Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.

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Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Como você vê os mecanismos de comunicação e colaboração utilizados no dia-a-dia pelas pessoas? Qual é a importância da conversação? Como dar suporte adequado à comunicação e à colaboração entre as pessoas na interface?

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO COMUNICAÇÃO A conversa é uma atividade que não exige muito e é praticada pelas pessoas através de regras que não se tem muita consciência

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Regras de conversação –1) o falante em ação escolhe o próximo através de uma opinião, pergunta ou pedido –2) uma outra pessoa começa a falar –3) o falante em ação continua a falar Como são identificadas falhas na conversação por telefone, ou chat? As conversas também incluem o uso de pistas específicas e o desenvolvimento de pares adjacentes

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Os ambientes físicos são geralmente projetados para que as pessoas fiquem próximas –Para que coordenem melhor trabalhos em grupo –Transmitam conhecimento –Estableçam relações de confiança e –Formem equipes Os ambientes virtuais também precisam dar suporte a alguma proximidade

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO SUPORTE À COMUNICAÇÃO NA INTERFACE Um grande desafio é considerar como diferentes tipos de comunicação podem ser facilitados e apoiados em ambientes onde há obstáculos e a conversação ocorrer naturalmente Pergunta crucial: –É melhor desenvolver interfaces que permitam às pessoas falar a distância como se estivessem frente a frente ou desenvolver novas interfaces que dêem suporte a novas formas de conversação? As pessoas sempre adaptam suas conversas devido a restrções tecnológicas –Mas as tecnologias também estendem as formas como as pessoas socializam-se seja em um SMS, no bate-papo etc

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Pode-se considerar os diversos tipos de comunicação mediados pelo computador (CMC) para saber quando utilizá-los dadas as suas vantagens e limitações –Comunicação síncrona Videofone, videoconferência, SMS, salas de bate-papo –Comunicação assíncrona s, listas de discussão, conferências –CMC combinada com outra atividade – para a realização de tarefas diferentes em suportes diferentes Salas de aula em rede, ferramentas de autoria

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Vantagens da comunicação síncrona –Não ter que encarar as pessoas fisicamente –Permitir atualização independentemente de onde esteja –Texto, imagens e mensagens instantâneos Limitações da comunicação síncrona –Falta de largura de banda –É difícil a comunicação com o olhar –O fato de poder se esconder em um personagem

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Vantagens da comunicação assíncrona –Flexibilidade no tempo –Envio a várias pessoas –Não ter que interagir para determinadas situações Limitações da comunicação assíncrona –Irritações –Sobrecarga –Falsas expectativas

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Vantagens da CMC combinada com outras atividades –Multitarefa e conversação –Velocidade e eficiência –Maior consciência Limitações da CMC combinada com outra atividade –WYSIWIS –Controle de bloqueio

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO COORDENAÇÃO Quando um grupo atua em conjunto para um objetivo Mecanismos –Verbal e não-verbal –Agendas, regras, convenções –Representações externas

Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO SUPORTE À COMUNICAÇÃO NA INTERFACE Verificar o qunato são socialmente aceitáveis –pedir a palavra –Verificar uso de mecanismos virtuais e físicos