Comunicação e Coordenação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface
Como você vê os mecanismos de comunicação e colaboração utilizados no dia-a-dia pelas pessoas? Qual é a importância da conversação? Como dar suporte adequado à comunicação e à colaboração entre as pessoas na interface?
COMUNICAÇÃO A conversa é uma atividade que não exige muito e é praticada pelas pessoas através de regras que não se tem muita consciência
A conversação e a fala também são a base para outros tipos de comunicação Regras de conversação 1) o falante em ação escolhe o próximo através de uma opinião, pergunta ou pedido 2) uma outra pessoa começa a falar 3) o falante em ação continua a falar Como são identificadas falhas na conversação por telefone, e-mail ou chat?
As regras da conversação são mecanismos pelos quais as pessoas se comunicam, mas há outros O turno Aquilo que um falante faz ou diz quando tem a palavra Identificação de pistas específicas (marcadores) Sequência Pares adjacentes Pergunta-resposta, ordem-execução, convite-aceitação/recusa, cumprimento-cumprimento, xingamento-defesa/revide, desculpas-perdão Coerência e organização tópica
Tipos de conversação Há vários tipos: discussão, argumentação, debate, bate-papo, sermão Divisão comum: Formal Atribui-se certos papéis a determinadas pessoas e prescreve-se os tipos de turno Informal Aquelas nas quais as pessoas se socializam e podem ocorrer nos mais diferentes locais Servem para a coordenação de trabalho em grupo, transmissão de conhecimento, estabelecer relações de confiança e formar equipes
SUPORTE À COMUNICAÇÃO NA INTERFACE Um grande desafio é considerar como diferentes tipos de comunicação podem ser facilitados e apoiados em ambientes onde há obstáculos e a conversação ocorrer naturalmente Pergunta crucial: É melhor desenvolver interfaces que permitam às pessoas falar a distância como se estivessem frente a frente ou desenvolver novas interfaces que dêem suporte a novas formas de conversação? As pessoas sempre adaptam suas conversas devido a restrições tecnológicas Mas as tecnologias também estendem as formas como as pessoas socializam-se seja em um SMS, no bate-papo etc
Pode-se considerar os diversos tipos de comunicação mediados pelo computador (CMC) para saber quando utilizá-los dadas as suas vantagens e limitações Comunicação síncrona Videofone, videoconferência, SMS, salas de bate-papo Comunicação assíncrona E-mails, listas de discussão, conferências CMC combinada com outra atividade – para a realização de tarefas diferentes em suportes diferentes Salas de aula em rede, ferramentas de autoria
Vantagens da comunicação síncrona Não ter que encarar as pessoas fisicamente Permitir atualização sobre o que está ocorrendo independentemente de onde esteja Texto, imagens e mensagens instantâneos Limitações da comunicação síncrona Falta de largura de banda É difícil a comunicação com o olhar O fato de poder se esconder em um personagem
Vantagens da comunicação assíncrona Ubiquidade Flexibilidade no tempo Envio a várias pessoas Não ter que interagir para determinadas situações Limitações da comunicação assíncrona Irritações Sobrecarga Falsas expectativas
Vantagens da CMC combinada com outras atividades Multitarefa e conversação Velocidade e eficiência Maior consciência (awareness) Limitações da CMC combinada com outra atividade WYSIWIS (what you see is what i see) Controle de bloqueio (floor)
Quando um grupo atua em conjunto para um objetivo Mecanismos COORDENAÇÃO Quando um grupo atua em conjunto para um objetivo Mecanismos Verbal e não-verbal Comandos e orientações semelhantes ao da conversação Estruturas explícitas podem ser utilizadas Quanto da comunicação é não-verbal na TV, em uma videoconferência ou em um chat? Há compensações específicas dependendo do tipo de mecanismo utilizado
Agendas, regras, convenções Esquemas que as pessoas seguem para coordenar pessoas e recursos Programas podem ter o detalhamento de funcionamento Regras e convenções podem ser formais ou informais Regras formais: relatórios, chamadas e participações obrigatórias Convenções: manutenção do silêncio e recolhimento do material após uma atividade Representações externas Geralmente utilizadas para coordenar pessoas – quem está fazendo o quê, quando, onde e quando uma tarefa deve ser concluída Lembretes de e-mail, gráficos, quadros, formulários etc Quando as pessoas precisam reestruturar o trabalho e anotar o que foi compartilhado temos um mecanismo considerado tangível
SUPORTE À COORDENAÇÃO NA INTERFACE Uma das formas de suporte à coordenação são as convenções... Ex.: formas de organização ou nomeação de arquivos mas as pessoas podem não seguir convenções Pelo fato acharem que é um trabalho extra e que atrapalha Pelo fato de acharem desnecessário e “esquecerem” Projetar mecanismos de interface para as pessoas implica saber o quanto eles são socialmente aceitáveis Obter equilíbrio entre a coordenação humana e a do sistema Ex.: projetar mecanismos de “pedir a palavra” para a comunicação ou uso de materiais
TAREFA Utilizar um ambiente virtual com outras pessoas e analisar o que poderia ser reconstruído de acordo com o seguinte: Verificar se o ambiente dá suporte adequado para a conversação Verificar se o uso síncrono e assíncrono é adequado Verificar se o ambiente dá mecanismos adequados de coordenação