de divulgação “ ” UL 23 | Abril | 2008 Enquadramento conjuntural 11 Continuamos a trabalhar: Na formação dos utilizadores, nomeadamente através da oferta de formação em recursos disponibilizados pela UL; Na maior visibilidade do património documental da UL; Na consciencialização de que quanto maior for a partilha de recursos, maiores serão as probabilidades de oferta aos utilizadores, nomeadamente aquisições de bases de dados e outros recursos electrónicos que complementem a oferta actual…