A palavra mágica Carlos Drummond Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Num sítio muito distante havia um reino que era habitado apenas por letras. Mas elas andavam sempre zangadas umas com as outras e nunca se reuniam, nem.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Alfabetização sem cartilha
Tente ler sem chorar!!!.
Esta é a história de Mikao Usui, o criador do Reiki
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
“E PARA OS JUDEUS HOUVE LUZ, E ALEGRIA, E GOZO, E HONRA... ESTER 8:16
Com o tempo....
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo é aos pés de uma pessoa mais velha.
Mude....
Deixe o slide rolar sozinho
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
NADA ACONTECE POR ACASO!
A ESCOLA DE PINTURA A Gueda's Produtions apresentam... Formatado por:
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O Portal Dourado.
Aprendi....
A TRANQÜILIDADE DAS OVELHAS – Rubem Alves
Era um fim de tarde de sábado.
SEJA MAIS CARINHOSO DO QUE O NECESSÁRIO, POIS TODOS QUE VOCÊ
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
É uma Viagem ... É para Ver Ouvir e Ler ! Solo observe y escuche.
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O Quebra-Cabeças e a Vida.
APRENDIZ DA VIDA!.
No mês de Setembro comemoramos o
a primeira árvore disse:
O QUE É A VIDA.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
HUMILDADE X ORGULHO.
Autoria do Texto: Desconhecida
Escola Estadual Silva Dourado
As coisas que aprendi....
Meu Nome é Felicidade  Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser Feliz. Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas.
FALAR EM PÚBLICO.
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Olá meu amigo. “O futuro pertence àqueles que creem na beleza dos seus sonhos.”
Quando a memória falha…
Receita para o eu Letícia Thompson.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Pegue as rédeas da sua vida!
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
A VIDA É ARTE DO ENCONTRO
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
Aprendi Clique.
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
A u t o m a t i c a m e n t e Porque uso óculos escuros?
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
Era um fim de tarde de sábado.
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
Era uma vez… Assim começa quem conta um conto de fadas
Formadoras: Nádya Reis de Oliveira Leomaura Miranda de Andrade Soares
A última pedra Por Roberto Shinyashiki Gosto de uma música que Frank Sinatra costumava cantar, My way. O curioso é que só fui prestar atenção na letra.
Neta.Slides apresenta.
O Ex-mendigo Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e colocava ao lado uma placa com os dizeres: "Vejam como.
APRENDIZ DA VIDA!.
SEJA MAIS CARINHOSO DO QUE O NECESSÁRIO, POIS TODOS QUE VOCÊ CONHECE ESTÃO DE ALGUMA FORMA ENFRENTANDO UMA BATALHA! UMA LÍNGUA AFIADA PODE CORTAR A PRÓPRIA.
Transcrição da apresentação:

A palavra mágica Carlos Drummond Andrade Certa palavra dorme na sombra de um livro raro. Como desencantá-la? É a senha da vida a senha do mundo. Vou procurá-la. Vou procurá-la a vida inteira no mundo todo. Se tarda o encontro, se não a encontro, não desanimo, procuro sempre. Procuro sempre, e minha procura ficará sendo minha palavra.

CONTAR HISTÓRIAS:ARTE MILENAR A arte de narrar é uma das mais antigas atividades humanas. O contador de histórias era a memória viva de um povo, seu tradutor, seu inventor. Possui as chaves para guardar os acontecimentos, narrá-los com força para que se fizesse vivo na memória e corações daqueles que ouviam. Histórias são traduções de cultura e humanidade: são ao mesmo tempo temporais e atemporais, locais e globais; Histórias são balsâmicas: curam feridas da alma; Histórias são terapêuticas: nos permitem ir com leveza a lugares terríveis; Histórias são ideológicas: traduzem uma forma de ver e representar o mundo.

UMA HISTÓRIA MUITOS JEITOS DE NARRAR… O CONTADOR DE HISTÓRIAS : alguns contadores defendem uma contação centrada na palavra. A atenção é despertada apenas pelo talento de narrar; O CANTADOR DE HISTÓRIAS: alguns contadores usam histórias musicadas, muitas vezes misturando narrativas com musicas do folclore; A HISTÓRIA TEATRALIZADA: alguns contadores utilizam cenários, reálias, marionetes, fazem a contação como um espetáculo teatral.

- Aprenda a ouvir histórias, em primeiro lugar. QUERO CONTAR HISTÓRIAS… - Aprenda a ouvir histórias, em primeiro lugar. - Prepare-se estudando, pesquisando, ensaiando. - Procure conhecer melhor as crianças, como funciona sua imaginação. Não tenha a pretensão de ensinar, conduzir a interpretação da criança. Apenas conte uma história. Pesquise e monte seu repertório. Com o tempo suas histórias ficarão mais fáceis de contar. E ganharão vida, porque você estará acreditando nelas.

- Todos os recursos são válidos para chamar a atenção: cantar, dançar, usar sotaque, mas eles não podem ser mais importantes que a história. - É sempre bom usar objetos que estimulem a imaginação: um lenço enrolado num cabo de guardachuva pode ser uma linda rainha vestindo sua capa. Procure desenvolver sua sensibilidade. Se você acreditar que o lenço é a capa da rainha, a criança vai gostar mais do seu jeito de contar. Porém, procure sempre conhecer o universo das crianças para as quais você vai contar a história. O sucesso ou fracasso dos recursos que você vai usar depende disso. O lenço enrolado no cabo de guardachuva pode não significar nada para elas.

-Descubra a pontuação da história: os momentos de respirar, de se surpreender. Assim, a história ficará viva em você. E você se surpreenderá naquele momento, junto com quem está ouvindo, mesmo que tenha contado a mesma história mais de 100 vezes. Antes de começar a história, organize um espaço sem muitos objetos, elementos e movimentos que desviem a atenção de quem está ouvindo.

MAS E NA ESCOLA… Didatizar uma história é matá-la no coração de quem ouve; Atividades que explorem a expressão, outras possibilidades de interpretação: recriar a história e não apenas reproduzir. Formar novos autores/ narradores… Diferentes veículos = diferentes linguagens O prazer de ouvir, ler, narrar, escrever Como ler para o outro…