Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos Cor no design Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Você aplica algum princípio ou usa algum termo técnico relacionado a cores nos seus trabalhos? Como você escolhe as cores? Há alguma boa cor para um site?
COR A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia, pela arte, pela física, até chegar muito tempo depois ao design e à Internet
SENSAÇÃO DAS CORES Em linguagem corrente, cor tanto designa sensação cromática, como o estímulo que a provoca A rigor o estímulo é a matiz e a sensação a cor Para um estudo aprofundado de cores, seria necessário entender toda a teoria das cores, mas isso nos ajudaria a entender a Web? Qualquer estudo de cor, por mais que oriente e considere os efeitos psicológicos das cores, admite que as sensações de cor podem ser as mais diversas
No entanto, há ainda divisões como Cores quentes: vermelho, amarelo e laranja Para sensações de agitação e euforia Cores frias: azul-turquesa e violeta Para sensações calmas Cores acromáticas: branco, cinza e preto Podem dar sensações quentes ou frias Cores marginais: verde e magenta A sensação que provoca varia de acordo com o que estiver ao redor
TIPOS DE CORES As cores podem surgir em síntese subtrativa ou aditiva
Os efeitos luminosos das cores têm três grupos distintos: Cores-luz (vermelho, verde e azul) Cores-pigmento opacas (vermelho, amarelo e azul) Cores-pigmento transparentes (magenta, amarelo e ciano)
CLASSIFICAÇÃO DAS CORES 1) Cor primária ou geratriz Cada uma das cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro solar 2) Cor secundária É aquela formada pela combinação de duas cores primárias 3) Cor complementar É a designação dada à cor secundária que em justaposição com uma cor primária, complementa o espectro solar
Há ainda outras denominações e classificações importantes / curiosas: Matiz Valor ou brilho Croma Cor viva Amarelo-canário Azul-piscina Verde-bandeira …
ALGUNS TERMOS TÉCNICOS Valor ou brilho Na legibilidade geral de qualquer imagem, página ou composição DICAS: não posicionar informações importantes em áreas escuras, ver diferentes plataformas, testar o monitor com escala de cinza
Brilho e contraste Contrastes baixos podem ser difíceis de ler O segundo plano precisa contrastar com o valor do texto O texto com um segundo plano de granulação de contraste alto pode ser difícil de ler DICAS: Escolher valor similar para as cores dentro do quadro de imagem (contraste claro / escuro) Torne o texto mais largo para que o sólido seja lido em contraste com o granulado Em vez de usar HTML, lembre-se de fazer seu texto uma imagem
Saturação Medida da intensidade da cor A saturação total é preto ou branco Quanto menos saturada a cor no computador mais próximo do cinza se torna DICAS: Utilizar saturação como dispositivo de “interesse”ou para chamar atenção para um texto, botão ou elemento Separar itens na tela por saturação contrastante
1.5 Mb 2560 x 1920 ornate grand gateway 1.5 Mb 2560 x 1920 ornate grand gateway 1.1 Mb 1920 x 2560 traditional doorway Textura e granulação Se a textura tiver muito contraste e granulações evidentes, o texto em tamanhos normais tende a se perder
Relativização de cores Que cor você vê abaixo? Que cor você vê no centro?
Observações em relação à cor Web X Impressa O padrão CMYK, diferentemente do RGB, trabalha com peças “de processo de quatro cores” translúcidas CMYK é refletiva (luz do sol e reflexão do objeto) Spot color (“tinta na lata”) não está impressa nem na Web RGB é a junção de milhares de combinações de luzes As intensidades, matiz e brilho em RGB possuem valores de 0 a 255 HTML traduz sua cor para hexadecimal Uma cor indexada é uma paleta de cores limitadas de cores RGB Monitores dependem da configuração e browsers podem utilizar “cores seguras”
Tarefa Analise um trabalho de um colega seu, algo que você fez ou um site na Internet quanto a todos os termos técnicos relacionados à cor no design (sensações provocadas, brilho, contraste, saturação etc).