Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.

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Transcrição da apresentação:

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Você acha que é preciso pensar em uma interface do usuário? Qual é a diferença entre a interface do usuário e a do programador? Qual é a que deve ser projetada? Quando usar e não usar interfaces baseadas em linhas de comando? Quando usar e não usar menus? E de que tipos?

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Um bom design de interface é importante? Por quê? –Aumento de 25 a 40% na produtividade do usuário –Economia ao reprojetar as telas –O design afeta o dia-a-dia do usuário e da organização diretamente –Há um impacto direto no tempo com consequências graves Interface do usuário SEGUNDOS ADICIONAIS REQUERIDOS POR TELA ANOS ADICIONAIS REQUERIDOS PARA PROCESSAR 4.8 MILHÕES DE TELAS

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Êpa, mas eu quero saber em que importa para o desenvolvedor… –Hoje, o código fonte para a interface excede 50% –Um melhor desempenho do software e economia de $ Que diminui custos de treinamento e suporte Que aumenta a satisfação do empregado –Que produz mais E essas razões podem ser usados na venda do sistema! –Você já se perguntou sobre quantas telas são usadas a cada dia na sua organização e o quanto um design apropriado pode diminuir os custos de insatisfação com o uso ou a substituição de sistemas?

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Bom, e a interface do usuário? Por que você diz que é a parte mais importante de um sistema computacional? –Primeiro, porque é o próprio sistema para a maioria dos usuários –A interface do usuário tem sido uma exigência dele próprio –Ela engloba desde softwares com linhas de comando até as interfaces GUI para chegar hoje às interfaces Web –Algumas definições de interface do usuário: Parte de um computador e seu software que as pessoas podem ver, ouvir e tocar e com a qual podem conversar, entender e comandar (Galitz)

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Compreende os dispositivos de entrada e saída e o software que os serve; de uma maneira mais geral, a interface inclui tudo que modela a experiência dos usuários com os computadores, incluindo documentação, treinamento e suporte (Baecker em Mandel) As interfaces dos usuários no mundo real podem ser ambíguas e incluir forma ou função MenWomen

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO E o design da interface do usuário tem algo mais específico? –Pode ser entendido como um sub-campo da IHC –IHC é o estudo, planejamento e projeto de como as pessoas e os computadores trabalham de modo que as pessoas sejam satisfeitas da melhor maneira possível… –Projetistas de IHC devem considerar como as pessoas: Vêem e fazem movimentos Entendem Pensam Aceitam …

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Ah! O desenvolvimento das tecnologias de interface contribui para o design da interface do usuário, sejam elas de linha de comando ou voltadas para a Web É sempre bom evitar a discussão entre estilos tecnológicos de interface – o que vale é o projeto (design) da interface, não o estilo da interação Além disso, as habilidades do computador para lidar com a comunicação humana evoluíram inversamente em relação à facilidade de comunicação que as pessoas têm

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Linhas de comando As CUIs estão relacionadas ao hardware e ao SO Não há undo O DOS é um exemplo típico

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Desvantagens –Poucas instruções ou indicações na tela –Melhoramentos da interface não são visíveis –O usuário requer recursos on-line de memória –Requer conhecimento do sistema, de programas ou dos dados –Pouco feedback ou status da tarefa –Requer lembrar comandos e sintaxes –Difícil de aprender –Nomes de comando não são significativos –Interação difícil –Comandos e sintaxe normalmente não customizáveis

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Vantagens: –Poderosa –Flexível –Controlada pelo usuário –Uso mínimo de espaço na tela –Rápida e eficiente para usuários que têm algum conhecimento –Permite abreviações –Pode ser usada em conjunto com outras interfaces Outras interfaces devem ser projetadas primeiro!

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Menu Para projetar a experiência é similar, mas não o mesmo que um menu do dia-a-dia Definição: lista de opções na tela ou em uma janela para o usuário selecionar sua escolha Dois propósitos; –1) navegar através de rotas pré-definidas –2) selecionar itens de uma lista Menus full-screen –As funções ou tarefas estão disponíveis a todo tempo como uma lista de escolhas

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Barras de menu e paletas –Lista dinâmica de um conjunto de opções ou ações principais que direciona o usuário para outras opções apresentadas individualmente em menus drop-down –Podem ficar em cascata e correr grande de risco de ficarem muito extensos –As paletas, bem como as barras de ferramenta, são menus gráficos de ações do programa, ferramentas e opções que o usuário pode movimentar ou destacar pela tela –Menus pop-up, também conhecidos como menus de contexto, são aqueles que abrem opções de cima a baixo, dependendo do item selecionado

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Os menus são poderosos para traduzir a visão do desenvolvedor para algo que o usuário possa ver, entender e usar Podem ser projetados em 2 níveis

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO São mais utilizados para reconhecimento do que memorização –Em relação à memória: a) pode fazer com que o usuário se perca na hierarquia b) grupos lógicos devem ser utilizados nos menus mais do que qualquer outro critério Contudo, se uma informação é necessária, ela deve estar presente onde for necessária A terminologia e a falta de consistência são comuns –Exemplo: Quando usar Exit, Quit, Escape, Close etc ?